Doce de leite

Conheça a origem do doce de leite 

Um dos principais produtos da Havanna, o doce de leite é uma iguaria aclamada em diversas partes do mundo. Mas você conhece a história dele? 

Vários países se consideram criadores do doce de leite e têm a guloseima como símbolo nacional. No Brasil, por exemplo, o doce possui forte tradição em Minas Gerais. 

Veja no texto a seguir a origem dessa iguaria presente em diversas gastronomias pelo mundo. 

História do doce de leite 

A história do doce de leite remonta há séculos atrás. Para muitos historiadores, a sua origem está ligada à domesticação de gado e à produção de leite. A partir do momento que o ser humano passou a criar animais para obtenção do leite, passou a utilizar o produto de diversas formas.

Na Idade Média, o doce de leite se espalhou pela Europa e ganhou popularidade em países como Espanha, Portugal e França. Povos do Oriente Médio e do Mediterrâneo também já produziram o doce utilizando técnicas rudimentares. 

Disputa entre países 

O título de país criador do doce de leite é controverso, com várias nações reivindicando a origem. 

Na Europa, a França é uma das que reivindica a criação. Reza a lenda que um cozinheiro de Napoleão Bonaparte inventou a receita. Já a Índia diz que possui registros do doce de leite até mesmo no período antes de Cristo. 

Na Argentina, o “dulce de leche” é considerado um símbolo da cultura nacional. Acredita-se que ele tenha surgido no século XIX. 

Há um relato popular de que o doce teria sido inventado pela criada do governador Juan Manuel de Rosas, que esqueceu o leite com açúcar no fogo, resultando no doce de leite. 

No entanto, há também a hipótese de que o doce de leite já era produzido na região antes da chegada dos espanhóis, por influência dos povos indígenas locais.

No Uruguai, o “dulce de leche” também é considerado uma iguaria tradicional. Os uruguaios afirmam que ele foi trazido ao país por imigrantes espanhóis e que sua produção se consolidou na região no século XIX.

Doce de leite de Havanna é o melhor do mundo 

Em fevereiro de 2024, o Jornal Estadão reuniu um time de especialistas em gastronomia para eleger o melhor doce de leite do mundo com 10 marcas populares. 

A avaliação levou em consideração a textura e o equilíbrio do açúcar como critérios. O doce de leite da Havanna foi apontado como, disparado, o melhor da lista. Os jurados consideraram a textura firme, saborosa e caramelizada, além de ser considerado o ideal para parte dos recheios. 

A Havanna comercializa o doce de leite no formato de potes de 170 g, 420 g e 700 g.O produto possui alta cremosidade, um aroma perfumado de baunilha e um sabor irresistível.

Os ingredientes são leite em pó integral reconstituído, açúcar, xarope de glucose, conservador sorbato de potássio, aromatizante sintético idêntico ao natural de baunilha.

Há também opções zero açúcar. Além disso, a Havanna conta com as “Barritas Dulce de Leche”, que são barrinhas cobertas de açúcar, crocantes por fora e cremosas por dentro. 

Doce de leite
Doce de leite e alfajores da Havanna

Venha lucrar com o doce de leite da Havanna! 

Agora que você conhece a reputação e o potencial de retorno do doce de leite, que tal investir em uma operação de alto retorno financeiro? 

Com produtos irresistíveis e um modelo de negócio eficiente, a Havanna oferece o caminho para você alcançar o sucesso e um crescimento econômico consistente no mercado de cafeterias. 

A Havanna tem mais de 80 anos de tradição e está presente em 12 países: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela. São mais de 2.500 pontos de vendas. 

Os interessados em se tornarem franqueados podem investir em dois modelos diferentes: a cafeteria tradicional e a To Go. No primeiro, a loja conta com uma área de 40 m² + área de mesas. O investimento inicial é de R$ 350 mil, com tempo de retorno de 24 a 36 meses e lucratividade de 12 a 15%. 

Já no modelo To Go, a loja tem um espaço de 30 m² + área de mesas. O investimento inicial é de R$ 300 mil, com tempo de retorno estimado entre 18 e 24 meses. O potencial de lucratividade também é de 12 a 15%. 

Os locais para abertura são shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas. 

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