Ocupando o posto de bebida mais consumida do mundo depois da água, o café possui espaço cativo na rotina de muitas pessoas pelo globo.
Muito além de protagonista em horários de refeição como o “café da manhã” e o “café da tarde”, para muitos, ele não pode faltar ao longo do dia.
Além de um simples hábito, o consumo diário de café, para algumas pessoas, é uma necessidade, devido aos seus efeitos estimulantes, já que a cafeína, principal componente da bebida, atua como um aliado na melhora da concentração e no aumento da disposição.
Mas não é apenas para manter a mente desperta e a concentração que essa bebida serve; confira a seguir todos os benefícios do consumo diário de uma das bebidas mais amadas do mundo.
Do que essa bebida é feita?
O café é feito a partir das sementes do fruto do cafeeiro, conhecidas como grão cereja ou cereja de café.
Após a colheita, os frutos passam por um processo de secagem para que suas sementes sejam extraídas. Em seguida, essas sementes são então torradas em diferentes níveis, o que influencia diretamente o sabor e aroma da bebida final.
Tipos de grãos de café e suas características
Apesar dos diferentes tipos de grãos de café, dois deles são os mais comuns entre os consumidores, conhecidos como arábica e robusta.
O café arábica é conhecido por seu sabor suave e notas aromáticas mais complexas, cerca de 70% da produção mundial dos grãos do cafeeiro são dessa variedade.
Enquanto o café robusta tem um sabor mais forte, possui mais cafeína e é ideal para quem prefere uma bebida mais intensa ou precisa afastar o cansaço.
Na Havanna, o café é parte essencial da experiência gastronômica oferecida aos clientes; por isso, todos os grãos manipulados nas lojas, são selecionados e cuidadosamente torrados para garantir uma bebida de alta qualidade.
E, para adicionar um toque ainda mais especial a uma das bebidas mais populares do mundo, os cafés são harmonizados com o icônico doce de leite argentino, marca registrada das lojas da franquia, em preparações como o cappuccino de doce de leite e o dulce de leche quente Havanna, que acompanha um expresso para contrastar com o sabor adocicado da bebida e cria uma fusão única entre o Brasil, o maior produtor de café do mundo, e a Argentina, famosa por sua receita única de doce de leite.
O café pode ser consumido todos os dias?
Sim! O café pode ser consumido diariamente de forma segura e benéfica para a saúde e, em quantidades moderadas, a bebida pode melhorar o desempenho físico e mental.
De acordo com a European Food Safety Authority (EFSA), o consumo de até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a cerca de quatro xícaras de café, é considerado ideal para adultos saudáveis e está associado a benefícios como aumento da concentração, redução da fadiga e melhora da capacidade cognitiva.
Além disso, um estudo publicado na Harvard T.H. Chan School of Public Health aponta que o consumo moderado de café pode reduzir o risco de doenças crônicas, como Diabetes Tipo 2 e doenças cardíacas.
O café também tem o poder de aliviar o estresse e melhorar a memória, ao estimular a liberação de neurotransmissores como dopamina e serotonina, que promovem bem-estar e regulam o humor.
Café: muito apreciado e lucrativo
Com o aumento contínuo no número de consumidores de café, investir em uma cafeteria consolidada no mercado é, além de uma decisão financeiramente estratégica, uma oportunidade de se destacar em um nicho competitivo.
O café, que já faz parte da rotina diária de milhões de pessoas, oferece uma base sólida para atrair e fidelizar clientes, especialmente quando associado a produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas.
Além de sua popularidade crescente, a diversidade de opções e o impacto positivo no bem-estar dos consumidores tornam esse segmento altamente promissor para empreendedores.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o consumo interno continua em alta, com cerca de 21 milhões de sacas consumidas anualmente.
Esse cenário, aliado à paixão nacional pela bebida, torna o setor altamente promissor, principalmente quando o café é oferecido por especialistas e em sua qualidade premium.
Afinal, a Havanna, além de entregar uma experiência sensorial única ao consumidor, oferece blends especiais, combinando diferentes grãos e criando sabores únicos.
Curiosidades sobre o café
A altitude em que os grãos do café foi cultivado, influencia nas características da bebida!
Grãos cultivados em altitudes mais elevadas, como as regiões montanhosas da Colômbia e do Brasil, tendem a ter um sabor mais refinado e complexo, com notas frutadas e menos amargor.
Esse é um dos motivos pelos quais o café arábica é tão valorizado, uma vez que suas plantações geralmente ocorrem em áreas muito acima do nível do mar, garantindo mais sabor e uma bebida mais equilibrada.
Afinal, por conter menos cafeína, o café preparado a partir de grãos cultivados em regiões montanhosas, pode ser consumido em maior quantidade do que outras variedades mais concentradas.
Além disso, um estudo publicado na revista acadêmica Annals of Internal Medicine sugeriu que tomar cerca de três xícaras de café por dia reduz o risco de problemas como doenças cardíacas.
Esses efeitos positivos podem estar relacionados ao alto teor de antioxidantes que a bebida possui e à melhoria de parâmetros metabólicos que ela pode ocasionar.
Faça parte de uma das redes que mais cresce!
Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.
Se somadas, as unidades brasileiras com as de outros países, como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, o número chega a 2.500 pontos de venda.
Presente em diferentes pontos comerciais, como: shoppings, aeroportos, perfumarias e galerias, a marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e a Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.
Ficou interessado? Saiba mais aqui.