Dois queridinhos entre os brasileiros, o alfajor e o pão de mel são doces com aparência semelhante – redondos, recheados e cobertos com chocolate -, mas com ingredientes e características bem diferentes.
Compreender as diferenças entre as duas sobremesas é fundamental para quem trabalha com elas, como os franqueados Havanna. Assim, é possível valorizar o portfólio da marca, evitar comparações simplistas e encantar o cliente com uma venda consultiva, bem-informada e estratégica.
Para você entender mais sobre o alfajor e o pão de mel, o blog de franquias da Havanna preparou um texto completo com as diferenças entre as sobremesas. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o alfajor?
Carro-chefe da Havanna, o alfajor é um doce tradicional da Argentina, feito com duas ou mais camadas de biscoito macio, recheado com doce de leite e coberto por chocolate ou outra cobertura.
Na Havanna, a sobremesa é reconhecida pela sua receita exclusiva, que combina ingredientes premium com o autêntico dulce de leche argentino.
Ainda, a marca trata esse doce com excelência e inovação constante. Não à toa, versões veganas, com cacau 70%, edições limitadas e embalagens especiais reforçam o seu caráter premium e colecionável.
Os tradicionais alfajores Havanna são produzidos com uma massa de farinha, açúcar, ovos e essências de limão e de amêndoas, recheado de doce de leite com cobertura de chocolate ao leite ou branco. Eles estão disponíveis em 4 sabores diferentes e são totalmente artesanais.
Características do alfajor Havanna:
- Produzido com massa leve;
- Recheio generoso de doce de leite;
- 4 sabores diferentes;
- Apresentação refinada, ideal para presente.
Saiba mais sobre a história do alfajor Havanna acessando aqui.
O que é o Pão de Mel?
O pão de mel é uma receita muito popular no Brasil, feito com massa de especiarias como cravo, canela e mel, recheado com doce de leite, brigadeiro ou ganache (entre outros recheios), e coberto com chocolate.
Apesar de parecido visualmente com o alfajor, o pão de mel conta com um sabor aromático e bastante diferenciado, além de uma textura mais densa e úmida. Ele é um doce mais denso, com pegada caseira, frequentemente associado a festas ou lembranças familiares.
Como valorizar o alfajor na sua franquia Havanna?
Agora que você conhece as diferenças entre alfajor e pão de mel, é hora de saber como usar a tradicional sobremesa argentina estrategicamente no seu negócio. Isso porque ambos são doces de grande apelo, mas podem atingir públicos e momentos diferentes, especialmente o alfajor.
Alfajor: o protagonista da vitrine
- Destaque em displays premium e kits presenteáveis;
- Ideal para campanhas sazonais (Dia dos Namorados, Natal, etc.);
- Valorize a origem argentina e a exclusividade Havanna.
O papel do franqueado é ir além da venda e oferecer uma experiência sensorial e afetiva, destacando os diferenciais do alfajor Havanna com argumentos sólidos. Para o dia a dia, é possível estar atento a alguns pontos-chave:
Evite comparações simplistas
Quando um cliente perguntar: “Mas alfajor não é tipo pão de mel?”, use a oportunidade para explicar as diferenças, indicando que eles até podem parecer visualmente parecidos, mas são bem diferentes. Afinal, o alfajor Havanna é feito com biscoito crocante e muito doce de leite, enquanto o pão de mel tem massa de bolo e especiarias.
Use degustações estratégicas
Uma possibilidade á apresentar o alfajor como uma descoberta gourmet. Ofereça pequenas degustações, explicando:
- A origem argentina e a tradição Havanna;
- As variações disponíveis: chocolate ao leite, amargo, vegano, etc.;
- A harmonização com café.
Crie histórias de venda
Transforme o alfajor em um presente com significado, explicando que o alfajor Havanna é um dos doces mais tradicionais da Argentina, perfeito para presentear alguém especial com sabor e elegância.
Mostre a inovação da marca
A Havanna investe constantemente em novidades que ampliam o público-alvo, como o alfajor vegano, que já é sucesso no Brasil e na Argentina.
Seja um franqueado Havanna e surpreenda seus clientes com o sabor do alfajor argentino!
Já imaginou empreender com uma marca reconhecida mundialmente e ainda oferecer aos seus clientes uma experiência de sabor e sofisticação por meio dos alfajores?
Ao se tornar um franqueado Havanna, é possível combinar a tradição argentina junto a um modelo de negócio sólido e em constante expansão.
Com a Havanna, o franqueado tem acesso à marca consolidada no mercado nacional e internacional, aos produtos exclusivos e de alta qualidade, ao suporte completo na gestão, operação e marketing, a um alto potencial de lucratividade e à fidelização de clientes.
Saiba mais como se tornar um franqueado Havanna aqui.