Faça chuva ou faça sol, é fato que o brasileiro aprecia um bom café. Mais do que um hábito que já está enraizado na cultura do país, o consumo da bebida tem impulsionado a economia com o surgimento de cafeterias.
Para se ter ideia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo de café cresceu 1,64% em 2023. Em média, o brasileiro consome 5,12 kg de café torrado e moído no ano.
Uma pesquisa da ABIC ainda revelou que 94% dos brasileiros consomem café. O público consumidor da bebida está entre os mais diversos, sendo apreciado por pessoas de todas as faixas etárias.
A Havanna é uma das principais redes quando o assunto é franquia de cafeterias e possui dois modelos disponíveis para os interessados em realizar um investimento: a cafeteria tradicional e a cafeteria “To Go”. Entenda as diferenças entre as duas neste texto.
Uma história saborosa
Antes de entender os modelos de franquia da Havanna é muito importante conhecer a história da marca, que se tornou popular por conta dos seus alfajores, que tem origem árabe, mas se tornou símbolo da gastronomia argentina.
Tudo começou em 1939, quando dois jovens amigos, Luis Sbaraglini e Benjamín Sisterna, começaram a produzir os alfajores Santa Monica em uma modesta fábrica de Buenos Aires, tendo como um de seus principais clientes uma bomboniere de Mar Del Plata.
A partir de uma relação comercial muito boa, nasceu uma grande amizade que fortaleceu a expansão da empresa.
Logo, a marca Havanna se tornou sinônimo de Alfajor e símbolo de prazer, já que naquela época os argentinos e turistas passavam as férias no balneário e compravam os doces para presentear amigos e familiares.
Os famosos alfajores da Havanna são produzidos desde 1947, mas a grande expansão de quiosques pela Argentina ocorreu na década de 80.
Em 1995, a empresa abriu o primeiro Havanna Café, um espaço aconchegante que parecia uma pequena biblioteca forrada de alfajores.
Hoje, a empresa conta com 2.500 pontos de venda em 12 países. No Brasil, a rede disponibiliza mais de 200 unidades em operação, sendo a maior parte em modelo de franquia.
A marca também trabalha com snacks; tabletes; panetones; empanadas e os deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite.
Cafeteria tradicional da Havanna
A cafeteria tradicional da Havanna conta com uma loja a partir de 40m² ou um quiosque a partir de 16m², ambas com espaço para mesas. O investimento inicial é a partir de R$ 350 mil e possui cobrança de 5% no faturamento bruto na taxa de royalties e 2% para fundo de propaganda.
A lucratividade estimada é 12% a 15% e o tempo previsto para retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Locais com alto fluxo de pessoas são ideais para abertura, como shoppings, galerias, aeroportos e faculdades.
A Havanna oferece para todos os franqueados:
- Projeto arquitetônico personalizado;
- Análise da viabilidade do ponto comercial;
- Suporte operacional;
- Apoio de marketing e trade marketing;
- Consultoria de campo;
- Software de gestão;
- Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF);
- Treinamento e capacitação.
Cafeteria To Go
Seguindo uma tendência dos serviços de delivery, a Havanna decidiu apostar também no modelo de cafeterias de rua, chamada de “To Go”.
Nesse sistema, o atendimento é rápido, no qual os clientes preferem retirar seus pedidos no balcão e consumir em outros espaços. Essa alternativa surgiu para alcançar clientes em áreas muito movimentadas na cidade ou shoppings pequenos com baixo fluxo de pessoas.
Nesses pontos, dificilmente a pessoa consome e tem como vantagem o fato de ocupar menos espaço e ter um investimento inicial menor.
A cafeteria To Go da Havanna conta com uma loja a partir de 30m² ou um quiosque a partir de 12m², ambas com área para mesas. O investimento inicial é de R$ 300 mil e os royalties correspondem a 4% do faturamento bruto, enquanto o fundo de propaganda é de 1%.
A lucratividade prevista é de 12% a 15% e o tempo estimado para retorno do investimento é de 18 a 24 meses. O franqueado também conta com todos os demais serviços de apoio oferecidos pela Havanna ao modelo de cafeteria tradicional.
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