A utilização do QR Code não é mais uma novidade para estabelecimentos comerciais. A ferramenta tem agilizado a jornada de compra do consumidor, já que pode ser lida pela maioria dos celulares.
Outra vantagem proporcionada pelo QR Code é a facilidade de compartilhar informações com os clientes, sem a necessidade de gastos com a impressão de papéis. Eles são comuns em estabelecimentos que lidam com alimentos, funcionando como cardápios digitais.
Segundo dados da plataforma QR Code Tiger, a geração de QR Codes para pagamentos cresceu 47% em um ano, sinalizando que a ferramenta já está consolidada no mercado.
Entenda, no texto a seguir, como essa ferramenta pode ser implantada e facilitar o dia a dia do franqueado.
Como funciona o QR Code
O termo QR significa “Quick Response”. Em tradução literal, QR Code significa código de resposta rápida. Ele é, basicamente, um código de barras 2D com alta capacidade de armazenamento de dados.
O QR Code consiste em uma figura quadrada com recortes em preto e branco e tem a função de abrigar links para páginas da web, servindo como um redirecionador. A maioria dos celulares no mercado possui o leitor desse tipo de código como um recurso nativo.
Ao apontar a câmera do celular, o aparelho fará a decodificação do arquivo e acionará um pop-up para abrir um site ou aplicativo. Por isso, o QR Code costuma ser utilizado para pagamentos (principalmente no Pix), formulários, perfis nas redes sociais, entre outros.
Vantagens de um QR Code de pagamento
Ao adotar um QR Code de pagamento na franquia, a loja pode reduzir custos, já que o Pix é gratuito para pessoas físicas e o seu uso nas empresas é mais barato quando comparado a outros métodos.
Essa ferramenta também ajuda a tornar o atendimento mais rápido, pois basta que o cliente abra o aplicativo do banco, escaneie o código e confirme. Tudo isso sem precisar contar com dinheiro físico ou digitar a senha do cartão.
Enquanto o pagamento feito por cartão de crédito pode levar alguns dias úteis para cair na conta da loja, o valor depositado via QR de pagamento é instantâneo, o que ajuda o franqueado a ter maior capital de giro.
O pagamento pelo celular evita que alguém deixe de comprar por não ter a carteira à mão e é mais agradável para os clientes, já que não é preciso procurar por cartões na carteira ou se lembrar de senhas.
Como gerar QR Code estático
A geração de um QR Code estático para pagamento por Pix pode ser feita diretamente a partir do aplicativo da instituição financeira utilizada para gerenciar a conta bancária da loja.
A metodologia pode variar de banco para banco, mas, em geral, o usuário precisa acessar a área de cobrança por Pix, selecionar a opção para receber o pagamento, indicar a chave que será utilizada e clicar na opção para geração do QR Code.
Para estabelecimentos que usarem essa opção, o ideal é imprimir o QR Code e plastificá-lo ou colá-lo em uma placa para deixá-lo à mostra.
Seja um franqueado Havanna!
Se você deseja investir em uma franquia rentável e em expansão, a Havanna é a opção certa para você.
Presente em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha, a Havanna é uma marca global com mais de 2.500 pontos de venda. São quatro modelos de franquias disponíveis: Quiosque, Loja, Espresso e Heladeria.
O investimento inicial varia de R$ 180 mil a R$ 400 mil, incluindo projeto arquitetônico, adequação do imóvel, mobiliário e equipamentos. O tempo de retorno estimado é de 15 a 36 meses, com potencial de lucratividade de 18% a 26%.
Acesse aqui e saiba mais sobre a franquia.