curiosidades

Descubra algumas curiosidades e fatos interessantes sobre uma das bebidas mais apreciadas do mundo!

O café, uma das bebidas mais consumidas no planeta, além de rico em sabor, também é rico em curiosidades históricas.

Afinal, não é apenas no mundo contemporâneo e nos escritórios que essa bebida brilha, ela tem sido protagonista há milênios.

Confira a seguir!

Qual a origem do café?

Apesar de hoje ser facilmente encontrado em todo o mundo, o café é nativo das terras altas da Etiópia, país localizado no nordeste do continente africano, na região de Kaffa.

Lá ele crescia naturalmente como parte da vegetação local e, acredita-se que sua descoberta tenha acontecido em meados do século IX, mas a data exata é incerta. 

O clima tropical e a altitude da região, com temperaturas médias entre 18 °C e 24 °C e altitudes variando de 800 a 2.000 metros acima do nível do mar, proporcionou condições ideais para o desenvolvimento do cafeeiro-arábica, planta que origina a bebida. 

Como ele foi descoberto?

A descoberta do café é envolta em lendas e mistério, mas segundo histórias orais passadas durantes gerações, em algum momento do século IX, um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais enérgicas após ingerirem frutos vermelhos de certos arbustos e, intrigado, o homem decidiu experimentá-los, sentindo em seguida mais energia e vivacidade.

Segundo a história contada, fascinado pela descoberta, Kaldi compartilhou os frutos com monges de um mosteiro próximo, que acabaram criando uma infusão com os frutos.

A bebida feita a partir do processo de deixar de molho dos frutos avermelhados em água fervente os ajudava a permanecer alerta durante longas horas de oração e estudo. 

E a partir desta descoberta casual, deu-se início à história do café, embora o processo de torrefação e preparo da bebida como fazemos atualmente só tenham sido desenvolvidos séculos depois.

Curiosidades sobre o café

1 – O café é uma fruta

O café não é um grão, mas uma fruta, conhecida como “cereja do café”, devido a sua coloração avermelhada, que possui uma casca externa, polpa e, no centro, sementes.

Os grãos de café que utilizamos para preparar a bebida são feitos a partir da torra das sementes dessa cereja.

2 – Somos o maior produtor de café do mundo

O Brasil continua sendo o maior produtor mundial de café! 

Para a safra 2024-2025, estima-se que o país possa produzir cerca de 54,78 milhões de sacas de 60 kg, o que corresponderia a aproximadamente 31% da produção global projetada.

3 – O café também pode ser um chá 

Além da tradicional bebida feita com os grãos torrados, é possível preparar um chá utilizando as folhas do cafeeiro

Que também é conhecido como chá de cáscara, uma infusão feita com as folhas ou cascas do fruto do café. 

Essa bebida contém menos cafeína que o café tradicional e é rica em antioxidantes, sendo uma alternativa interessante para os apreciadores de um bom cafezinho que querem sair do óbvio.

4 – Curiosidades históricas

O café já foi uma bebida proibida!

Ao longo da história, o café enfrentou diversas proibições em diferentes partes do mundo!

Em 1511, por exemplo, ele foi banido em Meca, na Arábia Saudita (um dos primeiros países a consumir e a popularizar a bebida) por supostamente estimular o pensamento radical. 

Já na Itália do século XVI, o café foi proibido pelos clérigos, que o consideravam uma bebida de hereges, até que o Papa Clemente VIII o provou e aprovou seu consumo.

5 – O café mais caro do mundo é coletado das fezes de um animal

Conhecido como Kopi Luwak ou Café Civeta, essa variedade é produzida a partir de grãos coletados nas fezes de um animal chamado civeta, nativo das florestas tropicais da Ásia e da África. 

A curiosidade em relação a essa variedade é que, os grãos do Café Civeta são tão caros, porque passam por um processo único de “refinamento”, que ocorre quando os pequenos mamíferos que dão nome à bebida consomem as cerejas do cafeeiro e suas enzimas digestivas alteram o sabor dos grãos a partir de um processo de fermentação. 

Após a coleta, os grãos são higienizados, tratados e torrados, resultando em um sabor descrito como uma mistura de chocolate e suco de uva, menos ácido e amargo que as variedades comuns.

6 – Curiosidades geográficas: existe um “cinturão do café” no planeta

O “Cinturão do Café” refere-se à região geográfica onde as condições climáticas são ideais para o cultivo do arbusto, que está localizada entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. 

Esta área inclui partes da América Latina, África, Ásia e Oceania, e são caracterizadas por temperaturas quentes, altitude elevada, precipitação abundante e solo rico. Condições que criam o ambiente perfeito para as plantas de café crescerem e produzirem grãos de alta qualidade.

7 – Existe um selo que indica a qualidade do café 

Esta curiosidade pode te ajudar a escolher cafés de melhor qualidade!

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou um sistema de classificação e selos de qualidade para ajudar os consumidores a identificar a qualidade dos cafés comercializados. 

Este sistema utiliza uma escala de 0 a 10 pontos para avaliar a qualidade global de cada café. 

Os selos da ABIC são amplamente utilizados em embalagens de cafés torrados vendidos em supermercados, oferecendo uma forma simples e intuitiva para os consumidores avaliarem a qualidade do produto.

Faça parte da história do café

Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna também possui diferentes opções de cafés e chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.

Se somadas, as unidades brasileiras com as de outros países, como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, o número chega a 2.500 pontos de venda. 

Presente em diferentes pontos comerciais como: shoppings, aeroportos, perfumarias e galerias, a marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.

Ficou interessado? Saiba mais aqui.

Compartilhe:

Leia também: