Homem em uma cafeteria

De executivo a empreendedor: benefícios de mudar a carreira

Se tornar empreendedor é o sonho de muitos brasileiros. No Brasil já são pelo menos 42 milhões de empreendedores. Outros 51 milhões têm potencial para se tornar dono do próprio negócio. Esses dados são do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), produzido pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

Realizar e inovar são características de um empreendedor que deixa a zona de conforto e parte para colocar um plano de negócios em ação.

Neste texto, a Havanna revela alguns pontos que devem ser considerados por aqueles que querem deixar a carreira executiva para empreender. Vamos lá?

Caminho empreendedor

Você pode se perguntar se deixar a carreira executiva para empreender é algo viável e a resposta é sim!

O primeiro passo para fazer essa transição de carreira é conhecer um pouco do segmento em que deseja atuar. 

Ao empreender é desejável que o empresário entenda, e continue estudando, sobre gestão financeira, administração e alguns conceitos básicos de contabilidade, diz o Sebrae. 

No início, como tudo ainda é novidade, dúvidas e erros podem surgir. Todavia, aprender com eles é fundamental para que seu negócio prospere. Por isso, é importante ter paciência para que os resultados comecem a acontecer.

Plano de negócio: é ele que vai orientar o caminho que seu empreendimento vai seguir. No plano, estão os objetivos da sua empresa, análise de mercado, perspectivas de crescimento e planejamentos essenciais, como estratégico, tributário e financeiro. 

Se atualizar sempre! Estar atento(a) às inovações de mercado como tecnologias disponíveis, treinamento de colaboradores e atualizações sobre gestão e administração. Com o passar do tempo algumas coisas mudam e estar atento a tudo isso é essencial.

Torne-se um empreendedor de sucesso

O Sebrae tem algumas dicas que compartilhamos com você sobre como fazer a transição de carreira e apostar no empreendedorismo. Vamos a elas!

Ter iniciativa e buscar oportunidades

Apresentar ao mercado novidades que supram necessidades é saber aproveitar as oportunidades que surgem. 

Ser persistente

Persistência não é teimosia! Entretanto, ser persistente no negócio é contornar os obstáculos até alcançar o sucesso. Às vezes, será preciso reavaliar e até mudar algumas estratégias. No entanto, acredite nas suas ideias e nos seus clientes. 

Correr riscos calculados

Planejar para investir. No mundo corporativo, a ousadia ajuda a assumir desafios. Porém, ter planejamento é fundamental para se correr alguns riscos e não comprometer a saúde financeira da empresa. 

Exigir qualidade no negócio

Qualidade nos produtos e no serviço que presta é uma forma de atrair e fidelizar clientes. Busque sempre se aperfeiçoar e satisfazer às expectativas dos seus consumidores. Cuide do bem-estar de sua equipe. Cumpra prazos e padrões de qualidade.

Ter comprometimento

Ter comprometimento para atingir os objetivos propostos e consequentemente o sucesso. Trabalhar em conjunto com sua equipe faz parte da sua dedicação para que a empresa prospere. 

Estudar muito

Se atualizar sempre, buscando conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes e o próprio negócio. Se envolver em todos os processos o torna um conhecedor do seu empreendimento. 

Estabelecer metas 

Um passo importante é ter de forma clara as metas e os objetivos que devem ser alcançados. Eles devem estar divididos em curto, médio e longo prazo. Dessa forma será mais fácil dar passos sólidos em direção ao sucesso.

Criar sistemas de monitoramento

Monitorar é ter controle total sobre todas as etapas do negócio, desde a entrada da mercadoria na loja até a venda dela ao consumidor final. Saber o que acontece é de extrema importância para que você mantenha o negócio saudável. Se for preciso, utilize relatórios, questionários ou qualquer outro método para saber como seu empreendimento está funcionando.

Ter uma ampla rede de contatos

Se relacionar bem é um ponto a ser considerado quando se faz a transição da carreira executiva para se tornar um empreendedor. Afinal, nunca se sabe quando um bom negócio, uma venda ou compra podem acontecer. Portanto, tente manter bons relacionamentos.

Ter autoconfiança

Acreditar no seu negócio faz parte da autoconfiança. Seja otimista e determinado, mesmo quando os obstáculos surgirem. Independência não é fazer tudo sozinho; é ter a liberdade de escolher os caminhos da empresa. 

Que tal investir em uma franquia?

O setor de franquias registrou uma alta de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre deste ano. É o que diz a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)

A mesma pesquisa mostra ainda que o faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões nesse período, se comparado aos mesmos meses de 2022. 

E ao fazer uma transição de carreira e se tornar empreendedor, o empresário que escolher uma franquia, pode ter a segurança de investir em um modelo que já foi testado no mercado e tem garantia de retorno. 

Segundo a ABF, entre os top 5 dos segmentos que mais cresceram, o maior índice foi de Alimentação – Food Service, com alta de 17,5% na receita nesse período. “Entre os fatores principais que explicam este desempenho do segmento estão um significativo aumento no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, além do lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.”

Seja um franqueado Havanna

No Brasil, o consumo de café cresceu em 2023 e há uma expectativa de crescimento de 4,1% para 2024. 

A Havanna é uma marca com mais de 80 anos de tradição no mercado e está presente em 12 países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.

A marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 300 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 350 mil.

Durante a pandemia, o faturamento da Havanna cresceu 115%, o que comprova que o segmento de alimentação é um bom investimento.

Seja um franqueado Havanna. Para mais informações, clique aqui.

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