Sabia que a tradição de presentear Ovos na Páscoa tem origens antigas? Apesar de ser um pouco diferente dos ovos que temos atualmente, essa simbologia está presente há muitos anos!
Os povos antigos, como os egípcios e persas, trocavam ovos como símbolo de fertilidade e renovação da vida. Com o cristianismo, eles passaram a representar a ressurreição de Cristo, simbolizando o renascimento espiritual.
Posteriormente, o Ovo de Páscoa se tornou um fenômeno comercial global e é destaque para marcas que contam com essa iguaria em seu portfólio, como a Havanna!
A cada ano, empresas, mercados e marcas inovam para atender às demandas do público, tornando essa data uma das mais lucrativas para o setor de chocolates.
Com a demanda alta no ano passado, por exemplo, a produção nacional aumentou 17%, totalizando 58 milhões de unidades, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Para você conhecer mais sobre a origem do Ovo de Páscoa e a sua importância no setor de food service, o blog da Havanna preparou um conteúdo com a história e curiosidade dessa iguaria! Continue a leitura e saiba mais!
Qual é a origem do Ovo de Páscoa?
Segundo informações do Mundo Educação, o ovo, ao longo da história, tem sido visto em diversas culturas como um símbolo de fertilidade e renovação, representando o nascimento e os ciclos da vida.
Ainda, em muitas civilizações antigas, era comum presentear as pessoas com ovos, um gesto que remetia à ideia de prosperidade e novos começos – simbologia que tem muita relação com os significados da Páscoa na atualidade.
O Mundo Educação também aponta que os persas, durante o equinócio da primavera (que ocorre quase simultaneamente com o período pascoal), celebravam o Noruz, que marcava o Ano Novo. Nessa festividade, ovos coloridos eram colocados sobre a mesa durante a refeição, sendo posteriormente cozidos e consumidos.
Além disso, na China, há uma crença de que o ovo seria um símbolo da criação do universo – a quebra do ingrediente teria formado um deus chamado Pan Ku.
Já na Europa, algumas culturas, como a do norte, associavam ovos à fertilidade, especialmente por meio do culto à deusa Eostre, que estava relacionada a símbolos como o ovo, o coelho e a lebre.
Segundo informações do site, embora o ovo tenha forte ligação com diversas culturas antigas, existem histórias dentro do cristianismo que explicam a associação do ovo com a Páscoa. Uma lenda cristã acredita que, após a ressurreição de Cristo, Maria Madalena teria levado ovos para Roma para anunciar a boa nova.
Quando o imperador romano reagiu ceticamente, apontou para os ovos e disse que eles eram vermelhos, momento em que, milagrosamente, eles teriam de fato ficado vermelhos. Esse seria o motivo que originou o hábito de decorar ovos.
Ainda, o papa Júlio III, no século XVI, proibiu o consumo de ovos durante a Quaresma, o que fez com que as pessoas acumulassem ovos e, para não desperdiçá-los, passassem a decorá-los e oferecê-los como presentes.
A prática de enfeitar ovos, no entanto, é mais antiga do que o cristianismo, com os persas, os ucranianos e os povos da Alemanha do século XVI já adotando esse costume. Acredita-se que foram os imigrantes germânicos que levaram essa tradição para os Estados Unidos, disseminando globalmente a associação do ovo com a Páscoa.
Os ovos Fabergé, famosos por sua extravagância, também têm uma ligação com a tradição de ovos decorados. Criados pelo joalheiro Peter C. Fabergé a pedido do czar Alexandre III, esses ovos de luxo passaram a ser um presente tradicional na família Romanov.
A substituição pelo chocolate
No entanto, apesar da tradição, os Ovos de Páscoa de chocolate, como conhecemos hoje, demoraram mais a tomar forma!
O chocolate originou-se entre os povos mesoamericanos, como os olmecas e maias, e foi levado à Europa pelos espanhóis.
No século XVIII, confeiteiros franceses começaram a moldar ovos de chocolate, dando início à tradição que se popularizou ao longo do tempo.
Nos séculos XIX e XX, os ovos de chocolate ainda eram um luxo inacessível para a maioria. Em 1669, por exemplo, o Conde de Sandwich pagou 227 libras por uma receita de chocolate do rei Carlos 2º (1630-1685), um valor equivalente a cerca de 32 mil libras hoje em dia.
Evolução e comercialização do Ovo de Páscoa de chocolate
Na época em que o chocolate chegou à Grã-Bretanha no século XVII, segundo a BBC, ele era consumido como bebida e, ao contrário de hoje, era frequentemente temperado com pimenta, seguindo as tradições dos maias e astecas.
Logo, o chocolate se tornou uma bebida popular entre a nobreza, muitas vezes dada como presente, um verdadeiro símbolo de status. E essa tradição perdura até os dias atuais.
O chocolate também passou a ser servido nas recém-inauguradas cafeterias de Londres, em uma época em que o café e o chá também haviam sido recentemente introduzidos no país.
Foi nesse contexto que, de fato, os teólogos católicos associaram o chocolate à Páscoa, embora houvesse preocupações sobre o impacto do consumo de chocolate durante o jejum da quaresma. Como aponta a BBC, ao menos durante a Páscoa, um período de celebração, esta iguaria foi aceita.
O chocolate permaneceu caríssimo até o século XIX. Em 1847, a empresa Fry’s (atualmente parte da Cadbury) criou as primeiras barras de chocolate sólidas, transformando o mercado.
A partir daí, o chocolate se tornou mais acessível, mas ainda era visto com certa reserva. Em 1873, a Fry’s lançou o primeiro Ovo de Páscoa de chocolate como um item de luxo, combinando duas tradições de troca de presentes.
Até o início do século XX, eles continuaram a ser considerados um presente especial, e muitas pessoas nem os comiam. Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que os supermercados começaram a vender ovos de chocolate a preços mais acessíveis, buscando lucrar com a tradição da Páscoa.
Com os avanços na fabricação do chocolate, o ovo de Páscoa se tornou um produto amplamente comercializado. No século XIX, empresas como a Cadbury, na Inglaterra, iniciaram a produção em massa de ovos de chocolate, consolidando essa tradição.
Importância comercial do Ovo de Páscoa de chocolate
Nos dias de hoje, o ovo de Páscoa vai além do simbolismo religioso e se tornou um item essencial do marketing sazonal.
Além dos ovos de chocolate tradicionais, o mercado expandiu-se para incluir opções gourmet, veganas e com brindes temáticos.
Todas essas novas versões são fundamentais para agradar aos mais variados públicos e para alavancar as vendas durante o período de Páscoa.
Por essa razão, inclusive, anualmente, a Havanna busca inovar em sua linha de Ovo de Páscoa, trazendo opções surpreendentes para o público.
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