Alfajor Havanna

Conheça a história do alfajor, o doce símbolo da Argentina

Quando se fala em culinária argentina, é impossível não se lembrar do famoso alfajor. O doce é tipicamente feito com biscoitos macios que esfarelam, recheados com doce de leite e cobertos com chocolate ou polvilhados com açúcar ou coco ralado. 

Segundo o conselho de turismo de Buenos Aires, cerca de 1 bilhão de alfajores são vendidos por ano somente na Argentina. 

Apesar de ser associado ao país sul-americano, o alfajor tem uma origem bem distante. Conheça no blog a história deste tradicional doce e como ele se tornou sinônimo de iguaria na Argentina. 

A origem

A história do alfajor, que é o doce mais tradicional da Argentina, tem início na cozinha árabe. Ele foi levado para a Europa durante a expansão do território mouro, na Península Ibérica, no século VIII. Os primeiros registros foram feitos em Medina Sidonia na Espanha. 

No início, o alfajor era conhecido como “al hasu”, que significa recheado em árabe. A partir daí, o doce se espalhou pela Espanha, ganhando diversas adaptações na receita, mas sempre com a mesma base. Com o passar do tempo, os doces começaram a ser referidos como alfajor. Mas foi na Argentina que ele começou a representar a gastronomia de um país.

Chegada à Argentina 

Com a colonização espanhola na América no século XVI, o alfajor não demorou muito para chegar aos países hispânicos, incluindo a Argentina. Porém o doce conta com diversas versões, variando conforme cada região do continente. 

Os alfajores em Porto Rico, por exemplo, são feitos de mandioca moída. Enquanto no Chile e no Peru, são usadas suas respectivas versões do doce de leite. 

Embora seja consumido em toda a América Latina, a Argentina se destaca como maior produtora e consumidora do alfajor. O tipo mais famoso comprado nas lojas é o marplatense, que é recheado com doce de leite e coberto com chocolate. 

Seu nome vem da cidade costeira de Mar Del Plata, berço da Havanna, que abriu sua primeira loja em 1947, tornando-se a marca referência em alfajores em todo o mundo. 

Alfajores da Havanna 

A Havanna conta com uma variedade de alfajores para agradar aos mais diversos paladares. Conheça os sucessos da marca: 

Alfajor de chocolate

O alfajor de chocolate é recheado com o inconfundível doce de leite Havanna, coberto com chocolate meio amargo e disponível nas versões: solito, mini e em caixas que variam de 6 a 24 unidades.

Alfajor branco

Também recheado com o doce de leite Havanna, esta versão coberta com chocolate branco está disponível nas versões: mini e também em caixas com 6 unidades.

Alfajor merengue

O alfajor merengue leva como recheio o delicioso doce de leite Havanna. Está disponível nas versões: mini e caixa com 6 unidades.

Alfajor nozes

Este alfajor, recheado com nozes e claro, com o doce de leite Havanna,  pode ser encontrado na versão solito.

Alfajor cacau

A versão cacau do alfajor além de deliciosa, pois é recheada com o doce de leite Havanna, pode ser encontrada em embalagens: mini e caixas com 6 unidades.

Alfajor Super Dulce de Leche

Este alfajor de farinha de amêndoa e pedaços de amêndoa recheado com doce de leite e com cobertura de chocolate meio amargo é  encontrado na versão solito.

Invista no alfajor da Havanna 

Com mais de 80 anos de história, a Havanna é a marca símbolo do tradicional alfajor, sendo a melhor opção para quem quer lucrar com as deliciosas iguarias argentinas. 

São mais de 2.500 pontos de vendas em 12 países: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela. 

São duas opções de investimento: a cafeteria tradicional e a “To Go”. A primeira conta com quiosque a partir de 16 m² e 40 m² da loja. O valor do investimento inicial é de R$ 350 mil, com retorno previsto entre 24 a 36 meses. O potencial de lucratividade é 12 a 15%. 

Já na cafeteria “To Go”, o quiosque é de 12 m² e a loja é de 30 m². O investimento é de R$ 350 mil, com retorno do investimento estimado de 18 a 24 meses. O potencial de lucratividade é de 12 a 15%. 

A Havanna oferece projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, suporte operacional, apoio de marketing, consultoria de campo, software de gestão e treinamento. 

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