Uma mão segurando um iPhone preto que exibe uma pasta chamada "Social Media" com vários ícones de aplicativos, incluindo Pinterest, Google Maps, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp, LinkedIn, LINE e Facebook.

Redes sociais e franquias: como a presença digital fortalece o negócio e o destaque da Havanna

Hoje em dia, é quase impossível encontrar uma marca sem presença online, que não utilize pelo menos uma das diversas redes sociais disponíveis para divulgar e vender seus produtos e serviços.

O marketing nas redes sociais aproxima a marca do público, inserindo-a no dia a dia dos usuários, fortalecendo a conexão e aumentando a confiança na marca.

Algumas redes de franquias, como a Havanna, usam as redes sociais para impulsionar vendas indo além da função de ‘vitrine’ de produtos, tornando-as um elo forte entre a marca e o consumidor, fortalecendo a comunicação entre eles.

Pensando nisso, o blog da Havanna mostra quais são as melhores estratégias para consolidar marcas no ambiente digital e como a Havanna se destaca nesse meio. Confira!

Como as redes sociais fortalecem as franquias?

Diariamente, milhões de pessoas são vistas online em diversas plataformas sociais, o que as tornam um canal direto e atrativo para empreendedores promoverem seus produtos. 

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em parceria com o Sebrae, mostrou que 93% dos empreendedores veem as redes sociais como um ótimo meio de impulsionar as vendas diretas.  

Graças a alta visibilidade que as redes proporcionam às marcas, é possível estabelecer uma comunicação direta e clara com público consumidor e  potenciais clientes. E, quando as interações são positivas, as chances de elas se converterem em vendas aumentam.

O fortalecimento e o reconhecimento da marca são outras vantagens proporcionadas pelas redes sociais. Um ciclo de engajamento é criado, com interações frequentes por meio de posts, solução de dúvidas, suporte e feedbacks que elevam a confiança e a segurança do consumidor.

Quais estratégias as franquias devem utilizar nas redes sociais? 

Conhecendo as vantagens, é importante saber quais estratégias aplicar para se destacar nas redes sociais. Confira:

Qualidade é primordial

A qualidade deve vir sempre antes da quantidade! As mídias (fotos e vídeos) agregam muito valor aos posts diários, que precisam transmitir mensagens de entretenimento que eduquem e inspirem o público. 

Estratégias locais

Quando um franqueado assume uma unidade, recebe um planejamento de marketing, com orientações e pontos fortes da marca. Ainda assim, estratégias locais e sazonais de divulgação podem ser utilizadas, pois fazem toda a diferença na conexão com a comunidade. No entanto, é essencial que essas ações sigam os padrões e diretrizes estabelecidos pela marca

Aproveite os pontos fortes da marca

Os conteúdos podem ser alinhados com os pontos fortes da marca, como produtos reconhecidos, exemplo disso é o Dulce de Leche da Havanna. Quando bem trabalhados, eles fixam a marca na mente do público e reforçam-a como referência naquele item.

Regularidade e criatividade geram engajamento 

Postar com regularidade é fundamental para manter a marca ativa no algoritmo e presente na rotina do consumidor.

Combinada à constância, a criatividade também impulsiona o engajamento. Por isso, desenvolva posts criativos e interativos, como lives, enquetes e caixas de perguntas, que estimulam curtidas, comentários, compartilhamentos e a participação dos usuários.

Utilize ferramentas de IA 

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma grande aliada para fortalecer a presença online dos negócios. Segundo o estudo “Uso da Inteligência Artificial pelas Redes de Franquias 2025”, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 37% das redes já testam ferramentas de IA.

Chatbots, assistentes virtuais e a IA generativa para criação de textos e imagens são as principais ferramentas utilizadas para produção de conteúdo, para personalização e para a automação de tarefas, como criar textos adaptados à marca e agendamento de posts.   

Presença destacada da Havanna

A Havanna é um ótimo exemplo de como a presença online fortalece o relacionamento entre marca e consumidor.

A franquia construiu uma atuação estratégica nas redes, através de plataformas, que a conectam com o seu consumidor, apresentando seus produtos e apoiando seus franqueadores. 

O perfil brasileiro da Havanna no Instagram tem mais de 100 mil seguidores e traz conteúdo sobre lançamentos de produtos, promoções e campanhas sazonais por meio de fotos e reels (vídeos curtos). As unidades franqueadas também têm seus perfis próprios, gerando engajamento local. 

As postagens destacam produtos já consolidados, como o Dulce de Leche, os alfajores e os mais recentes helados.

Seja um franqueado Havanna! 

Com atuação em 12 países, a Havanna é a oportunidade ideal para franqueados que buscam uma marca não só consolidada no mercado, mas que também mantém uma presença digital forte. 

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