Comunicação

5 dicas para você melhorar a comunicação na sua franquia 

“A comunicação é a arte de ser entendido”. A frase do ator inglês Peter Ustinov reflete a importância desse tipo de habilidade, seja na vida pessoal ou seja no mundo dos negócios. 

O franchising tem a comunicação como um dos principais pilares da sua gestão. É ela que torna possível o bom relacionamento entre o franqueado e a franqueadora e também entre os gestores das unidades e os colaboradores. 

O grande desafio é definir boas práticas e encontrar as ferramentas corretas para assegurar a troca de informações de forma efetiva. Saiba como fazer isso no texto a seguir. 

Qual a importância da comunicação no franchising? 

A comunicação desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos sólidos entre franqueadoras, franqueados e funcionários. O franchising é um setor dinâmico, no qual a eficácia do fluxo de informações é determinante para o sucesso do negócio. 

Por exemplo, se a franqueadora deseja fazer alguma mudança na metodologia, ela precisa comunicar aos franqueados. Estes, por sua vez, precisam repassar as informações aos funcionários. Qualquer falha de compreensão neste processo pode comprometer o funcionamento da loja. 

Uma comunicação honesta e transparente desde o início ajuda a evitar mal entendidos e conflitos no futuro. 

Como ter uma comunicação eficaz 

Comunicação
A comunicação desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos sólidos entre franqueadoras, franqueados e funcionários.

No caso específico da relação entre franqueado e franqueadora, a responsabilidade é da detentora da marca em estabelecer um canal de comunicação efetivo. Cabe a ela definir que tipo de mensagens serão enviadas e como elas serão compartilhadas com outras unidades da rede. 

Já no dia a dia da loja, é responsabilidade do franqueado gerir a troca de informações com os seus colaboradores. Veja algumas dicas que podem ajudar neste processo. 

1 – A mensagem tem que ser compreendida 

No franchising, uma boa comunicação é medida pelo grau de compreensão. Portanto, ao emitir algum comunicado, seja oral ou por escrito, aos funcionários, certifique-se de que tudo foi perfeitamente assimilado. 

Uma dica é pensar em como essa mensagem será passada. Se possível, escolha palavras fáceis e enfatize o que você realmente deseja da parte deles. 

Lembre-se de que a mensagem que vai ser emitida não pode, de forma alguma, ser obscura ou ambígua. 

2 – Promova um ambiente de trabalho agradável 

O ambiente de trabalho é muito importante para manter o fluxo de informações. Por isso, cabe ao franqueado administrar a unidade e manter uma postura aberta com os colaboradores. 

Atitudes simples como dar bom dia e perguntar como o colaborador está se sentindo resultarão em um ambiente mais propício para a comunicação. Também lembre os funcionários que você está disposto a conversar se eles precisarem. 

3 – Realize reuniões 

As reuniões são “eventos” que fazem a comunicação florescer. Neste sentido, vale a pena apostar neste tipo de encontro com frequência. Essa é a oportunidade perfeita para melhorar a performance na loja e solucionar dúvidas dos funcionários. 

Neste tipo de reunião, o gestor pode aproveitar para passar feedbacks positivos para todos, aumentando a satisfação da equipe. Já os feedbacks negativos devem ser repassados de forma privada, evitando constrangimentos. 

4 – Mantenha a organização 

Um sistema de operação bem organizado é fundamental para evitar ruídos na comunicação. Não adianta saber como transmitir a informação, se ela for diluída no meio de outras conversas. 

Empresas com múltiplos canais de comunicação acabam contribuindo para que essas informações fiquem dispersas. Para garantir a máxima atenção dos funcionários, procure dar prioridade apenas ao que for importante comunicar.

5 – Treine as lideranças 

Se a sua unidade franqueada possui um gerente ou algum líder em determinada função, é muito importante que essa pessoa esteja capacitada em termos de comunicação. 

Ofereça treinamentos para que esse líder consiga se relacionar da melhor forma possível com os seus colaboradores.  

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