Imagem ilustrativa de loja Havanna

5 motivos para empreender no franchising em 2024 

Tornar-se empreendedor, conquistar independência profissional e ser o protagonista em um determinado nicho de mercado é o desejo de muitos futuros investidores. Neste cenário, o franchising aparece como a opção mais promissora em 2024. 

O Brasil vive um momento particularmente positivo para quem deseja iniciar o próprio negócio, com diversos aspectos favoráveis, embora não esteja isento de desafios.  

As franquias surgem como um facilitador para os empreendedores, por terem um modelo de operação bem definido e uma marca já reconhecida pelo público. Confira a seguir uma lista com 5 motivos para investir no franchising ainda em 2024. 

O que é o franchising? 

Franquia ou franchising é um sistema empresarial no qual o franqueador (dono da marca) cede ao franqueado (pessoa com desejo de abrir uma unidade) o direito de uso daquela marca. 

Neste modelo, o franqueado tem acesso a uma rede que já está estabelecida no mercado e conta com credibilidade diante do público. Em compensação, o franqueado paga uma taxa para o franqueador pelo uso da marca.

Outras vantagens do franchising incluem o suporte do franqueador, ter acesso a um plano de negócio, economia com fornecedores e com campanhas de marketing, além do baixo risco de o negócio não prosperar. 

Principais motivos para investir em uma franquia em 2024

Confira a seguir os principais aspectos que favorecem o investimento no franchising neste ano: 

1 – Crescimento do PIB 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 2,9% em relação a 2022, que foi um resultado acima das projeções.

Para 2024, a expectativa é de que o PIB fique entre 1,7% e 2%, o que representa um salto importante na atividade econômica, refletindo em mais investimentos de empresas e aumento do consumo. 

Consequentemente, o bom momento econômico traz mais segurança para o empreendedor que deseja iniciar um novo investimento. 

2 – Queda da taxa básica de juros 

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é o mais importante balizador e limitador do crescimento da economia brasileira. As quedas continuadas desde 2023 devem continuar até o fim de 2024, apontando um cenário favorável para obter crédito empresarial mais barato. 

Outro impacto relevante é o aumento do consumo da população com juros menores do crediário pessoal. Esse cenário possibilita o crescimento de clientes, especialmente no franchising, que é formado por marcas consolidadas no mercado. 

3 – Desvalorização do dólar  

É fato que as variações do preço do dólar trazem diferentes impactos no dia a dia, seja nos produtos que consumimos ou nos investimentos que os empreendedores desejam realizar. 

Quando o dólar está em alta, a compra de equipamentos e insumos se torna mais elevada. No entanto, a tendência é de que a moeda americana feche 2024 em baixa, favorecendo quem deseja empreender do zero. 

4 – Boom do franchising 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado de franquias aumentou em 37,6% entre 2018 e 2023. O crescimento foi geral, sendo constatado em todos os segmentos. No de alimentação, por exemplo, houve o maior índice com 17,9%. 

Já o saldo de franquias (diferença entre o número de empreendimentos abertos e fechados) foi de 11,4% em 2023, com uma curva constante de crescimento desde o fim da pandemia. 

5 – Modelo ideal para jovens empreendedores 

O franchising é a forma mais segura de começar a empreender. Neste modelo, o investidor inicia o negócio com a credibilidade e o nome de uma marca já reconhecida no mercado. 

O franqueado recebe todo o know-how e conta com o suporte do franqueador nas mais diversas atividades, como campanhas de marketing e gestão. Além disso, como os produtos e serviços daquela marca já foram testados no mercado, os riscos do investimento dar errado são minimizados. 

Venha empreender na Havanna! 

Se você ficou convencido a empreender no franchising, então a Havanna é a opção certa para você! 

Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna possui mais de 2.500 pontos de venda em 12 países diferentes, sendo referência em franquias de cafeterias. 

São dois modelos de franquias disponíveis: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com previsão de retorno entre 18 e 36 meses. O potencial de lucratividade é de 12% a 15%. 

As unidades são perfeitas para locais, como: shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades e ruas com alto fluxo de pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre o franchising.

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