Se você está com planos de se tornar um empresário de franquia ou já é um franqueado, é importante compreender algumas questões do mundo dos negócios para que sua jornada neste setor seja mais assertiva. E nada como estudar sobre gestão com a ajuda de bons livros, não é mesmo?
Pensando nisso, o blog da Havanna lista seis livros que abordam diferentes temas indispensáveis para empresários de franquias: modelo de franchising, gestão, negócios e liderança.
Confira, abaixo, as indicações:
Princípios
Ray Dalio é o autor de “Princípios”, interessante livro sobre finanças, publicado pela editora Intrínseca no Brasil. Em 2012, o empresário foi listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes.
Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo.
Em “Princípios”, o leitor conhece mais sobre as técnicas refinadas de Dalio, que foram trabalhadas ao longo de quarenta anos de experiência. O livro busca auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.
Segundo a sinopse, oferecida pela Intrínseca: “Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de ‘verdade radical’ e ‘transparência radical’, Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes”.
“Princípios” é uma leitura super-recomendada para quem busca tomar decisões assertivas em meio ao dia a dia de gestão da empresa.
Guia do franqueado
Publicado em 2013 pela editora Nobel, o “Guia do franqueado”, de Paulo César Mauro, é uma leitura indispensável para quem quer entrar no setor.
A sinopse do livro explica: “O Guia do Franqueado não fala superficialmente de franchising, mas analisa com profundidade como você pode ser bem-sucedido por meio deste moderno sistema de distribuição de produtos e serviços”.
Um dos pioneiros no setor de franquias da América Latina, Paulo César Mauro tem experiência de mais de 25 anos como consultor, de três anos como franqueado e de mais de 20 anos como franqueador.
O livro de Paulo César Mauro busca auxiliar os franqueados a fazerem uma autoanálise eficiente, além de ajudar a minimizar os erros e a encontrar as soluções de investimento mais adequadas.
“Guia do franqueado”, como sugere o nome, é um grande guia, muito indicado para iniciantes, visto que também aborda os direitos e as responsabilidades que o empresário de franquia tem.
As verdades que nos movem
Livro de autoria de Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, “As verdades que nos movem” funciona como uma aula de gestão de crises e de liderança em tempos turbulentos.
Nesta obra, publicada no Brasil pela editora Intrínseca, a autora apresenta a sua visão de luta, propósito e valores compartilhados, enquanto conta a sua história pessoal.
Esse título, que é um livro de memórias de Harris, une as percepções colhidas pela vice-presidente ao longo da vida e frente aos momentos desafiadores.
De acordo com a sinopse: “Em um livro rico em muitas verdades, não menos importante é a que um número relativamente pequeno de pessoas trabalha de maneira incansável para convencer muitos de nós de que temos menos em comum do que realmente imaginamos. Cabe a nós, portanto, olhar além das divergências e prosseguir com a luta imprescindível de viver nossa verdade comum”.
“As verdades que nos movem” é um livro inspirador e que traz insights valiosos sobre gestão de crise.
Franquias – Tudo o que você precisa saber
Um dos livros mais famosos sobre franquias, “Franquias – Tudo o que você precisa saber” é uma grande “enciclopédia” com as informações mais úteis e importantes para quem tem planos de trabalhar com franquias
Escrito por Arlan Roque e publicado pela editora Clube de Autores no Brasil, este livro garante uma leitura com linguagem acessível e de fácil compreensão.
“O sistema de franchising é um dos mais eficientes modelos de negócios já conhecidos, no entanto, ainda uma série de dúvidas permeiam os franqueados, franqueadores e àqueles que pretendem ingressar no sistema. O objetivo deste livro é levar a você de forma prática, simples e com linguagem acessível, a vivência de praticamente quinze anos de convívio e experiência com franqueados, franqueadores e pessoas ligadas a esse tão fascinante sistema de negócios, que gera tantas oportunidades”, diz a sinopse.
Ou seja, também é um livro muito recomendado para quem está iniciando a jornada com o modelo do franchising.
Liderar é simples (mas não é fácil)
Liderança é um desafio! Preparar-se para ser um bom líder é fundamental para colher bons resultados.
Outro livro superinteressante, publicado pela Intrínseca no Brasil, “Liderar é simples (mas não é fácil): As lições do homem que chegou ao posto mais alto dos SEAL, a elite da marinha americana”, de William H. McRaven dá uma aula sobre como estar à frente de uma posição de liderança.
A sinopse pontua: “De maneira prática, profunda e inspiradora, McRaven, um líder de líderes, compartilha ensinamentos poderosos, para além do campo de batalha, e mostra que a soma de qualidades individuais e atitudes é o alicerce de todo grande dirigente. […] É um livro sobre estratégia e resiliência, sobre autorresponsabilidade e gestão de pessoas, sobre grandeza e humildade e, sobretudo, um tratado sobre as qualidades que separam os bons líderes dos líderes verdadeiramente incríveis”.
Gestão estratégica do franchising
“Gestão estratégica do franchising: como construir redes de franquias de sucesso”, de Adir Ribeiro, em parceria os sócios-diretores Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, publicado pela DVS Editora, é um livro que passa por diversos detalhes importantes do modelo de franchising.
A obra é escrita por profissionais que tiveram experiências com esse modelo. Ou seja, ela traz lições valiosas para os empresários de franquias.
“Ao abordar o universo do franchising, através da nossa experiência, o livro oferece uma visão prática dos caminhos a serem percorridos pelas franqueadoras. Nosso objetivo é provocar nas redes a aplicação do pensamento estratégico macro para que se tornem suficientemente fortes e organizadas para apoiar seus franqueados a alcançar os melhores resultados através das melhores experiências de compra aos clientes. As mudanças foram feitas no livro, porque o contexto dos negócios vem mudando muito rapidamente e nós autores buscamos acompanhar essa evolução do sistema”, explica Adir, segundo trecho revelado na sinopse.
Quer ser um franqueado? Conheça a Havanna!
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna oferece uma série de vantagens aos seus franqueados, incluindo suporte, operação de fácil gestão, entre outros diferenciais.
Além disso, com o café como uma das principais paixões dos brasileiros, investir em uma franquia de cafeteria pode ser uma aposta bastante certeira!
Curtiu? Saiba mais sobre como ser um franqueado Havanna!