Investir em franquia é uma escolha assertiva para quem está atrás de uma oportunidade segura no mundo dos negócios, e quer empreender e alcançar o sucesso!
Esse modelo oferece uma marca consolidada e traz uma série de vantagens para quem está pretendendo apostar em um empreendimento. São muitos os benefícios de considerar o investimento em uma franquia.
Para mostrar as vantagens desse modelo de negócio, o blog da Havanna indica sete motivos para investir em franquia! Vamos lá?
Por que investir em franquia?
Ao investir em franquia, o empreendedor conta com o suporte necessário e o sucesso da marca que está representando, o que facilita muito para alavancar o estabelecimento nos primeiros meses. Mas não só, são muitos os benefícios de apostar nesse modelo de negócio.
Confira, abaixo, motivos práticos para investir em franquia:
Modelo de negócio consolidado
Uma das maiores vantagens é a oportunidade de adotar um modelo de negócio que já foi testado e comprovado, e que conta com clientes fidelizados.
A empresa franqueadora já passou pelo processo de testar e aprimorar seus produtos e/ou serviços, suas operações e sua estratégia de marketing, o que minimiza significativamente o risco do negócio.
Isso é ótimo para quem tem o desejo de investir em algo mais seguro, o qual já tem consumidores fiéis e potenciais clientes. Esse cenário é bastante diferente de abrir um negócio em que é necessário começar tudo do zero, incluindo a criação de produtos que precisarão de estratégia e muita dedicação para ter aceitação pelo mercado.
Reconhecimento da marca
Muitas franquias são marcas conhecidas e respeitadas no mercado, o que garante uma vantagem competitiva significativa em relação aos negócios que começam por conta própria.
Como já existem consumidores com confiança na marca e nos produtos e/ou serviços oferecidos por ela, será mais fácil atrair clientes (fidelizados e novos) e acelerar o crescimento do ponto de venda.
Plano de negócio estruturado
Plano de negócio é um documento robusto com as principais propostas, levantamentos, premissas e projeções de um negócio. Ele é fundamental para qualquer estabelecimento e empresa, mas é bastante trabalhoso elaborar um do zero.
E para seguir o mesmo padrão em todas as franquias da marca, as franqueadoras normalmente já entregam esse documento estruturado nas mãos dos seus investidores.
Claro que há a necessidade de validar e atualizar os valores de acordo com cada mercado no qual o estabelecimento irá atuar, mas a parte mais trabalhosa já vem pronta!
Suporte e treinamento dos franqueados
De modo geral, as franquias oferecem um amplo suporte e treinamento aos seus franqueados: dicas e orientação na escolha do local, assistência na configuração inicial do negócio, treinamento dos profissionais e apoio contínuo em áreas como marketing, operações e gestão.
Esse suporte da marca consolidada ajuda os franqueados a superarem desafios, a capacitarem a equipe e a maximizarem suas chances de sucesso.
Sem dúvidas, o know-how estabelecido pela franqueadora é um ganho para os franqueados. Por isso, aliás, há consultorias frequentes ao longo do tempo para que os diversos pontos de vendas também consigam alcançar o sucesso.
Mais chance de sucesso
Estatísticas mostram que as franquias têm uma taxa de sucesso mais alta em comparação com os novos negócios independentes. Isso se deve, em parte, por conta do modelo comprovado e do suporte contínuo da franqueadora.
Os franqueados têm acesso a um sistema que já provou sua viabilidade, aumentando assim as chances de prosperar. Os dados em relação ao setor são cada vez mais positivos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor acumulou faturamento de R$ 105 bilhões no 1º semestre de 2023, crescimento de 15% na comparação com 2022.
Planejamento dos gastos de instalação
A instalação do negócio também segue o padrão da franqueadora. Logo no início, o investidor tem em mãos quanto custa o investimento total na franquia, como taxa de franquia, projeto arquitetônico, instalações e equipamentos gerais, estoque inicial e quais gastos existem antes da abertura oficial de uma unidade a ser implantada.
Em geral, o objetivo é a padronização dos ambientes. Com isso, o franqueador terá consciência dos custos de sua unidade, o que diminui o risco de gastos extras e faz com que o fluxo de caixa não fique comprometido.
Acesso a recursos de marketing
Normalmente, as franqueadoras investem em campanhas de marketing institucional de âmbito nacional ou regional. Com isso, os franqueados acabam se beneficiando do marketing em grande escala. Mas tão importante quanto, é que o franqueado invista no seu marketing local a fim de promover e divulgar exclusivamente a sua própria unidade.
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