Em qualquer possibilidade de negócio, o empresário precisa ter disposição para buscar oportunidades, sério comprometimento a longo prazo, capacidade de gestão, habilidade para trabalhar em equipe, entre outras virtudes. No modelo de franquia de cafeteria não é diferente, e o perfil do franqueado ganha ainda mais algumas peculiaridades. E saiba que ser um amante do café quentinho e saboroso é só uma delas!
Acompanhe a seguir se o seu perfil de empreendedor se encaixa com o de um franqueado para cafeteria. Vamos lá?
Por que investir em uma franquia de cafeteria?
Um modelo de negócio estabelecido e em franca expansão, as franquias têm seu próprio método de funcionamento.
Os direitos de patente, de produtos ou de serviços são cedidos ao franqueado, em contrato firmado entre o franqueado e o franqueador.
Dentro desse setor, as franquias de cafeteria têm se apresentado como um investimento seguro e sólido, afinal o café é uma paixão nacional.
Mais do que isso, os brasileiros são fervorosos adeptos a tirar um momento para tomar café e jogar um pouco de conversa fora, de preferência em um ambiente receptivo, acolhedor e estiloso, um ponto de encontro como uma cafeteria.
Outras razões para apostar em uma franquia de cafeteria são:
- Baixo investimento inicial e ótimo potencial de lucratividade;
- As franquias possuem taxas de fechamento de apenas 3%, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os outros modelos de empresas possuem uma taxa de fechamento de 23%;
- Tranquilo e funcional, o ambiente da cafeteria é um ótimo lugar de encontro, seja para reuniões de trabalho ou para momentos de lazer;
- Garantia de maior segurança financeira, menos despesas imprevistas e apoio da marca em todas as etapas de instalação do negócio;
- Os produtos da franquia já são testados, consumidos e conhecidos pelo público que se identifica com a marca.
Qual o perfil adequado para um franqueado de cafeteria?
O boom pelo qual atravessam as franquias de alimentação no Brasil, transformam a franquia de uma cafeteria em algo tentador, uma vez que é intrínseco ao brasileiro o costume de beber café em vários momentos do dia. Essa cultura, aliás, faz do país o 2º maior consumidor da bebida no mundo.
Porém, apenas dinheiro e disposição para o trabalho não são características suficientes para que alguém se encaixe no perfil de um franqueado para uma franquia de cafeteria.
É difícil definir um modelo de administrador perfeito para uma cafeteria, mas com certeza há alguns aspectos que precisam ser levados em consideração.
Confira a seguir se você tem as habilidades necessárias para investir em uma franquia de cafeteria:
Interesse pelo segmento
É fundamental para quem está nesse ramo estar sempre atualizado e afinado com as novidades do segmento de cafeterias, pois a competitividade entre os estabelecimentos é muito grande, seja no franchising ou não.
Sempre busque expandir o conhecimento sobre o mercado em geral e os produtos oferecidos pela sua franquia.
Esse interesse talvez seja tão mais importante do que ter um passado de experiência dentro da administração de empresas, uma vez que é costume da franqueadora garantir aos franqueados, noções básicas de gestão para administrar a própria unidade.
Habilidade para construir uma boa rede de relacionamentos
Saber se relacionar com clientes e gerenciar a equipe de funcionários é primordial no dia a dia de uma cafeteria.
É importante, por exemplo, estar por dentro dos produtos oferecidos. Isso o colocará em vantagem nas conversas com clientes sobre o mercado de cafeterias, as qualidades e características dos diferentes tipos de café ou até mesmo ao repassar novas demandas para seu time de colaboradores.
São necessárias qualidades como empatia, simpatia, paciência e maturidade para administrar clientes e colaboradores, pois o sucesso do projeto envolve pessoas.
Disponibilidade para estar de olho no negócio
Estar à frente do negócio, ao invés de delegar absolutamente tudo para um gerente administrar, é o melhor caminho.
De perto, no dia a dia, é possível entender a operação, conhecer as pessoas que trafegam pelo ambiente, saber cobrar os funcionários, observar as dificuldades e como resolvê-las.
É notório que ter alguns auxiliares em cargos estratégicos é básico para qualquer empreendedor, até mesmo para ter momentos de descanso. Mas como diz o ditado popular “o olho do dono é que engorda o gado”, ou seja, a participação efetiva é vital nesse modelo de gestão.
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