A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou o estudo Perfil do Potencial Franqueado e identificou quatro tipos de possíveis franqueados. Empreendedor Iniciante (39%), Empreendedor Profissional (29%), Potencial Empreendedor (16%) e Empreendedor Investidor (15%).
Ao optar por uma franquia para investir é preciso se atentar às etapas que fazem parte do processo. Desde a escolha do ramo, a assinatura do contrato com a marca, a escolha do ponto comercial e o marketing, todos os estágios precisam seguir o padrão pré-definido pela rede.
Se você pensa em investir em uma franquia, o blog da Havanna indica o passo a passo para se tornar um franqueado!
O que fazer para se tornar um franqueado?
O primeiro passo para se tornar um franqueado é escolher uma área de atuação que você tenha afinidade.
Mais do que o retorno financeiro, você precisa se identificar com o mercado em que decidir atuar, uma vez que será empresário 24 horas por dia.
O setor de Alimentação Food Service ocupa o 2º lugar da lista de uma pesquisa da ABF como o segmento de franquia que mais fatura. Houve um aumento de 16,9% no faturamento se comparado o segundo trimestre de 2023 com o mesmo período de 2022.
Se você pensou em investir em uma cafeteria, por exemplo, saiba que a média diária nacional de consumo de café é de 3,8 xícaras. Um negócio promissor, já que o Brasil está entre os 20 países que mais consomem o grão em todo o mundo.
Existem algumas etapas que precisam ser consideradas ao investir em uma franquia. Vamos a elas?
1. Faça o cadastro
Ao escolher o ramo de atuação e consequentemente a franquia com a qual deseja trabalhar, deve-se fazer um cadastro no site da franqueadora.
O investidor, no momento em que se cadastrar, deve analisar a capacidade de investimento que possui.
Com este cadastro, a marca faz uma análise do perfil do potencial franqueado, de modo a escolher o melhor investidor para o seu negócio. Lembre-se de que a franqueadora poderá questionar sobre experiências nas áreas comercial e administrativa.
2. Reunião com a franqueadora
Após realizar o cadastro com a marca, ela fará contato para agendar uma reunião de apresentação dos modelos de negócio oferecidos. Essa reunião poderá ser presencial ou pela internet.
Neste momento, você receberá mais informações para analisar o negócio, assim como a Circular de Oferta de Franquia (COF), um instrumento jurídico que contém todas as informações sobre a rede, inclusive a minuta de contrato de franquia para análise prévia.
A lei nº 13.966/19, conhecida como Lei de Franquia, diz que a COF deve ser apresentada ao futuro franqueado no mínimo dez dias antes da assinatura do contrato. Se esse prazo não for cumprido, a negociação e as condições oferecidas pela franqueadora perdem a validade.
Para ver a lista completa dos itens que devem estar na COF, clique aqui.
3. Conheça algumas unidades da franquia
Uma sugestão é visitar algumas unidades da marca e conversar com os já franqueados sobre o dia a dia da operação, o modelo de negócio, o capital de giro e o suporte dado pela franqueadora.
Você também pode questionar a receptividade e aceitação dos clientes em relação aos produtos ou serviços da rede.
O modelo de franquia é baseado em padrões que devem ser seguidos e você deve estar preparado para isso.
4. Assinatura do contrato
Chegou a hora de assinar o contrato. Ele vai garantir que a franqueadora irá oferecer o uso da imagem, reconhecimento de mercado, práticas e know-how para o empresário investidor.
O franqueado se responsabiliza em seguir os padrões do modelo de negócio e manter o atendimento no nível exigido pela marca. A redação do contrato é de responsabilidade da franqueadora.
5. Escolha do ponto comercial
Algumas franquias oferecem suporte para a escolha do ponto comercial, assim como a análise de viabilidade para o ponto escolhido. Afinal, este é um tópico muito importante para o sucesso do negócio.
Mas lembrando que a captação do ponto, na maioria das vezes, é de responsabilidade do franqueado, pois isso varia de franqueadora para franqueadora. Algumas franqueadoras auxiliam nessa captação, outras não.
Compartilhando do know-how da franqueadora, tente encontrar um ponto comercial com bastante movimentação, dentro das recomendações fornecidas pela franqueadora. Estar próximo ao público é essencial e poderá reduzir o prazo de retorno do seu negócio.
6. Contrato de locação
Uma vez escolhido o ponto comercial, é hora de alugá-lo.
Contudo, ao assinar o contrato de locação se atente para que o valor do aluguel não ultrapasse a margem orientada pela franqueadora. Normalmente, os valores não devem passar de 12% do faturamento bruto.
7. Primeiros passos como franqueado
Nesta etapa, franqueados e equipe já passaram por treinamento dado pela franqueadora.
Ao concluir a instalação da sua unidade, é hora de inaugurá-la. Siga os passos sugeridos pela marca para fazer uma boa divulgação.
Toda unidade precisa de um líder, ou seja, aquela pessoa que os funcionários irão recorrer quando surgir algum problema ou dúvida.
8. Continue a aprender
Mesmo que sua unidade esteja funcionando de forma adequada, continue aprendendo sobre empreendedorismo e sobre a marca que escolheu para ser um franqueado.
Os mercados mudam constantemente e os hábitos de consumo também.
Seja um franqueado Havanna!
A Havanna é uma marca com mais de 80 anos de tradição no mercado.
Está presente em 12 países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.
Durante a pandemia, houve um aumento de 73% no número de unidades Havanna no Brasil. Ao todo, o faturamento da rede cresceu 115% na pandemia.
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