6 dicas paraa uma gestão de franquia eficiente

6 dicas para uma gestão de franquia eficiente

Motivos para investir em uma franquia com certeza não faltam. No entanto, experiências bem-sucedidas na gestão de franquia corroboram que é preciso estar atento ao planejamento e fazê-lo de modo eficaz, com uma análise criteriosa do modelo que se deseja franquear.

O mercado de franchising está em expansão no Brasil, com projeção de crescimento em 2023 de 9,5% a 12% em relação ao ano anterior. Esses dados aumentam cada vez mais o número de empresários que pretendem apostar nesse modelo de negócios. 

Mas quais são as maneiras para trilhar um caminho de sucesso como franqueado? A Havanna traz uma lista com 6 dicas preciosas que vão fazer a diferença para uma competente gestão de franquia. Vamos nessa?

Entenda a importância de uma gestão de franquia competente

O sucesso da gestão de uma franquia passa pelo compromisso constante com a qualidade e o cumprimento das diretrizes da franqueadora. 

Ao franqueado, é necessário conseguir equilibrar o respeito às regras da franqueadora com a flexibilidade para atender às necessidades locais e manter a satisfação do cliente. 

Investir tempo e esforço na administração do negócio demonstra comprometimento, e que a franquia está sendo cuidada com zelo. Dessa maneira, qualquer problema ou imprevisto poderá ser ajustado imediatamente. 

Preste atenção ao fluxo de caixa

Com uma análise atenciosa do fluxo de caixa, fica mais ao alcance do franqueado a elaboração de estratégias para o crescimento da loja, assim como reverter barreiras negativas que por um acaso apareçam. 

O fluxo de caixa é uma ferramenta precisamente usada para refletir o momento financeiro da empresa, fazer a programação do curto, médio e longo prazo, e evitar dificuldades financeiras. 

Por meio desse capital de giro, o franqueado se programa para demandas como:

  • Pagamento de aluguel;
  • Folha de pagamento;
  • Fornecedores;
  • Impostos;
  • Reformas;
  • Compra de maquinário.

Faça um planejamento estratégico

A definição do planejamento estratégico na gestão de franquia tem como objetivo orientar os passos a longo prazo e o cumprimento da missão relacionada pelo franqueador. O processo envolve os seguintes pontos:

  • Definição de metas;
  • Identificação de estratégias;
  • Distribuição de recursos de forma eficiente.

As análises precisam envolver tudo o que cerca o negócio e o mercado de atuação, de questões internas e externas, sempre baseando-se na missão, visão e valores da marca franqueadora. 

Invista em gestão de pessoas

Invista em gestão de pessoas

Por mais que se invista na gestão da franquia, sem o envolvimento de pessoas sérias e competentes no trabalho, é basicamente impossível realizar as atividades fundamentais para o andamento positivo do negócio. 

A gestão de pessoas conta com algumas medidas estratégicas como:

  • Motivação: oferecer uma boa remuneração e traçar planos de carreira, garantem uma maior “sensação de futuro” ao colaborador. O oferecimento de cursos para que se desenvolvam habilidades também é uma prática fundamental;
  • Comunicação: aqui deve se valer de um diálogo claro, com a troca de feedbacks e alinhamento de expectativas;
  • Trabalho em equipe: fortalecer a relação entre os integrantes do time de colaboradores ajuda a expandir o espírito coletivo;

Uma gestão de pessoas consegue influenciar diretamente na capacidade de uma organização em alcançar seus objetivos, manter uma equipe produtiva, estimular novas ideias, desenvolver novos talentos e criar um ambiente de trabalho saudável.

Estabeleça indicadores de performance

Os KPIs (Key Performance Indicator) são, como diz a própria tradução, indicadores-chaves de performance, ou seja, são vistos como métricas que analisam o trabalho dos diversos agentes envolvidos. 

Com esses números e dados em mãos, a gestão de franquia consegue ser feita de maneira valiosa e estratégica, observando o progresso e o alcance (ou não) do objetivo estipulado.

Eles são divididos em KPIs de diferentes tipos como:

  • Qualidade;
  • Financeiros;
  • Aplicados ao cliente;
  • Produtividade;
  • RH;
  • Estratégicos.

Os indicadores podem avaliar em diferentes níveis, com KPIs específicos para a organização ou para colaboradores específicos.

Se abra a novas tecnologias

No mundo atual, fechar os olhos para novas tecnologias é um grande erro, especialmente quando se trata de negócios. Na gestão de uma franquia não é diferente.

Com a utilização de inovações tecnológicas, é possível monitorar a operação, supervisionar o desempenho dos colaboradores, programar o controle automatizado do estoque, entre outras funções.

A Havanna oferece na implementação da franquia um software de gestão próprio, que colabora 100% em uma administração muito mais eficiente, sendo desnecessários processos manuais, mais vulneráveis a falhas humanas. 

Mantenha o padrão do franqueador

Enfim, é importante destacar que na gestão de franquia é extremamente necessário manter a qualidade do produto ou serviço vinculado à marca original, pois o sucesso está intimamente ligado ao alinhamento entre ambas as partes. 

Para isso é preciso que os integrantes da franquia tenham em mente e pratiquem as diretrizes da marca, reforçando assim a missão, objetivo estratégico e demais aspectos positivos do negócio.

Seja um franqueado Havanna

Seja um franqueado Havanna

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Ao escolher ser um franqueado, você tem a oportunidade de fazer parte de uma marca consolidada e reconhecida no mercado, além de poder contar com diferenciais que o auxiliam desde o início, como a análise de viabilidade do ponto comercial, projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional, apoio de marketing, entre muitos outros.

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