Ao escolher ser franqueado de uma marca, o investidor decide pela segurança de um modelo já testado no mercado. Entre os fatores considerados para o sucesso da franquia, o bom atendimento é primordial.
Segundo a pesquisa CX Trends 2023, organizada pela consultoria Zendesk, 61% dos clientes ouvidos querem ter uma experiência imersiva quando fazem contato com a empresa.
Já entre os líderes empresariais, 80% deles dizem que vão melhorar o investimento em atendimento ao cliente e 71% planejam reformular o atendimento para melhorar a experiência do consumidor.
Visto isso, o blog de franquias da Havanna preparou este texto para mostrar a importância de um bom atendimento na sua loja.
Importância do bom atendimento na franquia
Atender bem o consumidor é cuidar do principal motivo do seu negócio. Com uma equipe bem treinada, o franqueado consegue fidelizar o cliente, que ao ter uma boa experiência no seu negócio, acabará retornando.
Isso faz com que sua loja se destaque entre os concorrentes, pois além de oferecer um produto/serviço de qualidade, ainda conta com o atendimento diferenciado, melhorando a compra.
Com o cliente satisfeito e se destacando entre as demais, sua loja gera mais credibilidade e autoridade no mercado, se tornando referência entre quem procura o produto/serviço que você oferece.
Diante disso, seu negócio melhora a avaliação em redes sociais e em ferramentas de busca na internet, aumentando de forma orgânica o marketing espontâneo entre os clientes.
Melhorando a experiência do consumidor
Quando o cliente decide comprar na sua loja significa que você tem o que ele precisa. É a chamada jornada de compra.
Contudo, o que pode ser feito para melhorar a experiência desde que o consumidor entra no seu estabelecimento até de fato concluir a compra?
São várias etapas a serem percorridas. Confira!
Equipe bem treinada
O primeiro passo é ter uma equipe bem treinada para esclarecer qualquer dúvida sobre o produto ou serviço oferecido.
Também é importante que a equipe franqueada siga os padrões estabelecidos pela rede e atenda o consumidor com agilidade e cordialidade.
Conheça seu público
Entender o perfil do seu público fará com que o atendimento seja mais “personalizado”.
Compreender horários e dias que mais se vende, os tipos de produtos/serviços que são mais procurados, quem mais compra estão entre os itens a serem observados.
Ao saber para quem se vende é possível fazer ações de marketing mais assertivas. Esteja preparado(a) para atender a demanda!
Siga o padrão
Quem entra em uma franquia espera receber praticamente o mesmo atendimento, independentemente da loja que frequenta.
Em uma cafeteria Havanna, por exemplo, além dos produtos com qualidade, o cliente sabe que será atendido com cordialidade, agilidade e respeito.
Por isso, seguir o padrão da rede é importante para que a pessoa que frequenta uma das lojas Havanna saiba que vai receber um atendimento com qualidade.
Analise os resultados
Ao fazer pesquisa de satisfação com o cliente, via e-mail ou WhatsApp ou ainda utilizar dados obtidos pela internet, como acesso a sites e redes sociais, os resultados obtidos são capazes de nortear ações para melhorar a jornada de compra do consumidor.
Presença digital
Se o seu negócio está presente na internet, permita que o contato do cliente com sua loja seja o mais fácil e rápido possível.
Investir em sistemas que atendam a demanda é essencial para que a jornada de compra não fique comprometida. É bom para ambos os lados (cliente e lojista).
Havanna, sempre um bom atendimento!
Líder de mercado na Argentina, com mais de 80 anos de tradição reconhecida internacionalmente, a Havanna está presente em mais de 2.500 pontos de venda em mais de 12 países.
Com uma experiência de consumo única para os clientes, fundamentada em conforto, acessibilidade e inovação, a Havanna se desenvolveu baseada em excelência, respeito aos valores e à verdade da marca e seus produtos.
Com relações de transparência, integridade e respeito com fornecedores, colaboradores e clientes, a Havanna é uma ótima opção de investimento, visto que trabalha sempre com inovação, excelência, ética, melhoria contínua, superação dos resultados, comprometimento, valorização humana e experiência de qualidade.
Para saber como se tornar um franqueado, entre em contato.