Ser líder de uma equipe é uma tarefa desafiadora. Por isso, ter as características e atitudes de um bom gestor é condição indispensável para gerenciar uma unidade de franquia.
As habilidades e demais competências de um bom gestor – entre elas as chamadas soft skills – precisam ser trabalhadas e vão desde a dedicação contínua ao negócio até saber se comunicar com a equipe de colaboradores, com os clientes e também com a própria franqueadora.
Além disso, a coordenação feita de modo inteligente e profissional costuma trazer resultados importantes, pois sem dúvida faz toda a diferença entre a desejada saúde financeira do empreendimento e a possibilidade desagradável do encerramento das atividades.
Veja a seguir com o blog de franquias da Havanna, como a eficiência de um bom gestor pode trazer resultados inimagináveis e fazer a diferença para você se tornar um franqueado de sucesso.
Quais as habilidades que um bom gestor precisa ter?
O papel de um gestor envolve tomar decisões estratégicas, gerenciar recursos, organizar o dia a dia, delegar tarefas, motivar e supervisionar membros da equipe.
Ou seja, ao comandar uma operação, o bom gestor precisa sobretudo assimilar o funcionamento de uma empresa a partir de várias funções, com diferentes perspectivas.
Para ser um líder ao pé da letra – e não um “chefão” à moda antiga – em uma unidade de franquia, algumas atitudes fazem a diferença, como:
- Conhecer em detalhes o modelo de negócios da franquia, seus produtos e serviços;
- Ser pró-ativo, conseguindo identificar oportunidades, tomar a iniciativa e assumir a resolução de problemas;
- Manter uma comunicação aberta e clara, ouvindo as dificuldades alheias e fornecendo feedbacks, algo que fortalece muito os relacionamentos dentro da unidade de franquia;
- Fornecer treinamento adequado para que os membros da equipe tenham as habilidades necessárias para realizar o trabalho com eficiência;
- Criar um ambiente de trabalho positivo, com uma atmosfera agradável, onde todos da equipe se sintam valorizados e respeitados, e haja reconhecimento pelo bom desempenho;
- Gerenciar conflitos e crises de forma construtiva, atuando de maneira justa e respeitosa, com soluções que beneficiem a equipe toda;
- Manter-se atualizado às mudanças no mercado e estar disposto a ajustar suas estratégias e práticas conforme necessário;
- Colaborar com outros franqueados por meio do chamado networking, a rede de contatos utilizada para fazer conexões enriquecedoras com pessoas de maior vivência no setor e a preservação de vínculos profissionais.
Como desenvolver habilidades de um bom gestor?
Se você quer ser um bom gestor para a sua franquia ou treinar alguém para tomar essa posição e fazer parte do processo, é preciso seguir alguns processos:
Autoconhecimento
O começo para se tornar um bom gestor é entender as próprias habilidades, pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.
Esse autoconhecimento passa por uma reflexão honesta sobre questões como:
- Competências;
- Estilo de comunicação;
- Gerenciamento do tempo;
- Capacidade de gerenciamento de pessoas.
Desenvolvimento profissional
É necessário buscar oportunidades de se desenvolver dentro do âmbito profissional com capacitação por meio de cursos voltados a cargos de liderança, workshops de gerenciamento, treinamento em habilidades de comunicação e a adaptação a novas tecnologias, além de outras formas de aprendizado contínuo.
Prática diária
Nada substitui a experiência prática, ou seja, o conhecimento acumulado no dia a dia da franquia é ideal para desenvolver pontos de habilidades de gestão.
Ao enfrentar desafios reais e lidar com situações do cotidiano, um bom gestor se desenvolve no papel de liderança.
Desenvolvimento de habilidades interpessoais
Desenvolver a comunicação, a empatia e a capacidade de resolução de conflitos são algumas das habilidades interpessoais essenciais e que precisam estar presentes no processo de trabalho de quem quer se tornar um bom gestor.
Ser um bom gestor traz quais resultados para a franquia?
Um bom gestor pode impactar positivamente a franquia de diferentes maneiras, desde o desempenho operacional até a satisfação dos clientes. Veja mais a seguir:
Eficiência operacional
As operações diárias executadas de maneira eficiente passam pelas mãos de um bom gestor. Essa eficácia causa ótimos frutos, como o aumento na produtividade, redução de custos operacionais e melhoria geral do desempenho operacional da franquia.
Satisfação do cliente
Uma gestão competente garante a entrega de um serviço de alta qualidade e atendimento humanizado ao cliente.
A partir dessa experiência positiva, haverá a fidelização e o consequente aumento nas vendas, além de uma boa reputação da franquia.
Engajamento da equipe
Por meio de um treinamento adequado, feedbacks de qualidade, comunicação aberta e manutenção de um ambiente seguro de atitudes tóxicas, os funcionários têm tudo para se sentirem mais motivados.
Por sua vez, uma equipe engajada entrega mais produção, criatividade e comprometimento.
Essas atitudes, aliás, conseguem também uma maior retenção dos talentos do time e diminuição da rotatividade, o que economiza tempo e dinheiro gastos em treinamento e custos adicionais para a contratação de novos colaboradores.
Conformidade com as políticas da franqueadora
Entender o modelo de negócio da franquia e suas políticas internas é parte do trabalho de um bom gestor.
Atuar dentro desse padrão estabelecido ajuda a garantir a consistência da marca, a solidez do negócio e o cumprimento de regulamentações e requisitos legais.
Lucratividade
O lucro da franquia é o que o gestor e a franqueadora com certeza mais almejam.
Uma gestão eficiente contribui para uma melhor administração dos recursos, controle de custos, maximização de vendas e criação de valor para os clientes, ações essas que resultam em lucratividade.
Seja um bom gestor com as franquias da Havanna
A operação eficiente e o suporte operacional oferecidos pela Havanna são contribuições preciosas e comprovadas para você alcançar o sucesso como um bom gestor.
No Brasil desde 2006, a Havanna tem mais de 200 unidades em funcionamento, fazendo do país a segunda maior rede franqueada da marca.
A Havanna tem dois modelos de negócio para investimento: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 300 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 350 mil.
Ficou interessado em se aliar a uma marca de sucesso? Veja mais informações aqui.