Saiba como evitar erros em franquias

5 erros para evitar e não levar sua franquia ao fracasso 

Quem escolhe investir no mercado de franquias quer evitar erros, já que o modelo é testado no mercado e tem todo o know-how da marca. 

O número de investimento nesse segmento é alto no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), “o mercado de franquias no Brasil voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal de 13,8% em relação a 2022”.

Ainda segundo a ABF, “a taxa média de abertura de novas operações na amostra alcançou 17,3% no ano passado – ante 14,9% em 2022 – e 5,9% das operações fecharam (um pouco menos do que no ano anterior, que foi de 6%), resultando num saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022”.

Para manter a franquia operando e com lucros, o franqueado deve ficar atento para não cometer alguns erros. Neste texto, confira quais são esses erros.

Erros que podem levar uma franquia ao fracasso

Antes de ver quais são os erros, saiba que investir em uma franquia tradicional pode ajudar a reduzir os riscos de insucesso. 

Segundo o Sebrae, “o modelo tradicional de negócio foi replicado a partir de algo que está dando dinheiro e bons resultados para o empreendedor; e que tem pelo menos alguns anos no mercado e experiência suficiente para transferir o case de sucesso a seus franqueados. Isso faz com que o futuro franqueado reduza realmente seu risco ao investir”.

Sabendo disso, veja agora quais são os erros para serem evitados.

Localização

Entender o público-alvo do seu negócio ajuda, e muito, a encontrar o local ideal para a instalação do seu negócio.

Muitas franqueadoras têm uma equipe especializada para ajudar nesse momento de decisão do ponto comercial. 

A má localização pode desestimular os clientes a irem até o seu estabelecimento. Com poucos clientes a conta não fecha no fim do mês.

Planejamento financeiro

Além de ter o valor total do capital de giro para fazer o investimento, o franqueado deve ter uma reserva para eventuais imprevistos.

Controlar bem o fluxo de caixa ajuda a fazer projeções e a ter estimativas sobre o balanço financeiro da empresa. Dessa forma, é possível fazer uma “prevenção” para que a franquia não fique sem dinheiro em caixa.

Não seguir o padrão

Ao escolher investir em uma franquia, o empreendedor opta por um modelo de negócio já testado no mercado.

Não seguir os padrões da  franqueadora coloca em risco o negócio, pois o cliente que procura uma loja franqueada espera ter o mesmo padrão em qualquer unidade. Se algo sai diferente do esperado, o consumidor pode não retornar.

Treinamentos

Tanto o empreendedor quanto os colaboradores devem fazer o treinamento oferecido pela franqueadora.

É o treinamento que vai garantir a padronização do serviço oferecido ao cliente e, consequentemente, o sucesso da franquia.

Sazonalidade

Seguindo os padrões da franqueadora, o franqueado pode (e deve) aproveitar a sazonalidade para aumentar o faturamento.

Oferecer apenas um tipo de produto ou serviço ao longo de todo o ano é deixar passar oportunidades de maximizar as vendas.

Fazer promoções aproveitando datas (inclusive as regionais), criar ações que envolvam os clientes – tudo dentro do padrão exigido pela marca – podem ajudar a atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Havanna – décadas de experiência

A Havanna foi fundada em 1939, na Argentina, como uma fábrica de alfajores e se tornou uma rede de cafeteria referência em iguarias argentinas. 

Está presente em vários países como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México, Espanha e no Brasil.

Ao investir na Havanna, você estará colocando seu dinheiro em uma marca tradicional, com produtos premium, preços acessíveis, sendo um dos negócios  com melhor desempenho de franquias de café.

Para mais informações sobre como se tornar um franqueado, clique aqui.

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