O sucesso de uma rede de franquias está diretamente ligado à força da sua marca. Quanto mais forte e reconhecida no mercado, mais ela desperta o interesse de potenciais franqueados, além de atrair consumidores, parceiros e fornecedores.
Esse processo passa pela construção de um branding, que de forma generalizada é gestão da marca. Isso inclui criar um posicionamento forte, ou seja, levar aos consumidores uma imagem de marca que os atraia.
Assim, a marca consegue chegar ao maior número de consumidores possível dentro do universo do público pretendido. Por isso, esse é um fator determinante para impulsionar o sucesso do franqueado e da rede de forma geral.
Ao construir uma empresa do zero, o empreendedor terá o desafio de consolidar a sua marca no mercado. Já ao investir em uma franquia, ele pula essa etapa, pois se trata de um negócio que já tem o reconhecimento do público.
Por que a reputação da marca é importante?
A reputação ou imagem de uma marca envolve um conjunto de percepções que o público tem sobre a empresa. Na prática, podemos afirmar que ela está diretamente ligada à visão dos clientes sobre o alinhamento dos valores do negócio.
Seja uma empresa comum ou uma rede de franquias, construir uma boa imagem faz toda a diferença. Quando a marca é consolidada, fica muito mais fácil fidelizar os clientes.
No caso das franquias, a construção da marca é um fator essencial para implantar a padronização. Com isso, o cliente consegue medir a distância entre a imagem prometida pela marca e a entrega real na experiência de compra.
Vantagens de abrir uma franquia com a marca reconhecida
Investir em uma franquia por si só já gera uma série de benefícios para o empreendedor. Se a marca tem uma boa reputação dentro do segmento, as chances de sucesso ficam ainda maiores.
Veja a seguir algumas das principais vantagens!
Empresa testada e aprovada
Os modelos de franquias são negócios já testados e que deram certo, facilitando o sucesso. No entanto, o franqueado precisa trabalhar muito e seguir à risca o modelo proposto pelo franqueador.
Menor esforço com marketing
Em geral, toda rede de franquia conta com o seu próprio departamento de marketing ou publicidade. Esse setor está sempre trabalhando para trazer inovações e alcançar novos clientes.
Ao investir em uma franquia, os franqueados precisam pagar uma taxa de publicidade. Em contrapartida, eles podem usufruir de toda a estratégia de divulgação elaborada para a rede.
Além disso, o franqueado já saberá logo de cara qual o público-alvo do seu negócio e também terá uma base de consumidores por conta do reconhecimento da marca.
Mais segurança
Todo investimento possui riscos, mas no caso das franquias, eles são reduzidos. Isso se deve ao fato do histórico comercial da organização poder ser previamente avaliado pelo investidor antes de decidir por sua aquisição.
Nesta etapa, é muito importante pesquisar sobre a marca, com o objetivo de levantar todas as informações pertinentes a esse tipo de negócio.
Resistência aos desafios do mercado
As redes de franquias antes de iniciarem sua expansão, geralmente se encontram no mercado por um período de no mínimo dois anos. Esse é um indicador que mostra que a marca consegue se manter competitiva mesmo diante de instabilidades do mercado.
Além disso, é possível compreender como a rede lida com problemas e adversidades, o que vai contribuir para tomar a melhor decisão na hora de escolher uma franquia.
Mapeamento dos fornecedores
Outro ponto relevante é que a franqueadora elabora uma lista com todos os fornecedores que também serão parceiros de negócios com a unidade franqueada. Esse fato é relevante, tendo em vista que se tratam de marcas conhecidas e que passam maior credibilidade e confiança.
Por esses contratos terem sido mapeados pelo franqueador também evita que o franqueado perca tempo realizando pesquisa dos melhores fornecedores.
Colha os benefícios da marca Havanna!
Com mais de 80 anos de tradição, a marca Havanna está presente em 12 países, com mais de 2.500 pontos de venda pelo mundo. Se você busca uma franquia de cafeteria reconhecida, essa é a opção certa para você.
São dois modelos de lojas disponíveis: a cafeteria tradicional e “To Go”. A primeira conta com uma metragem de 40 m² e investimento inicial de R$ 350 mil. Já a segunda tem uma metragem de 30 m² e investimento inicial de R$ 300 mil.
O tempo estimado de retorno do investimento é de 18 a 36 meses e o potencial de lucratividade é de 12% a 15%. Acesse aqui e saiba mais sobre as franquias da Havanna!