Sabia que o WhatsApp é a plataforma de comunicação preferida dos consumidores brasileiros?
Um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), encomendado pela Yalo, revelou que o aplicativo de mensagens instantâneas é o meio de comunicação mais popular entre empresas e clientes no país.
Segundo os dados coletados pelo IDC, as plataformas de mensagem são as favoritas dos consumidores, com o WhatsApp no topo, recebendo 88% das preferências.
Confira a seguir algumas facilidades que a plataforma de mensagens pode oferecer aos clientes e franqueados. Vamos lá?
Por que utilizar o WhatsApp?
Estima-se que mais de 90% dos celulares brasileiros tenham o aplicativo de mensagens instalado no celular e, utilizá-lo no seu negócio, pode facilitar o atendimento ao cliente.
Além disso, o WhatsApp cumpre alguns requisitos importantes na hora de oferecer um suporte de qualidade, como:
Retorno rápido
O WhatsApp permite respostas quase instantâneas, melhorando significativamente a experiência do cliente. Especialmente quando ele entra em contato para tirar dúvidas ou para reportar algum problema.
A comunicação em tempo real ajuda a resolver adversidades com agilidade, responder a perguntas e até evitar insatisfação devido à demora em retornar o contato do cliente.
Facilidade de uso
A interface amigável e familiar do WhatsApp torna a interação mais simples tanto para os clientes quanto para as empresas, que podem optar pelo aplicativo para facilitar o contato B2C e fugir de outras alternativas que exigem treinamento interno e podem ser mais complexas para o consumidor.
Além disso, a maioria das pessoas já está confortável usando o aplicativo para a comunicação diária, por isso não terá dúvidas na hora de mandar mensagem para o suporte do seu negócio.
Personalização e automação
Por ser muito popular entre as empresas, o WhatsApp permite respostas automáticas e suporta o uso de chatbots, que podem ser personalizados para suprir a demanda do cliente.
Essa alternativa de atendimento ainda permite que o suporte funcione todos os dias, em qualquer horário, melhorando a eficiência e a satisfação do cliente.
Integração do WhatsApp com outras ferramentas
O WhatsApp pode ser integrado ao CRM e a outras ferramentas de gestão.
Isso facilita a coleta e análise de dados de interação com clientes, permitindo um atendimento mais estratégico.
Além da implementação de campanhas personalizadas para a plataforma de mensagens, como alertas de promoção.
Multifuncionalidade
O WhatsApp oferece chamadas, envio de imagens, vídeos e documentos, tornando a plataforma versátil para diversas necessidades de atendimento ao cliente.
Por exemplo, se na sua unidade Havanna você realiza entregas e, ao receber o pedido, seu cliente percebe que os produtos vieram errado, ele pode enviar uma foto relatando o que aconteceu para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.
Catálogo
A partir dessa solução nativa do WhatsApp Business, é possível organizar todos os itens disponíveis no cardápio da loja, separando-os por categorias como:
- bebidas quentes;
- bebidas geladas;
- tortas;
- salgados.
Isso ajuda os clientes a encontrem o que procuram com mais facilidade, sem precisar entrar em contato com o atendente para solicitar o cardápio em PDF, por exemplo. Além de otimizar a visualização das opções de produtos disponíveis.
A plataforma de mensagens é segura?
Sim! O WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta para todas as comunicações feitas pelo aplicativo (seja na versão web, desktop ou mobile).
Isso significa que apenas o remetente e o destinatário podem ler as mensagens enviadas, nem mesmo o próprio WhatsApp pode acessar o conteúdo das conversas.
E para o uso empresarial da plataforma, eles garantem:
- Conformidade regulamentária: a criptografia ajuda as empresas a cumprir regulamentos de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, que exige a proteção dos dados pessoais dos consumidores.
- Proteção de dados comerciais: a segurança das comunicações é vital para proteger informações comerciais sensíveis, como: negociações, estratégias e dados de clientes, evitando vazamentos que possam comprometer a reputação da empresa.
Benefícios adicionais
- Engajamento do cliente: o uso do WhatsApp pode aumentar o engajamento dos clientes ao permitir uma comunicação mais direta e personalizada, resultando em uma maior fidelização e satisfação do consumidor.
- Economia de custos: ao utilizar o aplicativo de mensagens como principal meio de contato, é possível reduzir os custos de atendimento ao cliente e eliminar a necessidade de sistemas de comunicação mais caros, como call centers.
- Acessibilidade e inclusão: a plataforma é acessível para pessoas de todas as idades e habilidades técnicas, tornando-a uma ferramenta inclusiva para a comunicação com clientes de diferentes perfis.
Seja um franqueado Havanna!
Com produtos de altíssima qualidade, a Havanna é uma das cafeterias mais aclamadas pelos brasileiros e reconhecida internacionalmente.
Com dupla operação nos setores de cafeteria e doceria, é possível atender as mais variadas necessidades dos clientes com um portfólio de produtos premium que podem ser consumidos no local ou presentados.
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