Franquias

Franquias de alimentação continuam em ascensão no país

O mercado de franquias no Brasil continua apresentando um desempenho acima da média, e o setor de food service se destaca como um dos principais propulsores desse crescimento. 

No primeiro semestre de 2024, o segmento registrou um aumento de 16,4% em seu faturamento, alcançando a marca de R$ 9,24 bilhões, conforme dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Os números evidenciam a solidez e o potencial das franquias alimentícias, reforçando a capacidade do nicho em se manter atrativo e resiliente, mesmo em cenários econômicos adversos.

Principal fator de crescimento

Com a crescente busca por praticidade, houve uma mudança significativa nos hábitos de consumo, cada vez mais, as pessoas estão optando por fazer as refeições fora de casa ou com o auxílio de serviços de delivery

Segundo o levantamento Consumer Insights do primeiro trimestre de 2024, realizado pela Kantar, houve um aumento significativo no consumo fora do lar em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

O estudo revelou um crescimento de 34% em valor gasto, 14% em unidades consumidas e 31% em ocasiões de consumo.

Além disso, os pedidos via delivery ganharam força, atingindo o maior volume em dois anos. 

O aumento foi estimulado por um crescimento de 46% na frequência e 16% no volume médio no último trimestre. 

Os consumidores recorreram principalmente aos aplicativos dos estabelecimentos para realizar pedidos de delivery, com uma alta de 60% no volume de compra.

Oportunidades para investidores

O cenário atual apresenta uma oportunidade para empreendedores interessados em investir no setor de franquias de alimentação. 

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, destaca que “o franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras”.

Além disso, o setor tem se mostrado resiliente e capaz de se reinventar, desenvolvendo operações que vão ao encontro do consumidor. 

O crescimento de formatos como conveniências, minimercados autônomos e cafeterias demonstra essa capacidade de adaptação.

O futuro das franquias food service

As perspectivas para o setor de franquias de alimentação no Brasil continuam otimistas. 

A recuperação econômica pós-pandemia e o aumento do consumo têm contribuído significativamente para o crescimento do setor. 

Além disso, a constante inovação e a busca por eficiência operacional prometem manter o nicho em uma trajetória ascendente.

Pensa em começar no ramo de franquias?

Para aqueles que consideram investir em uma franquia de alimentação, é fundamental realizar uma análise cuidadosa do mercado, principalmente regional, e escolher uma marca que possa atender a demanda dos consumidores locais.

Outro aspecto fundamental é escolher uma franqueadora que compartilhe valores e objetivos coerentes e alinhados aos do franqueado, além de estar preparado para os desafios e oportunidades que o setor oferece. 

Com o suporte adequado e um modelo de negócio sólido, as franquias de alimentação são uma opção atrativa para empreendedores que buscam sucesso no competitivo mercado brasileiro.

Conheça as opções de franquia Havanna

Se você pretende investir em uma franquia reconhecida internacionalmente, que já tem uma forte reputação de qualidade, sabor e excelência no mercado, a Havanna é uma ótimaescolha. 

Além de contar com um modelo de negócios consolidado, ela oferece suporte para assegurar que todas as exigências operacionais e estratégicas sejam cumpridas.

São diferentes modelos de franquia disponíveis, como a cafeteria tradicional e a to go.

Quer saber mais sobre como fazer parte desse time de sucesso? Entre em contato com a Havanna e descubra as oportunidades disponíveis para novos franqueados!

Compartilhe:

Leia também: