Planejamento

O papel da franqueadora no crescimento da franquia 

Abrir uma franquia é uma excelente opção de investimento. Com ela, o investidor pode empreender em uma operação que já foi testada e é reconhecida pelo público. Um dos principais pontos-chave para esse sucesso é a franqueadora. 

Ela é a proprietária da marca e faz a concessão do direito de uso para franqueados interessados em replicar o modelo de negócio em outros locais. Ao investir nesse modelo de negócio, o empreendedor não vai precisar começar a operação do zero. 

O setor de franquias também está em alta. Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o terceiro trimestre de 2024 resultou em uma receita de R$ 70,2 bilhões, com faturamento de 12,9%. 

Para ter sucesso no franchising, é fundamental pesquisar não só sobre a marca, mas também sobre as vantagens que a franqueadora oferece. Conheça mais a seguir sobre o papel da detentora da marca no sucesso do negócio. 

Responsabilidades da franqueadora 

Em uma relação entre franqueado e franqueadora é muito importante que cada um conheça os seus direitos e deveres. Com isso, a ligação entre as duas partes será saudável, aumentando as chances de sucesso do negócio. 

No geral, a franqueadora cede o direito de uso da marca e recebe royalties do franqueado por esse uso. Porém, é fundamental que o franqueado também saiba quais são as responsabilidades da outra parte .

Filtrar candidatos 

Negociação
Franqueadora deve filtrar candidatos.

Para garantir a excelência da operação, a franqueadora deve trabalhar para que todos os franqueados estejam alinhados com a missão e os objetivos da marca. Isso envolve estabelecer um perfil ideal de franqueados e se manter nessa linha. 

A vontade de crescer no mercado não pode se sobrepor a necessidade de ter perfis qualificados na rede. Se a franqueadora tem um critério consistente para selecionar os seus candidatos, esse é um bom indicativo. 

Oferecer treinamentos 

A etapa mais importante do franchising é a transferência do know-how para os franqueados. É por meio deste processo que as unidades podem replicar o sistema já bem-sucedido da marca. 

Por isso, uma das principais responsabilidades da franqueadora é promover o treinamento e capacitação dos responsáveis pelas novas lojas. Essa etapa pode ocorrer com aulas físicas, disponibilização de materiais e até mesmo por meio de vídeos na internet. 

O objetivo é que ao final deste treinamento, o franqueado esteja preparado para administrar a unidade, mantendo a mesma qualidade de serviço e produtos oferecidos por toda a rede. 

Dar suporte 

Um dos principais pontos que levam os investidores a uma franquia é a possibilidade de ingressar no negócio mesmo sem ter muita experiência em gestão. Portanto, para que as unidades tenham um bom desempenho e a marca torne-se referência no mercado, a rede deve fornecer um suporte de qualidade. 

Isso significa estar disponível para o franqueado sempre que ele precisar. Vale lembrar que um FAQ, por exemplo, pode resolver a maioria das dúvidas do franqueado sem necessariamente envolver um atendimento ao vivo. 

A maioria dos problemas que ocorrem em uma rede de franquias podem ser previstos pela franqueadora. Desta forma, você pode deixar as respostas para os seus franqueados. 

Realizar o marketing 

Além do pagamento de royalties, o franqueado também paga uma taxa de fundo de propaganda. Isso ocorre pelo fato do planejamento das ações de marketing também serem de responsabilidade da franqueadora.

A proprietária da marca precisa pensar em estratégias de marketing que funcionem para toda a rede, enquanto os franqueados podem propor campanhas e trabalhar a própria divulgação, com aprovação da franqueadora, localmente.

O monitoramento das estratégias de marketing é fundamental para atrair a clientela e também novos franqueados para a rede de franquias.

Invista na Havanna! 

Presente em 12 países e com mais de 2.500 unidades ao redor do mundo, a Havanna conta com uma operação eficiente para quem busca investir em franquias. 

São dois modelos disponíveis: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com o tempo de retorno estimado entre 18 a 36 meses. Já o potencial de lucratividade varia de 12 a 15%. 

Como franqueadora, a Havanna oferece: 

  • Projeto arquitetônico personalizado; 
  • Análise de viabilidade do ponto comercial; 
  • Suporte operacional; 
  • Apoio de marketing e trade marketing; 
  • Consultoria de campo; 
  • Software de gestão; 
  • Serviço de atendimento ao franqueado;
  • Treinamento e capacitação.

Conheça mais sobre as franquias da Havanna aqui. 

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