Seja pela manhã, após o almoço ou no meio da tarde, o cafezinho é presença garantida no cotidiano dos brasileiros. E esse cenário de alto consumo tem um impacto no mercado de cafeterias!
De fato, o brasileiro é um grane fã da bebida. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de consumo de café, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Esse cenário favorável impulsiona diretamente o mercado de cafeterias no Brasil, que vem passando por uma constante evolução nas últimas décadas.
Mesmo em 2020, um ano marcado por incertezas e desafios econômicos causados pela pandemia de Covid-19, o setor movimentou mais de R$ 27 bilhões, representando um crescimento de 64% em relação aos cinco anos anteriores.
Para você conhecer mais sobre a evolução do mercado de cafeterias no Brasil, o blog da Havanna preparou um texto completo sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!
Panorama atual do mercado de cafeterias no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), 95% da população brasileira consome café regularmente, incluindo o consumo dentro de casa, mas também em padarias, lanchonetes, bares e, claro, nas cafeterias, que foram protagonistas desse aumento de consumo.
Durante a pandemia, apesar do fechamento temporário de muitos estabelecimentos, o consumo de café aumentou 35%, segundo a ABIC.
Esse crescimento levou ao fortalecimento de novas modalidades de consumo, como o delivery do setor de foodservice, que hoje já é uma realidade consolidada em muitas cidades brasileiras.
Além disso, o Brasil continua sendo o maior exportador de café do mundo. Esse desempenho expressivo impulsiona o mercado interno e atrai empreendedores interessados em abrir uma cafeteria.
Franchising: uma porta de entrada promissora para o mercado de cafeterias
O modelo de franquias de cafeterias tem se mostrado uma excelente alternativa para quem deseja investir no setor. Para quem deseja investir com segurança, essa modalidade é uma excelente alternativa.
Um dos grandes destaques do setor é a Havanna, rede internacionalmente conhecida pelos seus deliciosos alfajores, doce de leite e, claro, cafés de alta qualidade.
Com forte presença no Brasil, a Havanna oferece aos franqueados um modelo de negócio atrativo, que combina tradição, sofisticação e um cardápio variado, de altíssima de qualidade.
Além de contar com uma marca consolidada, o franqueado recebe suporte completo da rede, incluindo treinamento, assessoria operacional, e estrutura de marketing — fatores fundamentais para o sucesso da unidade. Saiba quanto custa para abrir uma franquia da Havanna acessando aqui.
De acordo com o Euromonitor, existem cerca de 3,5 mil cafeterias no Brasil. Desse total, aproximadamente 1,2 mil são franquias ou unidades de grandes redes.
Esse número apenas mostra como o mercado de franquias de café oferece mais segurança e estrutura, o que se traduz em maiores chances de sucesso para o investidor!
Tendências que impulsionam o mercado de cafeterias no Brasil
Diversas tendências têm fortalecido o segmento, tornando-o ainda mais atrativo:
- Crescimento da profissão de barista: abusca por cursos e capacitações na área aumentou, com muitos profissionais se especializando na arte de preparar cafés diferenciados. Isso eleva o padrão de atendimento e a qualidade das bebidas servidas;
- Valorização da qualidade: cafeterias têm investido cada vez mais em ingredientes premium, cafés especiais e grãos selecionados. Experiências personalizadas têm se tornado um diferencial;
- Diversificação do cardápio: muitos estabelecimentos oferecem mais do que apenas café, como a Havanna, que oferece dupla operação: de cafeteria e doceria;
- Inovação e experiência: ambientes aconchegantes e atendimento qualificado são cada vez mais valorizados pelos consumidores.
Oportunidades do setor
Com um produto altamente consumido, um setor que segue em expansão e uma clientela que busca experiências de consumo diferenciadas, as oportunidades para empreender são significativas.
A evolução do mercado de cafeterias no Brasil reflete o amor dos brasileiros pelo café e o potencial desse segmento dentro do setor alimentício.
Se você pensa em empreender, o universo das cafeterias pode ser a combinação perfeita entre paixão, tradição e oportunidade. Aproveitar essa tendência junto a um modelo de negócio já consolidado pode significar o sucesso no setor!
Comece a sua história no mercado de cafeterias com a Havanna!
Com o apoio de uma marca como a Havanna, é possível iniciar uma jornada empreendedora com mais segurança.
A Havanna oferece um caminho comprovado para você alcançar sucesso e crescimento consistente no mercado brasileiro de cafeterias, com potenciais lucros de até 15%!
Saiba como se tornar um franqueado Havanna acessando aqui!