“É seguro empreender?” Esse é um dos questionamentos mais comuns quando ocorre uma crise financeira. No mundo das franquias, a resposta para essa pergunta é sim.
Um exemplo disso foi a pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 43,9% de 2020 a 2023, com destaque para o segmento de alimentação.
Confira no texto a seguir os principais fatores que fazem com que o mercado de franquias seja um dos mais seguros para se investir.
Como funciona o sistema de franquias?
O franchising é um modelo empresarial cujo modelo de operação é transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou o modelo inicial.
A franquia é um modelo de negócio muito interessante para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de administração.
Vantagens
Ao investir em uma marca já consolidada, o franqueado não precisa construir uma reputação do zero. Com isso, o empreendedor pode começar a ter sucesso logo no início da operação e recuperar os valores do investimento inicial de forma mais rápida.
Para empreendedores sem experiência, essa é uma ótima oportunidade de aprendizado. Para manter a padronização da marca, as franqueadoras oferecem treinamentos e compartilham o know-how, permitindo que o investidor tenha uma unidade com processos já testados e aprovados no mercado.
O franqueado também não precisa se preocupar em elaborar uma campanha de marketing. A franqueadora já investe em publicidade nacional, fazendo com que a marca seja conhecida entre o público-alvo.
Além disso, a taxa de sucesso e continuidade do negócio tende a ser maior. Segundo a ABF, mais de 90% das franquias permanecem ativas após cinco anos, contra apenas 40% dos negócios independentes.
O que torna as franquias tão resistentes?
As franquias se provaram uma ferramenta robusta para recuperar a economia de países em reconstrução ao longo da história. Sua flexibilidade e capacidade de adaptação a cenários permitiram que empresas sobrevivessem e, em muitos casos, prosperassem quando o mercado parecia incerto.
Veja a seguir algumas características que fazem com que esse modelo seja resistente a crises financeiras.
Capacidade de adaptação
As grandes redes possuem uma capacidade de adaptação rápida às dificuldades impostas pelo mercado. Na pandemia, por exemplo, muitas lojas no setor de alimentação precisaram estruturar os seus serviços de delivery para manter as atividades.
Poder de negociação
As franquias têm um grande poder de negociação com os seus fornecedores, pelo fato de realizarem compras em grandes volumes. Isso permite que a marca obtenha melhores preços para os seus insumos e produtos.
Por outro lado, pequenos negócios acabam pagando mais caro, o que compromete a margem de lucro e dificulta a competitividade no mercado.
Preferência do consumidor
Em tempos de incerteza, provocados por crises econômicas, é comum que os consumidores procurem dar preferência para marcas já conhecidas. Isso se deve ao fato de elas já terem uma imagem consolidada e transmitirem segurança.
Enquanto negócios tradicionais enfrentam incertezas, franquias se destacam pela solidez, suporte e modelo replicável. Se você busca um investimento com menor risco e potencial de retorno consistente, o franchising é uma das melhores opções.
Invista na franquia da Havanna!
A Havanna é um exemplo de como as franquias podem resistir a crises. Durante a pandemia de Covid-19, a rede apresentou um crescimento de 115% no faturamento das unidades brasileiras.
São mais de 80 anos de tradição, com 2.500 pontos de venda em 12 países, oferecendo uma marca tradicional, preços acessíveis e uma experiência de consumo única.
São dois modelos de franquias disponíveis: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado de 18 a 36 meses e potencial de faturamento de 12 a 15%.
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