Quem pensa em investir no setor de franchising, mas ainda não empreende neste mercado, costuma esbarrar em dúvidas sobre o que significam os termos: franquia, franqueado e franqueadora.
Isso porque conhecê-los é, de fato, o primeiro passo para quem busca empreender neste modelo de negócio. No entanto, saber a diferença entre franquia, franqueado e franqueadora não precisa ser um grande problema.
Pensando nisso, o blog da Havanna preparou um texto completo sobre o que significa cada um desses termos, como eles se relacionam e qual é o papel de cada parte nesse ecossistema de franchising. Continue a leitura e saiba mais!
O que é uma franquia?
A franquia é um modelo de negócio onde uma empresa (chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso de sua marca, know-how, processos operacionais, estrutura de marketing e suporte técnico.
Esse modelo permite que o franqueado abra uma unidade da marca já consolidada no mercado, seguindo padrões previamente estabelecidos pela franqueadora.
Em troca, o franqueado paga taxas como o valor inicial da franquia, royalties e, em alguns casos, um fundo de propaganda.
Ao abrir uma unidade da Havanna, por exemplo, o empreendedor adquire o direito de comercializar produtos como alfajores, cafés especiais e sobremesas típicas da marca argentina mais amada do Brasil, utilizando o nome e a estrutura da franqueadora.
E o franqueado? O que significa?
Como vimos, o franqueado é o investidor ou empreendedor que compra o direito de operar uma unidade da franquia.
Ou seja, ele é o responsável direto pela gestão do negócio, contratação de equipe, operação do ponto de venda e atendimento ao cliente final, seguindo os padrões e diretrizes da franqueadora.
A vantagem para o franqueado é que ele se beneficia da credibilidade de uma marca já consolidada e do suporte constante para operação e crescimento da unidade.
Por isso, mesmo quem não tem experiência prévia em gestão pode alcançar bons resultados, desde que siga o modelo proposto pela franqueadora.
O que é uma franqueadora?
Se o franqueado é o investidor, a franqueadora é a empresa proprietária da marca e do modelo de negócio.
Portanto, é ela quem desenvolve, organiza e fornece o suporte necessário para que as unidades franqueadas operem de forma padronizada e lucrativa.
Além de orientar os franqueados, a franqueadora é responsável por atualizar os processos, lançar novos produtos, garantir a qualidade da marca e realizar campanhas de marketing que beneficiam toda a rede.
No caso da Havanna, por exemplo, a franqueadora oferece suporte completo em todas as fases do negócio — da escolha do ponto à inauguração e operação do dia a dia.
Resumindo as diferenças:
Termo | Papel Principal | Exemplo na Havanna |
Franquia | Modelo de negócio com marca e processos definidos | Modelo de negócio padronizado de cafeteria e doceria |
Franqueado | Pessoa que adquire o direito de operar a unidade | Dono da unidade Havanna |
Franqueadora | Empresa que licencia a marca e oferece suporte | Havanna como marca e estrutura |
E por que investir em uma franquia, como a Havanna?
Com sucesso internacional e consolidação no Brasil, a marca é reconhecida por seus produtos exclusivos, como os alfajores, e todos com alto padrão de qualidade.
Ao investir em uma franquia Havanna, o empreendedor tem acesso a:
- Uma marca internacionalmente reconhecida;
- Modelos de negócio versáteis: quiosque, cafeteria ou loja;
- Suporte completo ao franqueado.
- Alta aceitação do público consumidor;
- Alto potencial de lucratividade;
- Retorno sobre o Investimento (ROI).
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