Franqueado

A importância do franqueado na rotina da loja 

“A prática leva à perfeição”. Esse ditado popular ressalta a importância de repetir e aprimorar hábitos para atingir o máximo de excelência possível. Essa frase pode ser aplicada perfeitamente para o franqueado de uma rede. 

Abrir o próprio negócio requer esforço e dedicação, mas também planejamento e organização. Embora o franqueado tenha acesso a todo o know-how da franqueadora, algumas questões exigem a famosa “experiência de campo” para serem resolvidas. 

Por isso, é muito importante que o franqueado entenda que a abertura de uma unidade marca o início de um processo e não o fim. Estar presente na rotina da loja pode trazer diversos benefícios para a produtividade e ajuda identificar de maneira eficaz o que não está dando certo. 

Motivos para o franqueado estar presente 

A partir do momento em que o empreendedor assina o contrato para se tornar um franqueado, ele passa por diversas reuniões e treinamentos fornecidos pela franqueadora. 

Para replicar todo esse conhecimento, é fundamental que o franqueado esteja presente no dia a dia da loja. Confira alguns motivos e benefícios para acompanhar o progresso da unidade de perto. 

Conhecimento de mercado 

Por ser o investidor, o maior interessado em conhecer o mercado e suas oscilações é o franqueado. Portanto, estar habituado ao segmento garante ao empreendedor experiência o suficiente para se adaptar aos novos cenários que a economia pede. 

Feedbacks 

Estando presente na unidade, o franqueado consegue acompanhar os feedbacks in loco e tem a oportunidade de gerar melhorias no atendimento (se for necessário). 

Os colaboradores também podem fornecer informações importantes como gargalos na produção e outras questões que impactam o bom funcionamento do negócio. 

Relacionamento com o cliente 

A construção de uma boa relação com os clientes é fruto de como o empreendedor reage aos feedbacks. O público gosta de ser bem recebido nas lojas e de se sentir importante. 

Isso significa que, de vez em quando, o franqueado pode, por exemplo, receber os clientes na porta. Essa atitude faz com que eles se sintam acolhidos e consequentemente, mais dispostos a retornar. 

Controle de qualidade 

Para que uma franquia consiga manter seus padrões de qualidade, é necessário que as unidades cumpram as diretrizes estabelecidas em contrato. O principal responsável por isso é justamente o franqueado. 

Para isso, é imprescindível que o proprietário esteja disposto a participar ativamente da rotina da unidade. Seja na administração, vendas e finanças, o empreendedor precisa garantir que o processo ocorra com a máxima excelência possível. 

Essa participação também garante um relacionamento saudável com a franqueadora, já que o franqueado terá conhecimento para prestar todas as informações solicitadas com exatidão. 

Com isso, o franqueado pode sugerir mudanças e melhorias necessárias para a rede. 

Como organizar uma rotina 

Para estar presente no dia a dia da unidade, o franqueado precisa ter organização, já que são diversas demandas e preocupações que ele precisa lidar de forma paralela. 

O primeiro passo é criar uma lista de tarefas, organizando todas as ações por ordem de importância/prioridade e assim definir quais atividades serão realizadas em cada dia. Para isso, ele pode optar por ferramentas online para ter maior controle. 

Com as tarefas definidas, faça um planejamento para os seus compromissos. Por exemplo, se alguma das tarefas demanda sair da unidade, aproveite para fazer outras atividades previstas também no ambiente externo para otimizar o tempo. 

Se for o caso, delegue algumas tarefas para os seus colaboradores. Descentralizar algumas decisões gera menos preocupações e o franqueado poderá tomar decisões mais assertivas. 

Dê uma atenção especial também aos e-mails. Não deixe muitas mensagens se acumularem na caixa de entrada. Apague o que não é necessário e estabeleça uma rotina para ler os e-mails pelo menos uma vez por dia.

Por fim, separe um tempo para você mesmo. Assim como se deve evitar utilizar as redes sociais durante o expediente para não afetar a produtividade, o contrário também é válido. 

Inclua as suas demandas pessoais na rotina e tenha momentos só seus para ler, estudar, divertir-se com a família. Isso ajuda a diminuir o estresse que gerir um negócio causa e permite que futuras decisões sejam tomadas com a cabeça mais fria. 

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