Construir uma rede de networking qualificada ajuda profissionais e empresas a obterem insights valiosos e se manterem atualizados com as últimas tendências do mercado.
Mas, além disso, uma rede de relacionamentos proporciona acesso a um vasto conjunto de conhecimentos, recursos e cases de sucesso ou insucesso que podem ser decisivos para a inovação e o crescimento do seu negócio.
Isso é válido especialmente no mundo das franquias, em que ouvir diferentes experiências de pessoas que atuam em um mesmo nicho pode ajudar na assertividade e a prever erros que foram cometidos por outras pessoas.
Confira a seguir, diferentes benefícios que um bom networking pode fornecer para o seu negócio.
Compartilhamento de práticas e experiências
Apesar de toda rede de franquias possuir seu próprio manual de conduta e boas práticas, há situações que nem sempre estão previstas nas diretrizes da empresa.
E uma das maiores vantagens do networking entre franqueados é a possibilidade de compartilhar experiências sobre um mesmo negócio.
Cada franqueado pode ter descoberto métodos ou estratégias que funcionam bem em suas unidades e, ao compartilhar essas informações, outros colegas podem se beneficiar e aplicar essas práticas em seus próprios negócios, aumentando a eficiência e os resultados.
Suporte e motivação
O caminho do empreendedorismo pode ser desafiador, por isso, ter uma rede de outros franqueados com quem conversar e trocar experiências pode proporcionar o suporte emocional necessário para superar obstáculos.
Além disso, a motivação compartilhada entre colegas que enfrentam desafios semelhantes pode ser um impulso importante para continuar progredindo.
Oportunidades de crescimento
Participar de eventos e encontros de networking pode abrir portas para novas oportunidades de crescimento.
Franqueados que mantêm uma rede ativa de contatos podem descobrir novas parcerias, fornecedores ou mesmo clientes através de suas conexões.
Essas oportunidades podem ser fundamentais para a expansão dos negócios e para a manutenção financeira da franquia.
Resolução de problemas
Quando surgem problemas ou desafios, ter uma rede de contato com outros franqueados pode ser inestimável, porque se eles enfrentaram e superaram problemas semelhantes, podem oferecer conselhos valiosos.
Essa colaboração pode poupar recursos e evitar o sentimento de frustração com o negócio, ajudando a encontrar soluções mais eficazes rapidamente.
Fortalecimento da marca
O networking entre franqueados também contribui para o fortalecimento da marca como um todo!
Quando donos de franquias trabalham juntos e compartilham uma visão, eles ajudam a construir uma marca coesa e forte. Isso beneficia tanto as unidades quanto o valor e a reputação da marca no mercado.
Como construir uma rede de networking?
Se na sua cidade há apenas a sua franquia ou se você não sabe como fortalecer sua rede de contatos, existem algumas alternativas que podem ajudar, como:
Participe de eventos do seu setor
Participar ativamente de eventos no seu segmento pode ser uma boa alternativa na hora de fazer uma imersão no universo da franquia.
Essas ocasiões vão além de expandir sua rede de contatos, ajudando a acompanhar tendências e oportunidades que podem acelerar o crescimento do seu negócio.
O networking também pode ser feito online
Além dos eventos presenciais, as redes sociais são um canal digital poderoso para fortalecer suas conexões profissionais.
Compartilhar experiências, conhecimentos e participar de debates relevantes não só constroem sua presença online, mas também estabelecem laços duradouros com outros profissionais do setor, ampliando ainda mais suas oportunidades de networking.
Colaborações
Ser flexível e explorar parcerias com outros franqueados ou empresas afins, sempre que possível, é fundamental para um networking eficaz.
Isso diversifica suas oportunidades de negócios e contribui para a criação de um ecossistema empresarial mais robusto.
Contribuir ativamente para a comunidade em que seu negócio está inserido, seja por meio de grupos on-line ou eventos locais, solidifica sua presença, gera reconhecimento e apoio dentro do setor, fortalecendo ainda mais sua rede de contatos.
Faça parte da rede de franqueados Havanna!
Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.
Se somadas, as unidades brasileiras com as de outros países, como: Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, o número chega a 2.500 pontos de venda.
A marca oferece dois modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.
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