O trabalho em equipe faz a força. Mas, para colher os frutos desse sucesso, é necessário que o time passe antes por um treinamento que o deixe apto para desempenhar as suas funções com o máximo de êxito.
No franchising, ter uma equipe treinada é fundamental para manter os padrões de qualidade de toda a rede. O reconhecimento da marca depende desse fator para seguir crescendo no mercado e manter a fidelidade dos clientes.
Confira no texto a seguir os benefícios de oferecer um treinamento aos colaboradores e como isso pode alavancar o seu negócio.
Por que a padronização é importante na franquia?
Antes do franqueado oferecer um treinamento aos seus colaboradores, ele passará por um processo de instruções promovido pela franqueadora. O objetivo é transferir o know-how da marca e garantir a padronização da rede.
Quando um franqueado não adere às regras operacionais estabelecidas pela marca, ele pode causar um impacto negativo não só na imagem da sua própria unidade, mas também na imagem da franqueadora como um todo e, com isso, na de todos os outros franqueados daquela rede.
Uma imagem negativa, por sua vez, pode afetar os negócios de todos, diminuindo as vendas e as oportunidades de expansão.
Ao promover um treinamento, a franqueadora não só ajuda o novo franqueado na gestão da unidade, como garante que o cliente saiba que vai encontrar o mesmo nível de qualidade em qualquer loja da rede.
Benefícios do treinamento para a equipe
Depois que o franqueado receber todas as instruções da franqueadora, ele deverá repassar essas informações para à equipe de colaboradores da unidade. Isso envolve a realização de um novo treinamento.
Mas a padronização não é o único benefício que o treinamento traz para a franquia. Confira a seguir outras vantagens.
Aumento da produtividade
Um dos principais motivos dos empreendedores investirem na capacitação dos colaboradores é a melhoria na produtividade da organização. Quando o treinamento é feito da forma correta, os funcionários adquirem e aperfeiçoam habilidades fundamentais para o trabalho.
Além disso, ao treinar a equipe, é possível não só transmitir conhecimentos técnicos relacionados à função, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades comportamentais.
Com isso, a loja consegue ter maior capacidade de reter talentos, influenciando na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da produtividade desses colaboradores.
Engajamento
A possibilidade de aprender e aprimorar novas habilidades tende a gerar um senso positivo de pertencimento nos colaboradores. Isso gera mais motivação, engajamento e contribui para um clima organizacional da unidade franqueada.
Autoconhecimento e trabalho em equipe
O treinamento propicia momentos de desenvolvimento pessoal e ampliação do autoconhecimento, que acabam impactando a vida profissional. Para as equipes e lideranças, o trabalho colaborativo torna-se mais simples e assertivo na medida em que todos evoluem em conjunto.
O treinamento também é uma etapa importante para inserir novos colaboradores, pois esclarece sobre a realização do trabalho e permite que eles sejam integrados na equipe.
Excelência nos processos
Um dos principais objetivos dos treinamentos é fazer com que toda a equipe tenha clareza sobre os processos. Com isso, os colaboradores podem desenvolver habilidades para gerar os melhores resultados.
Pessoas que constantemente adquirem novos conhecimentos tornam-se mais capazes de visualizar saídas e soluções para desafios.
Menor necessidade de supervisão
Outro benefício que deriva do fato dos colaboradores terem maior clareza sobre suas tarefas é que não haverá necessidade de ter uma supervisão constante. Com o treinamento, todos saberão exatamente o que fazer, deixando os líderes mais confiantes ao delegar as funções.
Invista na Havanna
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é referência em franquias de cafeteria e iguarias argentinas. Ao investir na marca, o franqueado poderá alcançar o tão desejado sucesso financeiro.
São dois modelos disponíveis: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado entre 18 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 12 a 15%. Acesse aqui e saiba mais sobre como se tornar um franqueado.