Ele é a bebida mais consumida no Brasil após a água, fazendo com que o país fique na segunda posição de maior consumidor mundial de café, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
De acordo com reportagem publicada na revista Globo Rural, em maio deste ano, cada habitante (no Brasil) consome, em média, cerca de 6,40 kg do tipo cru e 5,12 kg dos tipos torrado e moído por ano.
Cada vez mais o brasileiro tem optado por cafés com uma qualidade melhor. Mas como reconhecer se a bebida é realmente boa? Neste texto, você descobrirá quais são as características de um bom café.
7 etapas para reconhecer um café de qualidade
1 – Aroma
O aroma é a primeira impressão que temos ao entrar em contato com um café de qualidade. Um bom café deve ter um aroma intenso e agradável, que pode variar entre notas florais, frutadas, achocolatadas, entre outras. Esse cheiro é resultado de uma combinação complexa de compostos voláteis que são liberados durante a torra dos grãos.
2 – Sabor
O sabor é, sem dúvida, a característica mais importante de um café. Ele deve ser equilibrado e complexo, com a presença de diferentes notas que se complementam. Um café de qualidade não deve ser apenas amargo ou doce; ele deve apresentar uma harmonia entre todas as suas notas gustativas.
3 – Corpo
O corpo do café refere-se à sensação que ele deixa na boca, uma espécie de “textura”. Os óleos essenciais, naturalmente contidos no fruto, é que farão com que o “corpo do café” seja leve, médio ou encorpado. Esse atributo é influenciado pela origem do grão, o método de processamento e a torra.
4 – Amargor
O amargor é uma característica natural do café, mas em um café de qualidade, ele deve ser equilibrado e agradável. O amargor excessivo pode indicar uma torra exagerada ou grãos de baixa qualidade.
5 – Acidez
A acidez no café é muitas vezes mal compreendida, mas ela é um dos elementos que conferem vivacidade e brilho à bebida. Ela deve ser presente, mas não dominante, proporcionando um frescor que realça as outras notas do café. Em pouca quantidade, o café é chamado de achatado. Já em quantidade média, a bebida é classificada como suave.
6 – Doçura
A doçura em um café de qualidade é resultado da presença de açúcares naturais que são preservados durante a torra. Essa doçura deve ser sutil e complementar aos outros sabores, criando uma sensação de equilíbrio. Um café com boa doçura não requer a adição de açúcar para ser apreciado.
7 – Retrogosto
O retrogosto é o sabor que permanece na boca após a degustação do café. Em um café de qualidade, esse sabor deve ser agradável e persistente, deixando uma impressão duradoura e convidando para o próximo gole. O retrogosto pode revelar nuances que não foram percebidas durante a degustação inicial, enriquecendo ainda mais a experiência. Mas atenção! O retrogosto não pode ser muito doce.
Categorias de qualidade do café
A ABIC classifica os cafés em: especiais, gourmets, superiores tradicionais ou extrafortes. Entenda cada um deles!
Cafés Especiais
São conhecidos por suas características marcantes, como: alta doçura, baixo amargor e uma acidez de qualidade superior. Esses cafés podem apresentar notas florais, frutadas, de baunilha, e até mesmo nuances alcoólicas ou de especiarias. As características específicas dependem da espécie do café, do terroir onde foi cultivado e do blend utilizado. Nem todos esses aromas estão presentes simultaneamente, mas são sempre intensos e facilmente perceptíveis.
Cafés Gourmets
Cafés da categoria gourmet se destacam por suas notas de amargor suave, acidez equilibrada e doçura que varia de moderada a alta, com ênfase nos sabores frutados e florais. Na percepção dos consumidores, esses cafés são descritos como suaves, mas ao mesmo tempo doces, ácidos, com um toque frutado e cítrico. Essa categoria tem como matéria-prima principal uma pequena parcela dos cafés cultivados no Brasil.
Cafés Superiores
A categoria de cafés superiores é caracterizada por uma bebida que apresenta níveis leves a moderados de amargor, doçura e acidez. Esses cafés podem também ter atributos adicionais, como notas de amêndoas e chocolate. Para os consumidores, essa categoria é vista como um café suave, com um leve amargor e acidez, e frequentemente com toques frutados e de caramelo.
Cafés Tradicionais ou Extraforte
As categorias de café tradicional e extraforte são definidas por suas características sensoriais, avaliadas através de um perfil descritivo técnico. Esses cafés geralmente apresentam um amargor que vai de moderado a intenso, com baixa doçura, encorpado e de uma adstringência perceptível. Outro atributo comum é o sabor amadeirado, predominante nesses cafés, que são feitos majoritariamente com grãos cultivados no Brasil. Para os consumidores, esses cafés são percebidos como bebidas marcantes, com amargor pronunciado.
Cafés Havanna
O consumidor pode encontrar em qualquer loja Havanna o Café em Grãos Havanna. Ele é um blend exclusivo, especial e diferenciado do cerrado mineiro elaborado pela 3 Corações para a Havanna, com notas achocolatadas e acidez equilibrada.
Sua embalagem traz uma tecnologia do envase que mitiga os riscos de oxidação que afetam a percepção sensorial do café.
Cada grão foi cuidadosamente elaborado para valorizar as características das origens com cultivos que exaltam práticas éticas e sustentáveis em toda a cadeia, com rastreabilidade do pacote de café desde a fazenda produtora. Sua torra dos grãos ativa os componentes responsáveis pelo aroma e pelos sabores da bebida.
São muitas histórias, trabalho e paixão que cada xícara deste café carrega.
O cliente Havanna também encontra a versão torrada e moída em embalagens de 250 gramas.
Cappuccino Havanna
Parceria entre Havanna e 3 Corações, o Cappuccino Doce de Leite Havanna em cápsula TRES é uma bebida deliciosa e saborosa que une a energia do café, a cremosidade do cappuccino e a indulgência do tradicional Dulce de Leche Havanna.
O Cappuccino Doce de Leite Havanna em cápsula TRES é sucesso absoluto desde o seu lançamento. Possui sabor característico de cappuccino tradicional adoçado, com toque de doce de leite, aroma característico de cappuccino com doce de leite e baunilha e alta cremosidade. Uma delícia que vale a pena experimentar.