Redes sociais

Como criar conteúdos relevantes para as redes sociais da franquia 

As redes sociais deixaram de ser apenas um diferencial em estratégias de marketing e se tornarem verdadeiras protagonistas na elaboração de campanhas. No mundo do franchising isso não é diferente. 

Segundo um levantamento da MarketingSherpa, 70% dos usuários seguem as marcas nas redes sociais. Se reduzir o recorte para apenas a faixa etária de 18 a 34 anos, o percentual sobe para 95%. 

Esses seguidores não só consomem os produtos daquela marca, mas também ajudam a engajar e divulgar campanhas para alcançar novos clientes. Por isso, é muito importante ter uma estratégia adequada para esses canais de comunicação e colher o máximo de benefícios. 

Unidades franqueadas podem ter redes sociais? 

Quando se fala em marketing no mercado de franquias, as estratégias de comunicação são estabelecidas pela franqueadora (proprietária da marca). Os franqueados, inclusive, costumam pagar uma taxa referente ao fundo de propaganda para a rede. 

Por conta disso, algumas franqueadoras preferem centralizar a comunicação em um único perfil. Porém, há marcas que são mais flexíveis e permitem que os franqueados tenham uma página especificamente da unidade nas redes sociais. 

É importante que o franqueado converse com a franqueadora e siga todas as instruções e regras determinadas por ela no gerenciamento do perfil. Os conteúdos de unidade local não podem, por exemplo, contradizer uma campanha que está sendo feita em uma escala maior. 

Se necessário, o franqueado pode pedir o suporte da equipe de marketing da rede para ajudar na elaboração dos conteúdos. O importante é que o perfil respeite as estratégias traçadas pela franqueadora. 

Vantagens de atuar nas redes sociais 

Celular
Franquias podem ampliar a visibilidade com as redes sociais.

Ao ter um perfil nas redes sociais, a franquia pode colher diversos benefícios. Confira a seguir alguns dos principais benefícios: 

Aumento da visibilidade

As redes sociais permitem que uma franquia alcance um público mais amplo e geograficamente diversificado. Esse aumento na visibilidade ajuda a atrair novos clientes e parceiros em potencial, além de fortalecer a marca.

Comunicação direta com o cliente 

A presença ativa nas redes permite que a franquia interaja diretamente com os consumidores, respondendo a dúvidas, ouvindo sugestões e solucionando problemas. Esse contato direto melhora a satisfação do cliente e gera lealdade.

Facilidade de feedback 

As redes sociais funcionam como um termômetro rápido para medir a aceitação de novos produtos, promoções e campanhas. O feedback imediato dos seguidores ajuda na tomada de decisões e na adaptação das estratégias.

Como criar conteúdos para as redes sociais 

Como vimos anteriormente, as estratégias de marketing são definidas pela proprietária da marca. Diante disso, qual seria o objetivo ao criar um perfil próprio da unidade nas redes sociais? 

A ideia da unidade franqueada estar nas mídias digitais é atingir o público-alvo que está situado na região da loja. Por exemplo: uma marca tem como público-alvo os jovens. Logo, toda a sua estratégia de comunicação será direcionada para eles. 

Neste sentido, uma unidade franqueada em uma cidade do Sul do Brasil pode tentar estabelecer uma comunicação por meio das redes sociais com o público jovem daquele município e assim por diante. 

Com o público alvo em mente, aqui estão dicas que podem ajudar na criação dos conteúdos. 

Apresentação de um produto 

Neste tipo de conteúdo, o franqueado pode apresentar um determinado produto que ele oferece em sua loja, trazendo informações e curiosidades sobre ele. Neste ponto, é muito importante utilizar a criatividade e adaptar a linguagem para o público que se deseja alcançar. 

Escolha das redes sociais 

Existem diversas redes sociais na internet, no entanto, a sua unidade não precisa estar presente em todas elas. Analisando o público alvo, o franqueado pode concentrar seus esforços nas redes sociais mais relevantes para o negócio. 

A escolha da rede social impacta diretamente no conteúdo que será produzido. No TikTok, por exemplo, predominam os vídeos de curta duração, enquanto o Instagram abre espaço para a mescla de imagens e vídeos. 

Novidades 

Se a franqueadora estiver lançando um novo produto, isso com certeza será divulgado no perfil principal da marca. O franqueado pode aproveitar o “hype” e anunciar também no perfil local quando a novidade vai estar disponível, gerando aproximação com o público daquela região. 

Seja um franqueado Havanna! 

Procurando por um investimento com alto potencial de lucratividade? Então a Havanna é a escolha certa para você! 

A marca é referência em franquias de cafeteria e iguarias argentinas, oferecendo produtos irresistíveis e uma operação eficiente, com mais de 80 anos de história. 

A Havanna tem mais de 2.500 pontos de vendas espalhados por 12 países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela. 

O franqueado pode optar pelo modelo de cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo de retorno estimado entre 18 e 36 meses. O potencial de lucratividade previsto é de 12 a 15%. 

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