O modelo de franquias tem como um dos principais atrativos o fato de ser considerado um investimento mais seguro que os demais formatos de negócio.. Outro tópico que também merece destaque é a rentabilidade das franquias.. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 14,3% em 2022, registrando um faturamento de R$ 211 bilhões. O crescimento seguiu constante neste ano. Apenas no segundo trimestre de 2023, o faturamento saltou de R$ 48 bilhões para R$ 54 bilhões. Ao todo, a ABF contabiliza 188 mil operações de franquia em funcionamento no país.
A rentabilidade de cada franquia depende de vários fatores como: o segmento, a localização da loja, investimento, entre outros. Porém, existem algumas medidas gerais que os franqueados podem tomar para que o negócio se torne mais lucrativo.
Controle de gastos
Quando se fala em lucratividade, a primeira reação de muitos empresários é aumentar o preço do produto ou serviço que ele oferece. A curto prazo, isso pode gerar um aumento nas receitas, porém, depois de um tempo, essa atitude pode resultar em perda de clientes para a concorrentes. Esse tipo de reajuste deve ser feito apenas em último caso.
Uma solução mais vantajosa para os franqueados é ter total controle sobre as receitas e despesas do empreendimento e observar possíveis oportunidades de economia no orçamento e reduzir ao máximo o desperdício. Outra atitude que pode fazer a diferença é sempre buscar renegociar o preço dos insumos com fornecedores, para conseguir uma maior margem financeira.
Marketing
Uma das vantagens do modelo de franquias é que a marca que você está investindo provavelmente já é bem conhecida pelo público. Além disso, o franqueado se beneficia de toda a estratégia de divulgação promovida pela própria franqueadora. No entanto, é interessante que o franqueado desenvolva estratégias de marketing próprio para a sua loja, afinal cada praça conta com um público diferente.
Estar presente nas redes sociais, atualmente, é indispensável para qualquer tipo de empreendimento. Um perfil bem feito e bem posicionado tem o potencial de atrair novos clientes.
Outra forma de divulgação subestimada é o boca a boca, no qual clientes indicam espontaneamente a sua loja para outras pessoas. Portanto, é essencial prestar um bom atendimento aos seus consumidores e não se limitar apenas ao básico. Com a possibilidade de se fazer quase tudo de forma online, o bom atendimento se tornou um diferencial para convencer o cliente a sair de casa e ir até a sua loja.
Fidelização
Segundo uma pesquisa da Business.com, atrair novos clientes custa de 5 a 10 vezes mais do que fidelizar os atuais consumidores. Outro dado relevante desta pesquisa é que clientes fidelizados costumam gastar 67% mais do que os novos. Isso mostra que a retenção da sua base de consumidores contribui diretamente para o aumento da lucratividade. Portanto, faça pesquisas de satisfação e identifique pontos que possam ser melhorados. Além disso, pense em descontos exclusivos ou sistemas de recompensa para que os clientes se sintam motivados a retornar para sua loja.
Multifranquias
Se o seu empreendimento está indo bem, por que não apostar em uma nova unidade da mesma franquia? Com isso, você pode explorar novos públicos em regiões diferentes e utilizar toda a experiência adquirida na primeira franquia para otimizar a lucratividade no novo empreendimento.
Vários setores como o de Recursos Humanos e financeiros podem ser centralizados, economizando recursos. Com mais de uma unidade, o empresário pode negociar descontos com fornecedores e até mesmo benefícios com a franqueadora.
Seja um franqueado Havanna
Fundada na Argentina em 1939 como uma fábrica de alfajores, a Havanna é uma rede de cafeterias presente em 12 países, sendo reconhecida mundialmente por seu doce de leite e alfajor. No Brasil, são mais de 200 unidades em operação, com a maior parte em modelo de franquia.
A Havanna possui duas opções de franquias. A primeira é o modelo Cafeteria “To Go”, que conta com um quiosque de 12 m² e uma loja de 30 m². O investimento é a partir de R$ 300 mil e a lucratividade é de 12 a 15%. O tempo estimado para retorno do investimento é de 18 e 24 meses.
A outra opção é de um modelo de Cafeteria Tradicional, com 16 m² de quiosque e 40 m² para loja. O investimento inicial é de R$ 350 mil e o retorno tem o tempo estimado de 24 a 36 meses. A lucratividade também é de 12 a 15%.
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