franchising

Como funciona a rotina no franchising?

O franchising se destaca pela possibilidade de retorno financeiro rápido e a segurança que oferece aos investidores, principalmente quando se trata de marcas consolidadas como a Havanna.

O cotidiano de um franqueador inclui muitas responsabilidades para o bom andamento do negócio, como a gestão estratégica e o suporte a todas as unidades da franquia. O franqueado também tem diversas funções, mas ligadas ao desempenho local da unidade.

Para ajudar você a entender como é o dia a dia no franchising, o blog da Havanna preparou um conteúdo explicando quais as atribuições de cada um e como elas se complementam para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento. Confira!

Qual a diferença entre franqueador e franqueado?

De forma resumida, o franqueador é o responsável pela marca, com o dever de oferecer treinamento e suporte ao franqueado, além de assegurar a imagem e a consistência em todas as unidades da franquia.

Já os franqueados, que são aqueles que se encarregam das unidades da marca individualmente, precisam seguir os padrões do franqueador e pagar as taxas de acordo com o contrato da franquia.

Assim, as responsabilidades de ambos são complementares. A figura do franqueador é necessária para que o franqueado possa controlar as operações de uma unidade, assim como o franqueador precisa do franqueado para gerir múltiplas unidades sem perder a qualidade.

Quais são as responsabilidades do franqueador?

As responsabilidades do franqueador passam por uma gestão estratégica da marca, com atribuições gerais e que influenciam todo o ecossistema da franquia. A Lei nº 13.966/19, conhecida como Lei de Franquias, disciplina o franchising no Brasil.

As obrigações legais do franqueador vão além das questões preparatórias, como a definição do tipo de negócio e a elaboração de contratos. A seguir estão listadas algumas das funções cotidianas deste profissional:

  • Oferecer suporte e treinamento ao franqueado;
  • Assegurar que o padrão da franquia seja mantido;
  • Manter o alinhamento da rede ao mercado;
  • Garantir o abastecimento da franquia;
  • Planejar expansões e inovação de produtos;
  • Gerir o marketing da rede;
  • Gerir financeiramente a franquia.

E o cotidiano do franqueado, como é?

Apesar de seguir as diretrizes do franqueador, o franqueado tem um papel mais relacionado à gestão local, ou seja, à operação de uma unidade, suas atribuições envolvem liderança e garantia de qualidade dos serviços. Confira alguns dos deveres dele:

  • Seguir o modelo da franquia;
  • Gerir financeiramente a unidade;
  • Liderar a equipe;
  • Participar dos treinamentos do franqueador;
  • Garantir a qualidade dos produtos;
  • Acompanhar o mercado local;
  • Assegurar a manutenção da unidade.

A importância da harmonia no franchising

Quando há harmonia entre franqueador e franqueado, as chances de sucesso aumentam significativamente. Isso porque a boa comunicação entre os dois lados, sempre com clareza, facilita o alcance de objetivos conjuntos.

O diálogo constante também favorece o cumprimento das obrigações legais de cada um, evitando ruídos, imprevistos ou até problemas jurídicos que atrapalhem o andamento da franquia.

Somando-se a isso uma relação respeitosa e cordial, o resultado é uma parceria transparente que pode render muitos frutos para ambos os envolvidos no âmbito profissional e financeiro.

Seja um franqueado Havanna

A Havanna é um exemplo de sucesso no mundo do franchising, presente em 12 países com mais de 2.500 pontos de venda. Só no Brasil, são mais de 200 unidades em operação.

Cada unidade Havanna tem suporte garantido e cada franqueado recebe a atenção qualificada que precisa para garantir o sucesso da franquia.

Além dos produtos heroes, a marca trabalha também com salgados, doces, cafés, tabletes, ovos de Páscoa, helados premium, panetones e os deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite. 

Clique aqui e saiba como se tornar um franqueado Havanna!

Compartilhe:

Leia também: