Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é a marca referência em iguarias argentinas e franquias de cafeteria. Com produtos irresistíveis e uma operação eficiente, a Havanna oferece um caminho comprovado para o empreendedor que deseja alcançar o sucesso financeiro.
Desde o contato inicial até depois da abertura da loja, a Havanna fornece suporte ao franqueado. Nosso time atua desde orientações sobre o melhor ponto de venda até mesmo com consultorias de campo que visam a ajudar a melhorar o desempenho.
Saiba mais a seguir como funciona o processo para se tornar um franqueado e os benefícios de investir na Havanna.
A franquia da Havanna
A Havanna conta com 2.500 pontos de venda espalhados em 12 países pelo mundo: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela.
Os principais diferenciais da franquia são:
- Tradição e qualidade reconhecidas internacionalmente;
- Operação de fácil gestão;
- Produto premium com preço acessível;
- Dispensa de mão de obra especializada;
- Operação sem sazonalidade;
- Produtos presenteáveis o ano todo;
- Dupla operação: cafeteria e doceria;
- Suporte sólido e abrangente da franqueadora.
A Havanna ainda oferece projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, suporte operacional, apoio de marketing e software de gestão. São dois modelos de franquias disponíveis:
Cafeteria tradicional
A cafeteria tradicional conta com um quiosque de 16 m² e uma loja de 40 m², além de área de mesas.
O investimento inicial é de R$ 350 mil, com royalties de 5% e fundo de propaganda de 2%. O tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, com lucratividade de 12 a 15%.
To Go
A cafeteria To Go conta com um quiosque de 12 m² e uma loja de 30 m², além de área de mesas.
O investimento inicial é de R$ 300 mil, com royalties de 4% e fundo de propaganda de 1%. O tempo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses, com lucratividade de 12 a 15%.
Os locais indicados para a abertura de ambas as franquias são: shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas.
Processo antes da inauguração
A analista de implantação de franquias da Havanna, Janaynna Karollyne Marques Ribeiro, afirmou que tudo começa com o primeiro contato entre o candidato e o setor de expansão.
Neste momento, os executivos possuem o importante papel de apresentar a marca, mostrar o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e esclarecer dúvidas. Após essa reunião, o candidato receberá a COF (Circular de Oferta de Franquia), contendo todas as diretrizes de operação da Havanna.
Depois de receber os documentos, o candidato tem dez dias para devolvê-los assinado. Em seguida é enviado o pré-contrato para assinatura, enquanto o franqueado paga a taxa de franquia do modelo de negócio escolhido.
“A partir daí, entra no processo outra pessoa executiva de expansão, especialista em pontos comerciais, que ofertará pontos já mapeados. O candidato, seguindo as diretrizes da Havanna, escolhe o ponto em questão, num ambiente de alto fluxo e que tenha um público selecionado de acordo com o perfil da marca (A,B)”, explicou Janaynna.
Depois de ter o ponto definido, o setor de implantação atua na parte burocrática do negócio, que envolve toda a documentação da empresa, criação de e-mail para nova loja, abertura de conta bancária, etc.
Com a documentação finalizada, o responsável pela implantação solicita o cadastro interno com fornecedores homologados. Por fim, o franqueado participa de reuniões de alinhamento e define o prazo de compras de equipamentos e utensílios para a abertura da empresa, além de acompanhar o andamento das obras para a inauguração.
Treinamento do franqueado Havanna
Uma das principais características do franchising é a transferência do know-how da franqueadora. Esse processo ocorre por meio de treinamentos e com a Havanna esse processo não é diferente.
O treinamento de novos franqueados é feito em duas etapas: na primeira, o franqueado recebe as orientações sobre alguns temas, como por exemplo: temperatura, recebimento e armazenamento de mercadorias, vigilância sanitária, contratação de funcionários, sistema operacional
Já a segunda fase é um treinamento prático em que eles têm a possibilidade de manusear os equipamentos e maquinários, para fazer as bebidas e assar os salgados.
“Eles vivem um dia de loja mesmo, colocando a mão na massa e degustando produtos e bebidas para entender o que estamos vendendo”, explicou a analista.
Pós-inauguração
A Havanna segue auxiliando o franqueado após o processo de inauguração. Cada região conta com um consultor de campo, responsável pela loja e toda a parte administrativa.
“Passará pelos olhos deles a padronização da unidade, estratégias para alavancar as vendas e entender se os valores dos produtos estão compatíveis com o ambiente em que a loja está inserida”, comentou.
Além disso, a Havanna tem um setor de SAF (Serviço de Atendimento ao Franqueado) em que o franqueado pode acionar em caso de não conformidade em algum produto, por exemplo, que ele tenha recebido do parceiro logístico, incluindo outras questões.
Acesse aqui e saiba mais sobre a franquia.