Havanna

Como funciona o pré e o pós-inauguração de uma franquia da Havanna 

Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é a marca referência em iguarias argentinas e franquias de cafeteria. Com produtos irresistíveis e uma operação eficiente, a Havanna oferece um caminho comprovado para o empreendedor que deseja alcançar o sucesso financeiro. 

Desde o contato inicial até depois da abertura da loja, a Havanna fornece  suporte ao franqueado. Nosso time atua desde orientações sobre o melhor ponto de venda até mesmo com consultorias de campo que visam a ajudar a melhorar o desempenho. 

Saiba mais a seguir como funciona o processo para se tornar um franqueado e os benefícios de investir na Havanna. 

A franquia da Havanna 

A Havanna conta com 2.500 pontos de venda espalhados em 12 países pelo mundo: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela. 

Os principais diferenciais da franquia são: 

  • Tradição e qualidade reconhecidas internacionalmente;
  • Operação de fácil gestão; 
  • Produto premium com preço acessível; 
  • Dispensa de mão de obra especializada; 
  • Operação sem sazonalidade; 
  • Produtos presenteáveis o ano todo; 
  • Dupla operação: cafeteria e doceria;
  • Suporte sólido e abrangente da franqueadora. 

A Havanna ainda oferece projeto arquitetônico personalizado, análise de viabilidade do ponto comercial, suporte operacional, apoio de marketing e software de gestão. São dois modelos de franquias disponíveis: 

Cafeteria tradicional 

A cafeteria tradicional conta com um quiosque de 16 m² e uma loja de 40 m², além de área de mesas. 

O investimento inicial é de R$ 350 mil, com royalties de 5% e fundo de propaganda de 2%. O tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, com lucratividade de 12 a 15%. 

To Go 

A cafeteria To Go conta com um quiosque de 12 m² e uma loja de 30 m², além de área de mesas. 

O investimento inicial é de R$ 300 mil, com royalties de 4% e fundo de propaganda de 1%. O tempo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses, com lucratividade de 12 a 15%. 

Os locais indicados para a abertura de ambas as franquias são: shoppings, galerias, centros comerciais, aeroportos, faculdades, hospitais e ruas com alto fluxo de pessoas. 

Processo antes da inauguração 

Havanna
Loja da Havanna

A analista de implantação de franquias da Havanna, Janaynna Karollyne Marques Ribeiro, afirmou que tudo começa com o primeiro contato entre o candidato e o setor de expansão. 

Neste momento, os executivos possuem o importante papel de apresentar a marca, mostrar o  DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e esclarecer dúvidas. Após essa reunião, o candidato receberá a COF (Circular de Oferta de Franquia), contendo todas as diretrizes de operação da Havanna.

Depois de receber os documentos, o candidato tem dez dias para devolvê-los assinado. Em seguida é enviado o pré-contrato para assinatura, enquanto o franqueado paga a taxa de franquia do modelo de negócio escolhido. 

“A partir daí, entra no processo outra pessoa executiva de expansão, especialista em pontos comerciais, que ofertará pontos já mapeados. O candidato, seguindo as diretrizes da Havanna, escolhe o ponto em questão, num ambiente de alto fluxo e que tenha um público selecionado de acordo com o perfil da marca (A,B)”, explicou Janaynna. 

Depois de ter o ponto definido, o setor de implantação atua na parte burocrática do negócio, que envolve toda a documentação da empresa, criação de e-mail para nova loja, abertura de conta bancária, etc. 

Com a documentação finalizada, o responsável pela implantação solicita o cadastro interno com fornecedores homologados. Por fim, o franqueado participa de reuniões de alinhamento e define o prazo de compras de equipamentos e utensílios para a abertura da empresa, além de acompanhar o andamento das obras para a inauguração. 

Treinamento do franqueado Havanna 

Uma das principais características do franchising é a transferência do know-how da franqueadora. Esse processo ocorre por meio de treinamentos e com a Havanna esse processo não é diferente. 

O treinamento de novos franqueados é feito em duas etapas: na primeira, o franqueado recebe as orientações sobre alguns temas, como por exemplo: temperatura, recebimento e armazenamento de mercadorias, vigilância sanitária, contratação de funcionários, sistema operacional 

Já a segunda fase é um treinamento prático em que eles têm a possibilidade de manusear os equipamentos e maquinários, para fazer as bebidas e assar os salgados.

“Eles vivem um dia de loja mesmo, colocando a mão na massa e degustando produtos e bebidas para entender o que estamos vendendo”, explicou a analista. 

Pós-inauguração 

A Havanna segue auxiliando o franqueado após o processo de inauguração. Cada região conta com um consultor de campo, responsável pela loja e toda a parte administrativa. 

“Passará pelos olhos deles a padronização da unidade, estratégias para alavancar as vendas e entender se os valores dos produtos estão compatíveis com o ambiente em que a loja está inserida”, comentou. 

Além disso, a Havanna tem um setor de SAF (Serviço de Atendimento ao Franqueado) em que o franqueado pode acionar em caso de não conformidade em algum produto, por exemplo, que ele tenha recebido do parceiro logístico, incluindo outras questões. 

Acesse aqui e saiba mais sobre a franquia. 

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