Uma garçonete sorridente com um avental marrom segura um tablet enquanto atende um cliente que está olhando para um cardápio em um restaurante.

Como funciona o processo de formatação de franquias? 

O segmento de franquias vem experimentando um crescimento notável e rentável nos últimos anos. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o setor de franquias movimentou mais de R$273 bilhões em 2024 no Brasil, revelando o grande potencial das franquias como alternativa para investidores que querem empreender e expandir no mercado com menos riscos.  

Nesse cenário, a formatação de franquias surge como a criação de um manual operacional de sucesso, permitindo que os franqueados abram e operem o novo negócio com segurança, mantendo a identidade e o padrão da marca franqueadora.

Pensando nisso, o blog da Havanna preparou este conteúdo para explicar mais sobre a formatação de franquias, em que ela se baseia, como ocorre o processo e de que forma pode proporcionar uma experiência de compra positiva ao cliente. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é formatação de franquia? 

Antes de conhecer tudo o que envolve a formatação, é preciso entender primeiro o que são as franquias. 

Esse modelo de negócios ocorre quando uma marca, a franqueadora, permite que um empreendedor, o franqueado, use sua marca, know-how, produtos, processos e suporte operacional para abrir e administrar uma unidade idêntica ou semelhante à sua. 

Essa replicação só será possível se houver o cumprimento por parte do franqueado de regras padronizadas estabelecidas pela franqueadora, o que caracteriza a formatação de franquias. 

O processo de formatação de franquias envolve uma série de etapas estratégicas, jurídicas, operacionais, financeiras e de marketing, como a padronização dos processos, a análise do perfil do franqueado, a emissão de documentos fundamentais como a COF e contrato, a definição do formato da franquia, além de suporte e treinamentos. 

Assim, o objetivo da formatação de franquia é a expansão da marca e a padronização, garantindo que todas as unidades ofereçam a mesma qualidade e experiência ao cliente, além da replicabilidade por novos franqueados e da rentabilidade, fazendo com que o negócio seja lucrativo para a franqueadora e para o franqueado.  

Como funciona a formatação de franquias? 

Para garantir um negócio rentável e que ofereça ao cliente uma experiência de compra satisfatória, é preciso aplicar corretamente todo o processo de formatação de franquia. 

Antes de tudo, deve-se haver uma análise cuidadosa da franqueadora para entender se ela pode se tornar replicável, considerando seu potencial rentável e lucrativo, tornando-a padronizável e atrativa para investidores franqueados. 

Tendo um resultado positivo nessa análise, o próximo passo é padronizar os processos por meio de manuais que visam garantir que todas as unidades funcionem de maneira uniforme. 

Esses manuais operacionais devem ter diretrizes sobre atendimento, identidade visual, treinamentos de equipe, operações internas, fornecedores e estratégias de vendas e de marketing da unidade, mantendo a mesma qualidade e experiência da marca original.

Um exemplo de aplicação bem consolidada desses manuais, especificamente se tratando de identidade visual, são as unidades de franquias da Havanna.

Quando o cliente entra em uma unidade da Havanna, espera encontrar o mesmo ambiente acolhedor, a identidade visual familiar e a apresentação dos produtos com o padrão já reconhecido em todas as lojas da rede.

Identidade visual das franquias Havanna

Quais são os documentos obrigatórios na abertura de uma franquia? 

Após todo o processo de padronização e criação de manuais operacionais, a franqueadora precisa reunir documentos importantes e obrigatórios pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019). 

A franqueadora precisa disponibilizar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que deve apresentar todas as informações do negócio ao franqueado, como detalhes dos custos, obrigações, histórico da marca e também os potenciais riscos do empreendimento. A COF deve ser fornecida até dez dias antes da assinatura do contrato.  

O Contrato de Franquia também é responsabilidade da franqueadora e é importante para estabelecer direitos, deveres e condições da relação entre franqueador e franqueado. 

Além desses, a franqueadora precisa ter documentos adicionais, como CNPJ ativo, Registro de Marca (INPI), balanços patrimoniais e demonstrações de resultados, bem como comprovante e certidões negativas. 

Já o franqueado precisa apresentar documentos pessoais ou empresariais (RG, CPF ou CNPJ, contrato social), comprovante de endereço e de capacidade financeira, e também certidões negativas. 

Escolha do formato de franquia e treinamento

Após a conclusão da documentação, é o momento de escolher o formato de franquia. As grandes redes disponibilizam modelos como loja física, ou de rua, e quiosques em shoppings, aeroportos e estações de metrô. 

Algumas redes expandem seus formatos a fim de atrair os investimentos de variados perfis de franqueados. A Havanna, por exemplo, além de oferecer os formatos tradicionais, também tem o modelo Heladeria, focado em sorvetes premium, e o Espresso, um modelo moderno e prático, com cafeteria reduzida e itens de consumo rápido.  

Esses formatos têm seus custos específicos de investimento inicial, taxas de franquia, royalties e fundo de propaganda. Além de terem lucratividade e retorno de investimentos definidos, que devem ser esclarecidos pela franqueadora e analisados pelo franqueado, levando em conta seu objetivo e perfil.

Para treinamento de equipes e suporte, o franqueador cria programas de capacitação e acompanhamento contínuo para os franqueados, garantindo que todas as unidades mantenham o padrão da marca.

Com todas essas estratégias estruturadas, a marca passa a vender franquias e dar suporte aos novos parceiros, iniciando sua rede de franquias.

Como a formatação de franquia eleva a satisfação do cliente? 

A formatação de franquias não atua apenas na padronização e expansão da marca, mas também desempenha um papel essencial e direto na experiência do cliente.

Quando bem desenvolvida e aplicada, a formatação garante qualidade, confiança e a satisfação do cliente junto à marca, ao definir processos sobre como o produto será entregue, desde a compra até o pós-venda. Com fornecedores definidos, o padrão de qualidade se mantém, promovendo a fidelização do cliente. 

Por meio das estratégias de marketing, a formatação define o tom de voz e linguagem da marca, o que cria uma identidade de comunicação única, permitindo que o cliente reconheça a marca em ou de qualquer lugar. 

Entre para o mercado de franquias e seja um franqueado Havanna! 

Se você pensa em investir em uma franquia de sucesso, consolidada e presente no mercado brasileiro desde 2006, a Havanna é exatamente o que você procura. 

Fundada em 1939 e com mais de 2.500 pontos de vendas espalhados por 12 países, a Havanna é um modelo de franquia altamente rentável e lucrativo no setor alimentício. 

Seus formatos incluem as operações de loja física, quiosque, Espresso e Heladeria, com investimentos iniciais a partir de R$180 mil

Na Havanna o franqueado recebe todo o suporte, capacitação e treinamento necessários para empreender junto de uma marca consolidada no mercado e querida e reconhecida pelos consumidores por sua excelência. 

Ficou interessado? Preencha o formulário e se torne um franqueado de sucesso com a Havanna! 

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