Havanna

Como montar a vitrine da sua loja 

Vários fatores dentro de uma loja física são determinantes na hora de fisgar os consumidores. Um deles é uma vitrine bem elaborada, que tem o poder de fortalecer a marca

A arte de conceber vitrines atrativas e eficientes é conhecida como vitrinismo e tem um papel fundamental para a loja atingir os seus objetivos estratégicos. Ela envolve um conjunto de técnicas de montagem, decoração, iluminação e disposição de produtos. 

Entenda melhor como tornar a vitrine da sua loja mais atraente. 

O que é e para que serve uma vitrine? 

A vitrine deve ser tratada com o principal espaço da loja, sendo responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual. Por isso, deve-se priorizar a exposição de produtos com maior potencial de chamar a atenção. 

As vitrines são ambientes usados para promover vendas de impacto relacionadas à imagem da loja. Por esse motivo, na maioria das vezes, elas ficam concentradas na frente e na fachada da unidade. 

Isso não significa que você não possa ter vitrines no ambiente interno da loja espalhadas por lugares estratégicos. Afinal, o primeiro contato do cliente com a unidade é a vitrine, onde ele toma uma decisão de compra de forma imediata ou não.

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Portanto, deixar o ambiente bonito e agradável é parte fundamental da estratégia de comunicação visual que deve ser explorada pela loja. 

Como organizar a vitrine 

Como vimos, a vitrine é um instrumento importante na hora de persuadir os clientes. Por isso, é essencial que ela esteja bem montada, sem exageros ou excesso de informação que possam transmitir uma impressão de desordem. 

A exposição funciona como um diferencial entre lojas concorrentes, o que envolve a mostra de produtos mais bonitos e bem-dispostos. Além disso, abuse da criatividade, pois é preciso se atentar às tendências do momento.

Confira algumas dicas para colocar em prática esse processo. 

Saiba trabalhar o espaço disponível 

Um erro muito comum que lojistas cometem é colocar muitas coisas na vitrine. Isso dificulta a visão e o foco do produto que você quer evidenciar. 

Organize os itens de forma agrupada, dividindo por categorias, cores, tamanhos, modelos, os itens pequenos em lugares de destaque e itens grandes em sintonia proporcional com o espaço total da vitrine, facilitando a visão total do cliente. 

Fique atento para que ela também não fique muito vazia, pois isso passa a impressão de falta de estoque

Construa um tema e uma história 

Ao montar a vitrine, busque inspiração em algum tema da atualidade em filmes ou blogs. Temáticas ligadas a datas comemorativas como Páscoa e Natal podem ajudar a dar o tom. 

Com o tema definido, pense que uma vitrine convidativa também deve contar uma boa história, onde o protagonista sempre deve ser o cliente. Leve isso em consideração na disposição dos produtos e por qual ordem seria mais interessante que tivesse o primeiro contato. 

Iluminação 

Evite usar lâmpadas amarelas no interior da loja. Essa coloração pode provocar uma sensação de cansaço nas pessoas. 

Procure utilizar uma iluminação mais forte nas vitrines, para que os consumidores possam ver o que você está evidenciando, não deixando cantos no escuro. 

Utilize lâmpadas do tipo LED. Elas são mais econômicas e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais.

Mantenha a vitrine limpa e renovada

A aparência é o aspecto mais importante de uma vitrine, portanto é essencial que ela passe por um processo periódico de limpeza e renovação. Acrescente itens novos e vá trocando elementos, como forma de ficar original todo mês. 

Atenção aos preços 

Deixe os preços em evidência, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias. Considere o cenário econômico, pois dependendo da situação, muita gente está procurando descontos. Se essa for a conjuntura, foque nos preços mais acessíveis. 

Simetria 

As vitrines são organizadas com objetos que proporcionam uma simetria equalizada, passando a imagem de organização para os clientes. 

Já exposições que querem passar propositalmente uma imagem de desconstrução chamam a atenção de consumidores mais descolados. Com isso, leve em consideração o perfil do público-alvo.  

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