O marketing digital oferece oportunidades valiosas para empreendedores e franqueados fortalecerem a presença online de seus negócios e atraírem mais clientes.
Afinal, essa é uma estratégia mais acessível e simples em comparação com as outras formas de marketing tradicional, porque permite um controle mais preciso dos custos e acompanhamento dos resultados em tempo real.
Além disso, o digital é facilmente personalizável e escalável, permitindo diferentes estratégias para alcançar objetivos específicos.
O que é marketing digital?
Marketing digital é o uso de canais online para promover produtos ou serviços, buscando alcançar um público-alvo específico e de forma eficiente.
Ele inclui estratégias como SEO, publicidade em redes sociais, posts, e-mail marketing e anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Ferramentas como Instagram, TikTok, YouTube e LinkedIn são alguns exemplos de onde é possível implementar essas estratégias, permitindo aos negócios criar conteúdos atraentes, interagir com os clientes e monitorar os resultados de suas campanhas.
Também é possível utilizar plataformas de gerenciamento de conteúdo e análise de dados, como: Hootsuite, MLabs e Google Analytics para otimizar e medir o impacto das ações de marketing.
Como começar?
No ambiente digital, existem diferentes “frentes” que precisam ser trabalhadas quando o objetivo é gerar reconhecimento para um negócio local, como:
Otimize a presença online local
- Crie e otimize o perfil do seu estabelecimento no Google Meu Negócio: garanta que as informações da sua unidade estejam atualizadas, incluindo endereço, horário de funcionamento e fotos atrativas dos produtos Havanna.
- Atente às avaliações na plataforma: o Google permite que os usuários avaliem seu negócio, a partir de uma escala de estrelas que vai de 1 a 5 e com comentários para falar sobre como foi a experiência no local. Sempre que possível utilize essa ferramenta para fazer melhorias e para mapear o que está funcionando, e lembre-se de responder a seus clientes, principalmente os que pontuaram algum problema.
- Trabalhe o SEO: utilize palavras-chave relevantes em seu conteúdo online, como “Havanna em [nome da cidade]” ou “alfajor [nome do bairro]”.
Utilize as redes sociais para gerar engajamento
- Crie contas locais: se possível, estabeleça perfis específicos para sua unidade no Instagram e Facebook, sempre seguindo as diretrizes da marca franqueada.
- Compartilhe conteúdo relevante: poste sobre promoções da sua unidade, eventos que você vai promover e curiosidades sobre o dia a dia da franquia, como o processo de produção de uma bebida.
- Utilize hashtags estratégicas: crie hashtags específicas para sua unidade, como #HavannaCentro ou #AlfajorHavannaOrla, além das hashtags oficiais da marca.
Invista no marketing de conteúdo
- Blog: se autorizado pela franqueadora, crie um blog com conteúdos sobre a cultura do café, receitas com os produtos vendidos na sua loja e dicas de harmonização.
- Vídeos curtos: produza vídeos mostrando o preparo dos cafés ou a montagem dos pratos da sua unidade.
- Story: converse com o seu público, faça com que ele se sinta parte do dia a dia do seu negócio e compartilhe receitas, acontecimentos e momentos da rotina da loja (como a chegada de produtos limitados ou uma nova coleção).
Trabalhe ações de e-mail marketing
- Crie uma lista de e-mails com os clientes da sua loja: colete endereços eletrônicos dos clientes que visitam sua unidade, oferecendo descontos, brindes ou acesso a informações privilegiadas em troca, como avisá-los com antecedência sobre uma promoção.
- Envie newsletters personalizadas: compartilhe novidades, promoções exclusivas e convites para eventos, por exemplo, um dia de degustação de sobremesas, no seu negócio.
Invista em anúncios digitais locais
- Utilize a geolocalização a seu favor: crie campanhas no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, focadas na sua área de atuação.
- Ofereça promoções exclusivas online: crie cupons de desconto digitais para atrair clientes para sua unidade física.
Incentive avaliações e depoimentos
- Solicite feedback: encoraje clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas no Google, TripAdvisor e redes sociais.
- Responda às avaliações: agradeça os comentários positivos e aborde construtivamente as críticas, mostrando comprometimento com a satisfação do cliente. Lembre-se de que se um cliente demonstrou insatisfação com o seu produto ou serviço, acolha o feedback e jamais discuta ou tente convencê-lo do contrário.
Mantenha a consistência da marca
- Siga as diretrizes da franqueadora: é comum que empresas de franchising utilizem materiais padronizados para manter a identidade visual da marca, o que pode auxiliar a diminuir custos com marketing. Mas sempre verifique se é possível produzir conteúdos personalizados para a franquia, como vídeos para stories e materiais promocionais específicos.
- Mantenha o alinhamento com as campanhas nacionais: participe das ações de marketing digital promovidas pela franqueadora, adaptando-as ao contexto local quando possível.
Por que estratégias de marketing são eficazes para franquias?
Quando comparamos o marketing digital com o tradicional, para franquias muitas vezes há a adoção de uma abordagem impessoal, com publicidade em massa e ofertas diretas de produtos.
No entanto, essa estratégia geralmente tem baixa eficácia quando pensamos nos franqueados de forma individual.
Por exemplo, como você reage quando vê anúncios de produtos na televisão, mesmo com ótimas promoções, provavelmente você esquece rapidamente do que foi falado e continua fazendo suas tarefas do dia.
Por outro lado, o marketing digital funciona de maneira mais controlada e eficaz, afinal, ele cria canais de aquisição e desenvolve ações que atraem a atenção e o desejo dos clientes, como uma espécie de sedução até conquistar o objetivo final, vender.
Por exemplo, se o público-alvo são pessoas interessadas em cafés prensados a frio, oferecer conteúdos falando sobre as notas e sabores que o processo oferece, diferenças de aroma e combinações pode ser uma estratégia assertiva.
Ao oferecer conteúdo relevante através de vídeos, postagens, artigos e e-books, a franquia atrai potenciais interessados e os transforma em leads, obtendo seus contatos para desenvolver um relacionamento.
Assim, quando o momento for oportuno, uma abordagem mais direta focada em vendas e conversão será mais natural e bem-recebida.
Faça parte da Havanna!
Reconhecida internacionalmente por seus alfajores e doces de leite, a Havanna chegou ao Brasil em 2006. O país tem atualmente a 2ª maior rede franqueada da marca com mais de 200 unidades em funcionamento.
Com um público já estabelecido, personas definidas e objetivos realistas, definir uma estratégia para uma franquia de uma marca tão reconhecida é mais simples e com muitos processos já definidos pela própria Havanna.
Conheça nossos modelos de negócio: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 249 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 349 mil.
Saiba mais aqui.