Como organizar financeiramente a sua franquia

Como organizar financeiramente a sua franquia

Uma das maiores dificuldades que todo empreendedor enfrenta, principalmente nos primeiros meses após abrir um novo negócio, é realizar uma gestão financeira saudável. 

O modelo de franquias costuma ser a opção mais segura para empresários com menos experiência, já que conta com um plano de negócios estruturado pelo franqueador. Porém, o franqueado deverá se atentar em alguns pontos para que o empreendimento funcione sem nenhum tipo de dificuldade no caixa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae com 10 mil empreendedores de todo o Brasil, 52% admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira. Com o segmento de franquias apresentando um crescimento constante desde o pico da pandemia, a Havanna separou algumas dicas para auxiliar na organização financeira.

empreendedor deve computar o máximo de dados possíveis de gastos e receitas.

Planejamento

Quem se arrisca a iniciar o próprio negócio já deve ter ouvido falar bastante sobre a importância de um bom planejamento. Quando se fala em gestão financeira, essa etapa se torna mais do que essencial para o sucesso da franquia. Para isso, o empreendedor deve computar o máximo de dados possíveis de gastos e receitas.

Existem softwares específicos que auxiliam no planejamento financeiro, mas de início é possível ter esse controle por meio de uma tradicional planilha. Neste documento, o empresário precisa colocar na balança o quanto deve ser investido e o faturamento esperado. Não se esqueça de levar em conta o período de retorno do investimento.

Nesta etapa também é muito importante que o franqueado estabeleça objetivos de curto e médio prazo. Com o passar do tempo, é possível que alguns gastos no início do empreendimento possam ser cortados e oportunidades de aumentar a lucratividade possam ser aproveitadas.

Controle de gastos

Para que a empresa tenha uma boa saúde financeira é necessário ter o controle de gastos e otimizá-los. Despesas de água e energia, por exemplo, podem ser reduzidas com mudanças simples no comportamento dos colaboradores.

Os gestores também devem ficar atentos e diferenciar os gastos esporádicos dos gastos recorrentes ao longo do mês. Algumas despesas costumam ser ignoradas por quem administra uma franquia, mas trazem um impacto enorme, como materiais de escritório, deslocamento de equipe, etc. Uma solução comum costuma ser a criação de um fundo fixo apenas para as despesas diárias, além de uma reserva para emergências, quando for possível.

Contato com a franqueadora e networking

O principal propósito do modelo de franquia é permitir que os empreendedores tenham acesso a todo o conhecimento do franqueador para facilitar a gestão do negócio. Sendo assim, o franqueado não deve ter receio de manter contato com o franqueador, tirar dúvidas e pedir feedback.

Outra vantagem é poder compartilhar experiências com outros franqueados que estão há mais tempo no ramo. Por se tratar da mesma marca, muitas dificuldades que você está enfrentando, podem já ter sido superadas por quem está há mais tempo na área. Portanto, fazer networking com outros empresários pode ajudar a encontrar soluções para os mais diversos problemas, incluindo os financeiros.

Pessoa física x Pessoa jurídica

Um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes é misturar os recursos das contas empresariais com as contas pessoais. Esse tipo de situação pode acabar fazendo com que o dinheiro que deveria ser reinvestido na empresa seja utilizado em despesas pessoais, causando um desequilíbrio financeiro. O ideal é manter separadas as duas contas para que se possa exercer um controle maior do dinheiro que está entrando e saindo.

Seja um franqueado Havanna

Fundada na Argentina em 1939 como uma fábrica de alfajores, a Havanna é uma rede de cafeterias presente em 12 países, sendo reconhecida mundialmente por seu doce de leite e alfajor. No Brasil, são mais de 200 unidades em operação, com a maior parte em modelo de franquia.

A Havanna possui duas opções de franquias. A primeira é o modelo Cafeteria “To Go”, que conta com um quiosque de 12 m² e uma loja de 30 m². O investimento é a partir de R$ 300 mil e a lucratividade é de 12 a 15%. O tempo estimado para retorno do investimento é de 18 e 24 meses.

A outra opção é de um modelo de Cafeteria Tradicional, com 16 m² de quiosque e 40 m² para loja. O investimento inicial é de R$ 350 mil e o retorno tem o tempo estimado de 24 a 36 meses. A lucratividade também é de 12 a 15%. 

Para mais informações, fale com o nosso time de franchising.

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