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Como saber se uma franquia cabe no orçamento?

Realizar um investimento sempre requer planejamento por parte do empreendedor. Um dos fatores mais importantes, que deve ser levado em conta, é se os valores estão de acordo com a realidade do orçamento do empresário. 

No caso de uma franquia, isso não é diferente. Antes de se tornar franqueado, o empresário precisa ter um plano de negócios para ter total consciência do investimento inicial, capital de giro e todos os outros custos com o ponto comercial. 

É importante também que o franqueado esteja familiarizado sobre como funcionam as taxas do franqueador, que devem estar estipuladas em contrato. Confira a seguir como calcular se determinada franquia cabe dentro do seu bolso. 

Criando o plano de negócios 

O plano de negócios não serve apenas para determinar a viabilidade de um negócio. Esse documento costuma ser exigido pelas instituições financeiras no momento de pedir crédito para o investimento. 

O ideal é que o franqueado procure utilizar ao máximo os próprios recursos. Caso não seja possível, ele deverá analisar a viabilidade de buscar investimento de terceiro. Várias instituições financeiras têm linhas de crédito específicas para esse segmento. 

O plano de negócios é um documento complexo, mas uma recomendação do Sebrae é de que ele contenha ao menos os cinco tópicos a seguir. 

1 – Sumário executivo

É o resumo de todas as informações que serão apresentadas no plano de negócios, incluindo: missão da empresa, valores e enquadramento tributário. 

2 – Análise de mercado 

Esse tópico abrange a viabilidade do negócio com base em dados do mercado como: perfil de clientes, fornecedores, concorrência, entre outros. 

3 – Público-alvo 

O empreendedor precisa coletar dados, analisar e definir o seu público-alvo. Com essa informação, fica mais fácil saber o potencial de clientes em uma determinada região e como manter o relacionamento com estes consumidores. 

4 – Plano de marketing 

Essa etapa é uma espécie de manual para as ações que precisam ser realizadas para atingir um determinado objetivo. No caso das franquias, a estratégia de divulgação costuma ser de responsabilidade do franqueador. 

5 – Plano operacional financeiro 

A elaboração do plano financeiro é sem dúvida uma das mais importantes. É nesse tópico que será definido quanto vai custar manter a empresa. Nesta etapa, devem ser somados todos os gastos (taxas, impostos, fornecedores, salários de funcionários, investimento inicial). 

É necessário também ter uma estimativa de lucro e de retorno do investimento inicial. É através desse plano que será possível avaliar a viabilidade da empresa. 

Análise do orçamento 

Além de analisar o custo daquela franquia, o investidor precisa analisar o seu próprio orçamento para evitar prejuízos e gastos desnecessários. 

Ao adquirir uma franquia, o franqueado deve ter dinheiro suficiente para o investimento inicial, capital de giro e para cobrir suas despesas pessoais até que o empreendimento comece a dar lucro. 

No caso do investimento inicial, essa informação costuma ser fornecida pelo próprio franqueador. Porém é essencial lembrar que muitas vezes o ponto comercial não entra nesse cálculo, cabendo ao empreendedor incluí-lo em suas análises. 

Avalie a situação do mercado em que deseja atuar. Se uma franquia teve sucesso em uma região, tente entender os motivos disso, pois talvez ela não possa ser aplicada no local que você escolheu. Isso pode comprometer o orçamento com um investimento sem perspectiva de retorno. 

Linhas de crédito 

Como vimos, o ideal é que o empresário interessado em investir em franquia tenha valores suficientes para arcar com os custos do empreendimento. No entanto, muitos não possuem dinheiro para sustentar a franquia até que ela comece a dar retorno. 

Neste contexto, é possível optar por uma linha de crédito. As franquias possuem mais facilidade em conseguir recursos com as instituições financeiras por terem uma taxa de “mortalidade” do negócio mais baixa. 

Além disso, os franqueados podem se beneficiar de parcerias já existentes entre bancos e os franqueadores. No entanto, é importante observar as condições dessa concessão de crédito e verificar se está dentro do orçamento.  

Invista na Havanna! 

Agora que você já sabe como planejar o orçamento para investir em uma franquia, que tal  conhecer a Havanna

Criada na Argentina, a Havanna é uma rede referência em cafeterias no Brasil. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Unicamp, 97% da população brasileira consome café. 

O estudo ainda mostrou que cerca de 75% dos entrevistados chegam a tomar mais três xícaras no dia. Pensando neste grande mercado, a Havanna oferece duas opções de franquias. Saiba mais aqui. 

O investimento inicial é de R$ 300 mil, com lucratividade prevista entre 12 a 15% e o retorno estimado entre 18 a 24 meses. 

Se o seu desejo é ter uma franquia de cafeteria, acesso hoje mesmo o site da Havanna. 

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