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Como se tornar um bom gestor para sua franquia?

Ser líder de uma equipe é uma tarefa desafiadora. Por isso, ter as características e atitudes de um bom gestor é condição indispensável para gerenciar uma unidade de franquia. 

As habilidades e demais competências de um bom gestor – entre elas as chamadas soft skills – precisam ser trabalhadas e vão desde a dedicação contínua ao negócio até saber se comunicar com a equipe de colaboradores, com os clientes e também com a própria franqueadora.

Além disso, a coordenação feita de modo inteligente e profissional costuma trazer resultados importantes, pois sem dúvida faz toda a diferença entre a desejada saúde financeira do empreendimento e a possibilidade desagradável do encerramento das atividades. 

Veja a seguir com o blog de franquias da Havanna, como a eficiência de um bom gestor pode trazer resultados inimagináveis e fazer a diferença para você se tornar um franqueado de sucesso

Quais as habilidades que um bom gestor precisa ter?

O papel de um gestor envolve tomar decisões estratégicas, gerenciar recursos, organizar o dia a dia, delegar tarefas, motivar e supervisionar membros da equipe

Ou seja, ao comandar uma operação, o bom gestor precisa sobretudo assimilar o funcionamento de uma empresa a partir de várias funções, com diferentes perspectivas. 

Para ser um líder ao pé da letra – e não um “chefão” à moda antiga – em uma unidade de franquia, algumas atitudes fazem a diferença, como:

  • Conhecer em detalhes o modelo de negócios da franquia, seus produtos e serviços;
  • Ser pró-ativo, conseguindo identificar oportunidades, tomar a iniciativa e assumir a resolução de problemas;
  • Manter uma comunicação aberta e clara, ouvindo as dificuldades alheias e fornecendo feedbacks, algo que fortalece muito os relacionamentos dentro da unidade de franquia;
  • Fornecer treinamento adequado para que os membros da equipe tenham as habilidades necessárias para realizar o trabalho com eficiência;
  • Criar um ambiente de trabalho positivo, com uma atmosfera agradável, onde todos da equipe se sintam valorizados e respeitados, e haja reconhecimento pelo bom desempenho; 
  • Gerenciar conflitos e crises de forma construtiva, atuando de maneira justa e respeitosa, com soluções que beneficiem a equipe toda;
  • Manter-se atualizado às mudanças no mercado e estar disposto a ajustar suas estratégias e práticas conforme necessário;
  • Colaborar com outros franqueados por meio do chamado networking, a rede de contatos utilizada para fazer conexões enriquecedoras com pessoas de maior vivência no setor e a preservação de vínculos profissionais. 

Como desenvolver habilidades de um bom gestor?

Se você quer ser um bom gestor para a sua franquia ou treinar alguém para tomar essa posição e fazer parte do processo, é preciso seguir alguns processos:

Autoconhecimento

O começo para se tornar um bom gestor é entender as próprias habilidades, pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.

Esse autoconhecimento passa por uma reflexão honesta sobre questões como: 

  • Competências;
  • Estilo de comunicação;
  • Gerenciamento do tempo;
  • Capacidade de gerenciamento de pessoas.

Desenvolvimento profissional

É necessário buscar oportunidades de se desenvolver dentro do âmbito profissional com capacitação por meio de cursos voltados a cargos de liderança, workshops de gerenciamento, treinamento em habilidades de comunicação e a adaptação a novas tecnologias, além de outras formas de aprendizado contínuo.

Prática diária

Nada substitui a experiência prática, ou seja, o conhecimento acumulado no dia a dia da franquia é ideal para desenvolver pontos de habilidades de gestão.

Ao enfrentar desafios reais e lidar com situações do cotidiano, um bom gestor se desenvolve no papel de liderança.

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

Desenvolver a comunicação, a empatia e a capacidade de resolução de conflitos são algumas das habilidades interpessoais essenciais e que precisam estar presentes no processo de trabalho de quem quer se tornar um bom gestor.

Ser um bom gestor traz quais resultados para a franquia?

Um bom gestor pode impactar positivamente a franquia de diferentes maneiras, desde o desempenho operacional até a satisfação dos clientes. Veja mais a seguir:

Eficiência operacional 

As operações diárias executadas de maneira eficiente passam pelas mãos de um bom gestor. Essa eficácia causa ótimos frutos, como o aumento na produtividade, redução de custos operacionais e melhoria geral do desempenho operacional da franquia.

Satisfação do cliente

Uma gestão competente garante a entrega de um serviço de alta qualidade e atendimento humanizado ao cliente.

A partir dessa experiência positiva, haverá a fidelização e o consequente aumento nas vendas, além de uma boa reputação da franquia.

Engajamento da equipe

Por meio de um treinamento adequado, feedbacks de qualidade, comunicação aberta e manutenção de um ambiente seguro de atitudes tóxicas, os funcionários têm tudo para se sentirem mais motivados.

Por sua vez, uma equipe engajada entrega mais produção, criatividade e comprometimento. 

Essas atitudes, aliás, conseguem também uma maior retenção dos talentos do time e diminuição da rotatividade, o que economiza tempo e dinheiro gastos em treinamento e custos adicionais para a contratação de novos colaboradores. 

Conformidade com as políticas da franqueadora

Entender o modelo de negócio da franquia e suas políticas internas é parte do trabalho de um bom gestor.

Atuar dentro desse padrão estabelecido ajuda a garantir a consistência da marca, a solidez do negócio e o cumprimento de regulamentações e requisitos legais.

Lucratividade

O lucro da franquia é o que o gestor e a franqueadora com certeza mais almejam. 

Uma gestão eficiente contribui para uma melhor administração dos recursos, controle de custos, maximização de vendas e criação de valor para os clientes, ações essas que resultam em lucratividade.

Seja um bom gestor com as franquias da Havanna

A operação eficiente e o suporte operacional oferecidos pela Havanna são contribuições preciosas e comprovadas para você alcançar o sucesso como um bom gestor.

No Brasil desde 2006, a Havanna tem mais de 200 unidades em funcionamento, fazendo do país a segunda maior rede franqueada da marca. 

A Havanna tem dois modelos de negócio para investimento: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 300 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 350 mil. 

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