O empreendedorismo pode ser definido como a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo e que gere demanda na população.
Empreender também é o sonho de muitas pessoas que buscam autonomia, crescimento financeiro e realização pessoal. No entanto, essa área envolve diversos desafios que exigem estratégia, planejamento e muita resiliência para superá-los.
Confira a seguir alguns dos principais desafios do empreendedorismo brasileiro e como lidar com eles.
Os maiores desafios no empreendedorismo
Abrir um negócio próprio no Brasil requer muito mais do que uma boa ideia. Fatores como a instabilidade econômica e a complexidade do ambiente de atuação acabam impactando os resultados. Ainda assim, o Brasil conta com mais de 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreender, segundo dados do Sebrae.
Muitos optam pelo sistema de franquias, que permite que os franqueados comecem a operação com uma marca já reconhecida pelo público e com processos que já se mostraram efetivos.
Ainda assim, é fundamental que todo investidor compreenda esses desafios para garantir o sucesso a longo prazo.
Dificuldade de acesso ao crédito
Para se tornar um franqueado, é necessário fazer um investimento inicial. Por isso, muitos empreendedores buscam bancos e instituições financeiras para ter acesso a uma linha de crédito.
Porém, muitas vezes os critérios para conseguir empréstimos são rígidos, exigindo garantias que o empresário não possui. Outro fator que dificulta é o fato de as taxas de juros no Brasil serem notoriamente altas, aumentando o risco de endividamento.
Tributação
O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos e burocráticos do mundo, contando com uma vasta gama de impostos, contribuições e taxas que variam de acordo com a área de atuação.
Para quem deseja tentar a sorte no empreendedorismo, a tributação pode ser um obstáculo significativo, já que muitas vezes os investidores não possuem os recursos para lidar com essas questões de forma eficiente.
Instabilidade econômica
A instabilidade econômica é uma variável que faz parte do cotidiano do empreendedorismo, seja qual for a área de atuação. Esse tipo de crise pode gerar mudanças abruptas nos preços, afetando diretamente os negócios.
Para muitos empresários, a falta de previsibilidade dificulta o planejamento a longo prazo, fazendo com que o crescimento seja um desafio.
Concorrência
A concorrência no mercado brasileiro pode ser extremamente alta, dependendo do setor escolhido. Muitas vezes, os empreendedores encontram dificuldades para se destacar em meio a tantas opções disponíveis para os consumidores.
Como os franqueados podem superar os desafios do empreendedorismo?
As franquias têm se mostrado uma solução viável para que empreendedores possam enfrentar os mais diversos desafios da área. Com um modelo de negócio já estruturado e o suporte contínuo do franqueador, os riscos de falha são consideravelmente menores.
Um dos principais benefícios do franchising é o fato de o investidor ter acesso a uma orientação especializada. Isso permite que ele tenha o auxílio da franqueadora para compreender a complexidade tributária no Brasil, por exemplo.
Franquias também podem oferecer opções de financiamento facilitado, seja por meio de parcerias com bancos ou com a própria franqueadora. Dessa forma, o empreendedor tem mais facilidade para conseguir o investimento inicial necessário.
A experiência da rede franqueadora é um fator que ajuda na hora de lidar com a instabilidade financeira, pois ela já passou por diferentes cenários e, normalmente, possui estratégias consolidadas para esse tipo de caso.
Por fim, as franquias possuem conhecimento do mercado em que atuam. Isso significa que estão preparadas para lidar com os diferentes tipos de concorrentes, fazendo com que o negócio se sobressaia.
Venha empreender com a Havanna!
Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna é sinônimo de franquias de cafeteria e iguarias argentinas de qualidade. São mais de 2.500 pontos de venda espalhados por 12 países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Venezuela.
Para quem deseja se dar bem no mundo do empreendedorismo, a Havanna oferece duas opções de franquias: cafeteria tradicional e “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com lucratividade de 12% a 15% e tempo de retorno estimado entre 18 a 36 meses.
A Havanna oferece:
- Projeto arquitetônico personalizado;
- Análise de viabilidade do ponto comercial;
- Suporte operacional;
- Apoio de marketing e trade marketing;
- Consultoria de campo;
- Software de gestão;
- Treinamento e capacitação.
Saiba mais sobre a franquia aqui.