Análise do comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor: saiba como analisar e alavancar as vendas

O comportamento do consumidor tem influência significativa em um negócio. Compreendê-lo é entender como as pessoas consomem produtos e serviços.

Perceber quais fatores o influenciam na hora de decidir realizar uma compra pode ajudar o empreendedor a oferecer a solução certa e com isso aumentar o ticket médio do seu negócio.

Para fazer essa análise, é preciso considerar fatores sociais, psicológicos e pessoais. 

Neste artigo, o blog de franquias da Havanna explica por que entender o consumidor é tão importante para alavancar as vendas.

Por que analisar o comportamento do consumidor?

Ao escolher investir em uma franquia, que é um modelo já testado no mercado, o investidor que almeja ter sucesso com o novo negócio precisa olhar para o consumidor final com bastante atenção.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é fundamental compreender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como fazem suas escolhas. 

O Sebrae ainda explica que existem três fatores que devem ser considerados: os pessoais, os psicológicos e os sociais.

Fatores pessoais: os interesses e opiniões de uma pessoa. Eles serão afetados por dados demográficos como: idade, sexo, cultura, profissão e assim por diante.

Fatores psicológicos: a resposta de todos a uma determinada campanha de marketing será baseada em suas percepções e atitudes. A capacidade de uma pessoa de compreender informações, sua percepção de necessidade, sua atitude, tudo terá um papel na decisão de compra

Fatores sociais: comportamento influenciado pelos pares, desde família e amigos até a influência da mídia social. Esse fator também inclui classe social, renda e nível de escolaridade.

Quando o franqueado entende esses fatores, ele passa a estruturar melhor os processos de venda e atendimento, cria estratégias de marketing mais assertivas e desenvolve ações que ajudam a conduzir o cliente em uma jornada de compra mais eficaz. 

Mas o que é a jornada de compra?

A jornada de compra, também conhecida como buyer´s journey, é o caminho que o consumidor faz do desejo à decisão de compra efetivamente. 

Para entender a jornada de compra por completo, o empreendedor se orienta pela pesquisa de mercado. Ela ajuda a compreender a análise de comportamento de quem compra e, a partir desses dados, convertê-los em vendas.

Seguindo as etapas da jornada de compra

A jornada de compras passa por algumas etapas bem definidas que, se seguidas pelo empresário, contribuem para a converter em compras e aumentar o ticket médio do consumidor gasto na sua loja.

O Sebrae explica cada uma dessas etapas. Vamos entender cada uma delas?

Aprendizado e descoberta

Aqui é o pontapé inicial da jornada. Nesta etapa, o cliente ainda não sabe que tem um problema, anseio ou dificuldade para resolver. 

Isso significa que ele terá a oportunidade de aprender sobre o assunto ou descobrir que existe algo que possa ser melhorado.

Reconhecimento do problema

A etapa do reconhecimento do problema, por parte  do cliente, acontece depois do aprendizado ou da descoberta.

É nesse momento em que você consegue implementar na mente do seu potencial consumidor a possibilidade de existir um problema que pode ser solucionado pela sua empresa.

Consideração da solução

Quando o consumidor já reconheceu que tem um problema, ele passa a buscar produtos ou serviços capazes de resolver o que foi identificado. 

É aqui que o empresário deve ativar alguns gatilhos de urgência e exclusividade para que a pessoa veja, na sua empresa, a possibilidade de solução.

Decisão de compra

A última etapa da jornada é quando o cliente decide adquirir o produto vendido na sua loja, que será a solução do problema dele. 

O papel do empreendedor aqui é saber oferecer ao consumidor o produto ou serviço que melhor se adapte à sua necessidade.

Havanna: uma jornada de sucesso

São mais de 80 anos de tradição, em uma jornada de sucesso em 12 países.

A Havanna está presente na Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, México, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Os produtos são de excelência e o atendimento é profissional, com valorização humana, comprometimento, melhoria contínua e atendimento humanizado. 

O investimento parte de R$ 300 mil. Se você se interessou e quer ser um franqueado Havanna, entre em contato conosco. 

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