Negócios

Conheça as obrigações do franqueador e franqueado 

Toda relação de negócios é composta por obrigações e direitos de ambas as partes. No franchising, isso não é diferente, com franqueado e franqueador tendo cada um as suas próprias responsabilidades para garantir o sucesso do negócio. 

O artigo 1º da lei de franquias número 13.966 deixa claro que não existe vínculo empregatício entre franqueador e franqueado. Portanto, trata-se de uma relação comercial, na qual o franqueador cede a marca e know-how, enquanto o franqueado investe para ter acesso aos produtos e conhecimento. 

Vale ressaltar que muitas dessas obrigações já são estabelecidas no momento em que o contrato é assinado por ambas as partes. Esse documento é uma peça jurídica de extrema importância e serve como regulador dessa relação a longo prazo. 

No entanto, é muito importante que franqueador e franqueado tenham flexibilidade para resolver questões de médio e curto prazo. Variáveis no mercado e crescimento da concorrência são alguns dos fatores que podem obrigar a franquia a rever as obrigações e deveres de cada um. 

No final, tanto franqueado como franqueador possuem o mesmo objetivo: o crescimento da marca e consequentemente das vendas. Confira então alguns dos deveres de cada parte nesta relação de negócios. 

Obrigações do franqueador 

O franqueador é o detentor dos direitos de uma determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede para terceiros, sendo remunerado pelo uso deste sistema. As obrigações são: 

Cumprir a legislação e fornecer documentos 

O franqueador deve seguir rigorosamente a Lei de Franquias (13.966/19), que exige a entrega do Contrato de Franquia e da Circular de Oferta de Franquia (COF). Ele também deve se atentar à elaboração dos contratos para garantir a segurança jurídica da operação. 

Fornecer assistência operacional 

É dever do franqueador prestar apoio aos franqueados em questões comerciais, financeiras, pois esses aspectos terão um impacto significativo no sucesso da franquia. 

Manter contato com franqueados e fornecedores 

Depois que a unidade franqueada começa a funcionar, o franqueador não pode deixar de manter um relacionamento com a loja. Essa comunicação é importante para entender as dificuldades, receber feedbacks e elaborar novas estratégias. 

Além dos franqueados, os fornecedores são parte importante do negócio. Cultivar um relacionamento sólido pode facilitar a logística e diminuir os custos, gerando benefícios para toda a rede. 

Elaborar o plano de marketing 

Se o franqueador cobra dos franqueados uma taxa de publicidade, ele tem o dever de elaborar todo o plano de marketing da marca. Essa estratégia é fundamental para promover a franquia e atrair novos clientes. 

Obrigações do franqueado 

O franqueado é aquele que obtém a licença do franqueador para utilizar a marca em uma determinada unidade. Assim como o franqueador, o franqueado possui suas próprias responsabilidades. 

Cumprir o contrato

Ao aderir ao contrato da franquia, o franqueado precisa respeitar e cumprir todas as cláusulas que foram estabelecidas no documento. Este é um conceito básico para que o relacionamento com o franqueador seja saudável. 

Seguir regras e orientações 

É de responsabilidade do franqueado seguir todas regras e padrões estabelecidos em contrato na unidade franqueada para manter o padrão da marca. 

Além disso, ele deve acatar todas as orientações que forem fornecidas pelo franqueador. O ideal é que isso não seja visto como uma obrigação e sim como uma vantagem para aderir ao sistema de franchising.

Prestar as informações necessárias 

Quando for solicitado, o franqueado deve fornecer todos os dados que forem pedidos pelo franqueador. Isso colabora para a avaliação de conquista de metas e para o cumprimento dos termos do contrato. 

Muitas dessas informações já vêm estabelecidas no contrato. Outra medida obrigatória é a participação de reuniões com o franqueador quando o mesmo for convocado. 

Manter uma boa relação com o franqueador 

Procurar manter o contato amistoso com o franqueador é fundamental para o sucesso da franquia. Se ambos estiverem em sintonia, será muito melhor o trabalho desenvolvido em prol da marca. 

Como já foi dito, o franqueador é responsável pelo plano de marketing, mas o franqueado deve contribuir para que essas ações sejam bem executadas. Para isso, a comunicação é importantíssima neste processo. 

Invista na Havanna! 

Considerada referência no mercado de franquias de cafeterias, a Havanna é reconhecida por seu doce de leite e alfajores, sendo uma ótima opção de investimento em um mercado em ascensão

A Havanna oferece aos franqueados projeto arquitetônico personalizado, consultoria de campo, software de gestão, suporte operacional, capacitação, treinamento, apoio de marketing, análise da viabilidade do ponto comercial e serviço de atendimento ao franqueado. 

Com investimento a partir de R$ 350 mil, a lucratividade é estimada entre 12 e 15%, enquanto a previsão de retorno é de 18 a 36 meses. Confira agora os nossos modelos. 

Compartilhe:

Leia também: