O café é uma das paixões dos brasileiros. Afinal o país é um dos maiores produtores e consumidores da bebida pelo mundo.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 21,7 milhões de sacas foram consumidas no Brasil em 2023, revelando um aumento de 1,6% no consumo da bebida em comparação com 2022. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos entre os maiores consumidores de café.
Ainda de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 80% da população brasileira é apreciadora de café. E o consumo não se restringe a um tipo específico da bebida. Conheça no blog de franquias da Havanna as principais categorias dessa bebida.
Espresso
Concentrado e de fácil preparo, o café espresso costuma ser servido em shots de 50 ml. A preparação desta bebida requer uma máquina profissional que tenha sistema de pressão e moagem apropriados para serem feitos em uma cafeteria.
Vale ainda destacar o espresso duplo, que costuma ter 60 ml, e o Americano, que é ainda maior, chegando a 150 ml.
Pingado
Também conhecido como “café com leite”, o pingado é o protagonista de boa parte das mesas brasileiras no café da manhã. Ele recebe esse nome por levar, figurativamente, “um pingado de leite”.
A preparação deste tipo de café não pode contar com um aquecimento elevado do leite, para que ele não perca o sabor.
Latte
De origem italiana, o Latte é um clássico composto por espresso, duas doses de leite vaporizado (sendo este um dos principais diferenciais para o café pingado) e uma camada fina de espuma de leite.
Cappuccino
O cappuccino é um dos tipos de cafés mais tradicionais e presente na maioria das cafeterias. Ele leva um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite.
No Brasil, diferentemente da Europa, o cappuccino ainda é servido com outros ingredientes, como: chocolate e canela em pó.
Mocha
Resultado de uma combinação entre café e chocolate, o mocha ou mocaccino é uma verdadeira explosão de sabores. A bebida conta com camadas de espresso, leite vaporizado, espuma de leite e chocolate.
O nome vem de um tipo de grão com sabor achocolatado que foi exportado principalmente na cidade de Mocha, no Iêmen. Geralmente, esse tipo é servido uma xícara ou copo de no mínimo 200 ml.
Café gelado (Iced Coffee)
Quem disse que o café não pode também ser uma bebida refrescante? O Iced Coffee é uma tendência que envolve resfriar em banho-maria ou em temperatura ambiente o café que já foi coado e depois adicionar gelo na mistura.
Em alguns casos, a receita pode conter leite condensado, água com gás, laranja e até chocolate.
Café coado ou filtrado
O café passado no coador é um dos mais tradicionais. Ele pode ser feito tanto no coador de pano quanto em ferramentas mais modernas, como os coadores da marca “Hario”.
Um meio termo é o café coado no filtro, que é colocado sobre o coador de papel que é comprado em supermercado.
Variedade dos grãos
Além do modo de preparo, existem diferenças entre os tipos de grãos que são produzidos em diferentes partes do mundo. Conheça alguns dos principais:
Arábica
Variedade mais produzida e consumida no mundo, o café arábico possui sabor puro e suave, sendo naturalmente mais adocicado e um pouco mais ácido.
Uma das variedades desse tipo é o café Bourbon, que tem o sabor mais intenso e levemente adocicado.
Outras variedades incluem o Novo Mundo, Caturra e o Catuaí. Este último possui como principal característica uma doçura natural.
Robusta
A variedade Robusta possui um aspecto rústico e sabor acentuado, com grande resistência às doenças e tempo de maturação maior que a Arábica. Esse tipo representa um quarto da produção mundial de café.
Classificações do café
A ABIC realiza a classificação dos cafés por meio do seu Programa de Qualidade do Café (PQC), visando mudar a percepção do consumidor sobre a uniformidade das bebidas.
São três níveis de qualidade: Tradicional, Superior e Gourmet, com base em notas de 0 a 10. A categoria é determinada pela pontuação final: Tradicional (4,5 a 6), Superior (6 a 7,2) e Gourmet (7,3 a 10).
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A marca conta com diversas opções de bebidas, sendo o Vannaccino a mais recente delas. Além disso, o café em grãos da Havanna é um blend exclusivo e diferenciado que vem diretamente do cerrado mineiro, com notas achocolatadas e acidez equilibrada.
Presente em 12 países, a franquia da Havanna conta dois modelos de operação: a cafeteria tradicional e a “To Go”. O investimento inicial varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com tempo estimado para retorno de 18 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 12 a 15%.
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