Quando falamos em franchising, não podemos esquecer de que há toda uma padronização para que cada unidade ofereça a mesma experiência de excelência ao cliente. É aí que entra o controle de qualidade.
No franchising, esse processo é fundamental para que a excelência seja mantida e para que a marca continue em expansão. Com várias unidades, é ainda mais importante manter a organização e prezar pelo melhor atendimento possível ao cliente.
Pensando nisso, o blog da Havanna preparou um conteúdo para ajudar você a ficar atento ao controle de qualidade na sua franquia. Confira!
O que é o controle de qualidade?
O termo controle de qualidade, no franchising, refere-se a um sistema que mede a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por determinada franquia.
Quando se fala em grandes franquias, como é o caso da Havanna, que tem presença internacional, todas as unidades devem ter o mesmo padrão de atendimento e qualidade nos serviços.
Assim, a padronização baseada em parâmetros técnicos é a principal forma de controlar bem a qualidade do produto final, que é a impressão que a franquia deixa para seus consumidores, e por isso é tão valiosa.
Quais são os benefícios do controle de qualidade?
Com um bom controle de qualidade, a reputação da marca é mantida, consolidando-se no mercado e, junto a esse fortalecimento da imagem, vem a satisfação dos clientes.
As melhorias ocorrem em virtude da constância e da consistência oferecidas nos serviços que a franquia desempenha.
Para o um investidor que pensa em adquirir uma franquia, esses fatores são de extrema importância, já que mostra que a marca conta com um modelo de negócio replicável e já testado no mercado.
Quais etapas fazem parte do controle de qualidade?
Implementar um controle de qualidade eficiente no franchising é uma tarefa complexa, portanto podemos dividi-la em etapas:
- Padronizar processos: a franquia tem um produto ou serviço que é feito de determinada maneira para satisfazer seu cliente. É importante que os processos sejam replicados, com o uso de manuais, por exemplo, para que a qualidade seja mantida;
- Treinamento: assim como nos processos, é necessário que os colaboradores recebam treinamento para seguir os procedimentos da franquia;
- Suporte e tecnologia: no franchising, também é positivo contar com ajuda externa. Ter um profissional especializado em controle de qualidade dando suporte, e usar a tecnologia a seu favor, com ferramentas que auxiliam no processo, são bem-vindos para garantir a excelência dos serviços.
Qual a importância de manter os padrões ao longo do tempo?
Quanto mais tempo a marca ficar em evidência com serviços que se destacam não apenas por sua qualidade, mas também pela excelência na experiência que oferece aos clientes, melhor será seu posicionamento no mercado. Desta forma, o alto padrão na entrega ao cliente será mantido.
Com mais de 80 anos de tradição e presente em 12 países, a Havanna é exemplo de sucesso no franchising e demonstra excelência nos ramos de doceria, cafeteria e, agora, heladeria.
São mais de 200 unidades no Brasil, de Manaus (AM) a Passo Fundo (RS). A franquia conta com um Gerente Operacional Nacional, que é responsável por uma equipe de Gerentes Operacionais e consultores regionais, proporcionando suporte diário a cada unidade.
Seja um franqueado Havanna!
Fundada em 1939, na Argentina, a Havanna se consolidou como uma referência no franchising. E você pode se tornar parte dessa história!
Ao adquirir uma franquia Havanna, você participa de uma rede que já tem aprovação do mercado, alta lucratividade e tendência de crescimento.
Clique aqui para saber como se tornar um franqueado Havanna!