Havanna: cultura organizacional

Cultura organizacional: como essa ferramenta pode garantir o sucesso da franquia

Sabia que desenvolver uma boa cultura organizacional é fundamental para o sucesso de uma franquia?

Isso porque é por meio dela que as unidades conseguem garantir coesão entre os diversos pontos de venda e proporcionar um ambiente de trabalho motivador e produtivo.

Desenvolver uma boa cultura organizacional em uma franquia é essencial para garantir a coesão entre os diversos pontos de venda e proporcionar um ambiente de trabalho motivador e produtivo. 

Você conhece esse recurso e sabe como aplicá-lo no dia a dia do seu negócio?

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, também conhecida como cultura empresarial ou cultura corporativa, é um meio para administrar hábitos, práticas, políticas internas, comportamentos e ações que devem estar alinhados aos objetivos do negócio.

Além disso, ela também deve estar alinhada à missão, à visão e aos valores da empresa, conjunto de elementos que definem a identidade, o propósito e a direção que ela deseja seguir. 

Juntos, esses itens fornecem uma estrutura coesa capaz de orientar as operações diárias, alinha estratégias, inspira colaboradores e define a identidade única do negócio no mercado, promovendo crescimento sustentável e sucesso a longo prazo.

A cultura organizacional deve ser compartilhada com todos os indivíduos que compõem a organização e ressoar com a filosofia e ética de trabalho de cada um deles. Ela também precisa ser seguida e aplicada pelas figuras de liderança, como os gerentes e gestores, por exemplo.

Normas como: boas práticas com os clientes, dress code e manual de conduta são alguns exemplos que reforçam a cultura da organização.

Por que a cultura empresarial é elemento-chave no êxito das redes de franquia?

Uma cultura organizacional forte e saudável é um dos elementos-chave para garantir solidez, especialmente em casos de redes de franquia.

Afinal, a franqueadora é a principal influenciadora da cultura organizacional de suas unidades e deve garantir que, além de alinhada aos objetivos da rede, a cultura organizacional estabeleça padrões de qualidade replicáveis a todos os franqueados. Com isso, atender o cliente com o mesmo padrão em qualquer loja da rede e obter os melhores resultados em termos de faturamento e NPS. 

A adoção de práticas padronizadas, no franchising, indicam que a cultura da franqueadora é baseada na preocupação permanente com o sucesso de seus franqueados e da rede como um todo. 

Benefícios de uma cultura bem estabelecida

Uma cultura organizacional forte, bem estabelecida e replicável no dia a dia melhora o ambiente interno da empresa, o atendimento e a satisfação do cliente, a imagem da marca e ainda auxilia a franqueadora a atingir metas e objetivos estratégicos, a partir do:

  • Engajamento dos funcionários: alinhados à filosofia e propósitos da empresa se sentem mais conectados e comprometidos, aumentando a motivação e o entusiasmo no trabalho diário.
  • Retenção de talentos: a redução da rotatividade dos funcionários é essencial para garantir profissionais que, além de conhecerem o negócio, contribuem com suas experiências e habilidades, promovem a consistência das operações e fortalecem a cultura organizacional a partir do alinhamento a esta.
  • Aumento da produtividade: profissionais que se sentem valorizados e alinhados à cultura da empresa são mais produtivos, colaborativos e, no caso de PDVs, atendem ao cliente com mais atenção e dedicação.
  • Comunicação assertiva: uma cultura organizacional estabelecida contribui para uma comunicação mais eficiente ao criar um ambiente onde valores como: transparência, respeito e clareza são promovidos e praticados diariamente. 
  • Alinhamento de expectativas: contar com um ambiente de trabalho onde há uma cultura sólida garante clareza sobre expectativas acerca do desempenho esperado do profissional, garantindo que todos estejam alinhados e sigam padrões consistentes de entrega e interação.
  • Alinhamento com os objetivos da empresa: funcionários que entendem e compartilham a visão e os objetivos da empresa facilitam o cumprimento de metas organizacionais.
  • Corrobora para a resiliência no ambiente de trabalho: uma cultura forte proporciona uma base sólida para enfrentar desafios e mudanças, funcionários inseridos em um ambiente bem estabelecido são mais adaptáveis e preparados para lidar com incertezas.
  • Melhoria na reputação da empresa: a cultura organizacional sólida é também percebida por clientes e por outros profissionais do mercado, fazendo com que as empresas sejam vistas como locais desejáveis para trabalhar, além de melhorar a imagem da marca empregadora e atrair clientes e investidores.
  • Aumento da satisfação dos clientes: funcionários engajados e motivados tendem a oferecer um melhor atendimento ao cliente, aumentando a satisfação e fidelização.
  • Consistência e estabilidade: valores e práticas consistentes proporcionam estabilidade e clareza, facilitando a tomada de decisões equiparadas aos princípios organizacionais.

Principais impactos da cultura corporativa em uma franquia

A cultura organizacional pode ter impactos significativos em uma franquia, afetando aspectos operacionais e estratégicos, já que em algumas redes há metodologias e padrões rigorosos a serem seguidos para garantir a melhor entrega possível.

O principal objetivo em uma rede de franquias é assegurar a consistência no atendimento e na experiência do cliente, independentemente da localização da franquia, porque todos os franqueados devem seguir os mesmos valores e práticas.

Além disso, ela promove o alinhamento e a lealdade dos franqueados, criando senso de pertencimento e compromisso com a marca franqueadora. 

Isso facilita a implementação de políticas e procedimentos padrão, garantindo a uniformidade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Uma cultura bem estabelecida fortalece a capacidade de atração de franqueados alinhados aos objetivos da marca, aumentando as chances de sucesso e expansão sustentável da rede de franquias.

Desafios na hora de construir ou implementar uma cultura empresarial

Apesar de promover um impacto significativo no desempenho de empresas e franquias, estabelecer uma cultura organizacional pode ser um grande desafio, especialmente na hora de tirá-la do papel e colocá-la em prática. 

Comportamentos e valores desejados, normalmente, são previstos, mas nem sempre eles se incorporam ao dia a dia.

A dificuldade de inserção de novos objetivos, metas, visões e valores pode gerar resistência ou falta de clareza frente às mudanças propostas, especialmente quando funcionários e líderes já estão acostumados com práticas antigas e não se sentem confortáveis com novas diretrizes propostas.

Ainda, a falta de comunicação clara e consistente sobre os novos valores e comportamentos pode levar a mal-entendidos e ao desengajamento. Por isso, é crucial que a liderança exemplifique os valores da nova cultura, e torne-a acessível na mente do colaborador.

Outro desafio é alinhar a cultura organizacional com as práticas de gestão e os sistemas de recompensa, garantindo que os comportamentos desejados sejam incentivados e reconhecidos. 

A construção de uma cultura requer tempo, paciência e colaboração de toda a equipe, e deve ser monitorada e ajustada continuamente, para assegurar a permanência de sua relevância e eficácia à medida que a unidade evolui.

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Com uma cultura organizacional padronizada e bem definida em todos os países em que atua, a Havanna possui um modelo de negócio testado e comprovado, financeiramente sustentável, com um histórico de estratégias e operações bem-sucedidas.

Graças aos seus produtos de qualidade, processos padronizados e atendimento diferenciado, a Havanna se tornou aclamada pelos brasileiros e é reconhecida internacionalmente por seus produtos. 

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