Documentários

Documentários para quem deseja se tornar um empreendedor

A inspiração e o aprendizado podem vir de diversas formas, incluindo através de filmes documentários. Esse tipo de conteúdo além de entreter, fornece lições valiosas, já que são obras baseadas em histórias reais. 

Com os serviços de streaming, ficou ainda mais fácil ter acesso a documentários, que agradam desde o empreendedor mais experiente até os que estão iniciando. 

Você pode conhecer histórias inspiradoras, que mostram caminhos e estratégias os quais empresários utilizaram ao longo das suas respectivas carreiras para ter sucesso. 

O que são documentários? 

O documentário é um gênero de cinema mesclado com jornalismo. Nesse caso, as histórias contadas são baseadas em fatos e pessoas reais. Esse tipo de produção tem como objetivo apresentar uma visão da realidade por meio da tela. 

Para isso, o gênero utiliza imagens históricas, entrevistas e outros recursos. O impacto dos documentários é diferente de uma produção de ficção, já que o telespectador sabe que está acompanhando uma história real. 

No mundo do empreendedorismo, essas obras inspiram com histórias de empresários de sucesso e podem, diretamente ou indiretamente, trazer soluções para problemas que os empreendedores enfrentam no dia a dia. 

Confira algumas dicas para quem deseja inspiração para empreender. 

Print the Legend (Netflix) 

Para quem se interessa por tecnologia, essa é uma opção interessante. Lançado em 2014, “Print the Legend” aborda  as impressoras 3D e a vontade empreendedora de tornar essa ideia mais acessível. 

O longa-metragem trata do início da ideia, a origem nos processos 3D, bem como todas as dificuldades relacionadas às patentes e ao uso de software. O documentário traz como lição também a importância de reinventar e inovar para conquistar o público.  

Brinquedos que marcaram época (Netflix) 

Também disponível na Netflix, “Brinquedos que marcaram época” mostra como funcionam as mentes por trás dos produtos infantis que impactaram gerações.  A produção discute a ascensão e queda de criações milionárias. 

Para empresários que estão buscando documentários sobre processo criativo e adaptações no mercado, essa é uma obra que vale a pena ser conferida. 

Steve Jobs: O Homem e a Máquina (Prime Video) 

Em uma lista de produções para empreendedores, não poderia faltar a obra que aborda a história de um dos mais famosos de todos os tempos: Steve Jobs. 

Neste documentário, a vida e o legado do cofundador da Apple são examinados por meio de pessoas que estiveram próximas dele em fases diferentes. A proposta é capturar a essência do empresário e como os seus valores influenciam a nossa cultura. 

Jiro Dreams of Sushi (Prime Video) 

O documentário relata a história de Jiro Ono, um especialista em sushi de 85 anos. Ele trabalha incansavelmente em seu restaurante em Tóquio.

Na obra, podemos acompanhar a importância da dedicação, negociação com fornecedores e do gerenciamento de equipe. Outro tópico importante abordado na produção é a sucessão dos negócios após a aposentadoria de Jiro. 

Com um restaurante de apenas 10 lugares e pratos de 300 dólares, Jiro se destacou e serve de inspiração para empreendedores que estão pensando em algo novo e lucrativo. 

Vai que dá: A cara das startups brasileiras (YouTube) 

Fechando a nossa lista de documentários, temos uma produção brasileira. A obra aborda em seis episódios a trajetória de seis brasileiros responsáveis por startups de tecnologias promissoras. 

Cada episódio é focado em um dos empresários e mostra o panorama de desafios, dificuldades e alegrias do mundo do empreendedorismo. 

Venha empreender com a Havanna! 

Ficou interessado em empreender com essas dicas de documentários? Então invista em uma franquia da Havanna! 

O franchising é uma das formas mais seguras de empreendedorismo, já que o franqueado está investindo em um modelo de negócio que já foi testado e tem o reconhecimento do público. 

Com mais de 80 anos de tradição, a Havanna possui mais de 2.500 pontos de venda em 12 países. A marca é conhecida por seus saborosos alfajores e doce de leite. 

A Havanna conta com dois modelos de franquias: a tradicional e a “To Go”. O investimento varia de R$ 300 mil a R$ 350 mil, com o tempo de retorno estimado entre 18 a 36 meses. O potencial de lucratividade é de 12% a 15%. 

Saiba mais sobre a franquia aqui

Compartilhe:

Leia também: