Homem sorridente segurando um tablet em uma cafeteria, em pé atrás do balcão, com decoração moderna e plantas ao fundo.

Empreendedorismo: os 5 tipos que você precisa conhecer antes de abrir um negócio

Está pronto para começar a empreender, mas ainda não decidiu o tipo de empreendedorismo ideal para o seu perfil? É hora de mudar esse cenário! 

Cada vez mais, os brasileiros buscam abrir seus próprios negócios, inovar e gerar impacto, seja no meio digital, social ou tradicional

Entre tantas possibilidades, há um modelo que se destaca por oferecer segurança, suporte especializado e uma marca já consolidada no mercado: o empreendedorismo de franquias.

Pensando nas diversas opções, a Havanna preparou um guia com os principais tipos de empreendedorismo e dicas para ajudá-lo a descobrir qual formato mais se adequa ao seu perfil. Continue a leitura e saiba mais! 

Quais são os tipos de empreendedorismo? 

Entre os principais tipos de empreendedorismo, destacam-se: 

Empreendedorismo digital 

Um dos formatos mais populares da atualidade, o empreendedorismo digital tem como base o uso da internet e das tecnologias digitais para criar, desenvolver e escalar negócios

Ele abrange desde lojas virtuais e marketplaces até infoprodutos, cursos online, startups de tecnologia e influenciadores digitais.

Entre suas principais vantagens estão o baixo investimento inicial, o amplo alcance de público e a flexibilidade geográfica. Afinal, é possível empreender de qualquer lugar.

Se você já conta com uma loja física, pode potencializar seus resultados ao integrá-la ao ambiente online. Isso porque, ter presença digital é essencial. Um exemplo dessa integração é a vinculação da sua unidade de franquia a plataformas de delivery, ampliando a visibilidade e atraindo novos clientes.

Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino representa a força e a liderança das mulheres que transformam ideias em negócios de sucesso. Esse movimento tem ganhado destaque no cenário econômico brasileiro, visto que valoriza autonomia e independência financeira das mulheres. 

E, para muitas das empreendedoras, o empreendedorismo de franquias tem se mostrado um caminho estratégico. Isso porque o modelo oferece suporte, treinamento e uma marca consolidada, permitindo que a empreendedora foque na gestão e no crescimento, sem precisar começar do zero.

Empreendedorismo individual

esse modelo é ideal para quem deseja dar o primeiro passo rumo ao próprio negócio, começando de forma simples e estruturada. Profissionais autônomos, prestadores de serviços e pequenos comerciantes podem se enquadrar nesse tipo de empreendedorismo. 

O MEI (Microempreendedor Individual) é o modelo mais comum hoje em dia, permitindo que o empreendedor formalize sua atividade, emita notas fiscais e contribua para a Previdência com custos acessíveis. 

Mas, para quem tem espírito empreendedor e quer crescer com mais segurança e apoio, o empreendedorismo de franquias é a evolução natural

Afinal, nesse modelo, o empreendedor individual encontra suporte em gestão, marketing e operação, além de um produto ou serviço com marca reconhecida no mercado.

Empreendedorismo de negócios

Este é modelo mais tradicional, no qual o empreendedor cria ou expande uma empresa com fins lucrativos. Ele pode envolver desde pequenas e médias empresas até grandes organizações. 

De modo geral, o empreendedorismo de negócios tem foco em crescimento, inovação e geração de emprego. O grande desafio, neste caso, é planejar estrategicamente, analisar o mercado e gerenciar recursos para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Vale destacar que esse é o ponto de partida para quem deseja atuar no mercado de forma autônoma, apostando em uma empresa totalmente nova ou baseada em um modelo já consolidado.

Empreendedorismo de franquias

O empreendedorismo de franquias é a opção mais interessante para quem deseja entrar nesse universo e empreender com baixo risco. Nesse modelo, o empreendedor investe em uma marca já consolidada, com suporte em gestão, marketing e operação.

As franquias podem ser de alimentação, beleza, educação, serviços e varejo, entre outros segmentos. Embora o investimento inicial possa ser mais alto, a previsibilidade e o suporte do franqueador tornam o modelo bastante atrativo. 

Venha empreender com a Havanna! 

Com um modelo de franquia sólido e suporte completo (da implementação ao dia a dia de gestão), a Havanna oferece a oportunidade ideal para quem deseja empreender com segurança e rentabilidade.

Fazer parte da Havanna é fazer parte de uma história de sucesso que já dura mais de 80 anos e que é reconhecida internacionalmente!

Atualmente, a Havanna apresente diferentes modelos de negócio (Quiosque, Loja, Heladeria e Espresso), com oportunidades que contemplam diversos tipos de franqueados

Venha fazer parte dessa história. Acesse aqui e saiba mais!

Compartilhe:

Leia também: