A pesquisa de Desempenho do Franchising 2023, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revela: “o mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal de 13,8% em relação a 2022”.
“Esses resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
A ABF diz ainda que “além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a Associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), ao avanço da digitalização em várias frentes (a realização de negócios totalmente online já faz parte do dia a dia das franquias), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo”.
Quem investe em franquia, busca uma marca sólida para empregar o dinheiro. Mas como garantir o lucro na franquia? Neste texto, vamos explicar como isso é possível.
Como garantir lucro na franquia?
O primeiro passo é entender o que é considerado lucro, quando se é um franqueado.
Lucro é o que “sobra” após subtrair os custos totais da receita total para manter o negócio funcionando. No caso de franquias, é preciso considerar como custos:
- Taxa de royalties à franqueadora;
- Capital de giro;
- Ponto comercial;
- Royalties.
De modo geral, a fórmula ficaria assim:
Lucro = Receita – (Royalties + Taxas + Impostos + Custos Operacionais)
O resultado pode ser em porcentagem ou em valor absoluto. No caso da porcentagem, é só dividir o lucro pela receita e multiplicar por 100.
Lucro (%) = (Lucro / Receita) x 100
Salário x pró-labore
No caso de franquias, é preciso entender a diferença entre salário e pró-labore.
Enquanto o salário é destinado ao pagamento dos funcionários, o pró-labore é o que o sócio recebe como pagamento para o desempenho das funções.
O pró-labore pode ser um valor fixo por mês ou um valor estipulado como participação nos lucros da rede. Quem irá decidir qual formato de pró-labore adotar será a franqueadora.
Atitudes para garantir os lucros
Quem opta por investir em uma franquia sabe que terá que seguir regras para manter os padrões impostos pela marca. São elas:
Excelência no atendimento: garantir uma excelente jornada de compra para o cliente, garantindo uma experiência positiva, é uma forma de agradá-lo e fidelizá-lo. Quanto mais clientes satisfeitos, maior a tendência de consumir com frequência. Isso contribui para o aumento do faturamento, e consequentemente do lucro.
Padronização: seguir a padronização da franqueadora é importante para garantir ao consumidor a melhor experiência possível. Quando o cliente busca uma franquia, ele espera ter o mesmo atendimento, independentemente da loja escolhida. Por isso, manter os padrões da franqueadora ajuda a melhorar o lucro, pois o consumidor irá procurar sua loja na certeza de encontrar um bom produto ou serviço e um excelente atendimento.
Treine sua equipe: ter uma equipe bem treinada ajuda a atender o cliente da melhor forma possível, entendendo as vontades e realizando os desejos deles. Isso contribui para melhorar a jornada de compra do consumidor.
Entenda seu público-alvo: entender para quem se vende é uma tarefa para ser feita constantemente. Ao compreender os desejos do seu público, fica mais fácil satisfazê-lo, direcionando de forma mais assertiva cada compra.
Invista na captação de leads: leads são as pessoas (consumidores) que frequentam seu negócio. Crie estratégias para atrair a atenção do maior número possível de pessoas. Criar ações como: promoções, descontos progressivos, entre outras, estar presente em vários canais como WhatsApp e redes sociais ajuda na captação de leads e consequentemente ajuda a melhorar o faturamento e o lucro.
Havanna: uma marca que dá lucro
Com produtos irresistíveis e uma operação eficiente, a Havanna oferece um caminho comprovado para você alcançar sucesso e crescimento consistente no mercado brasileiro de cafeterias, com potenciais lucros de até 15%.
No Brasil desde 2006, a Havanna tem mais de 200 unidades em funcionamento, fazendo do país sul-americano a segunda maior rede franqueada da Havanna, que conta ainda com unidades na Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.
A Havanna tem dois modelos de negócio para investimento: TO GO (lojas e quiosques), com investimento a partir de R$ 300 mil e Tradicional (lojas e quiosques) a partir de R$ 350 mil. O franqueado Havanna conta ainda com:
- Análise de viabilidade de ponto comercial;
- Projeto arquitetônico personalizado;
- Suporte operacional;
- Apoio de marketing e trade marketing;
- Consultoria de campo;
- Software de gestão;
- SAF – Serviço de Atendimento ao Franqueado;
- Treinamento e capacitação.
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